«Visitas do Espírito Santo!…»

Iniciamos neste Domingo as Visitas do Espírito Santo na nossa paróquia e nas outras paróquias da diocese até ao Domingo do Pentecostes, dia em que festejamos a efusão do Espírito sobre a Igreja nascente e a Igreja de todos os tempos.. A alegria da Páscoa estende-se às famílias, às empresas e instituições e a quantos queiram receber e vivenciar o anúncio alegre da Ressurreição. É alegria contagiante, ajudada certamente com o cântico das saloias, músicos, festeiros e quantos querem e gostam de receber esta visita nas suas casas ou onde quer que se encontrem. Muitos vão poder seguir através da net e ainda participarem em direto destas visitas, seja aqui seja na emigração. Importa que esta onda de alegria espiritual e humana toque o coração de todos e todos se deixem inspirar pelo Espírito criador de Deus.

O cantar das saloias abrange as diversas situações da vida, pois nelas está presente o Espírito Santo, Espírito de Comunhão, enviado pelo Pai e pelo Filho. É através dos grupos do Espírito Santo que todos recebemos o dom da alegria de Jesus Ressuscitado, proporcionando o encontro das famílias, dos amigos, conhecidos e a união nos sítios. Seja um momento propiciador a fim de esbatermos os “respeitos humanos” para dar lugar ao entendimento, à paz e à harmonia entre todos. Sem o Espírito nada somos, pois é o Espírito que inspira o nosso viver! Tenhamos a ousadia de colocar o nosso agir sob a ação do Espírito de modo que os nossos empreendimentos sejam semente de bem, a bem de todos!

Quero registar o meu agradecimento às famílias, aos casais e a todos quantos individualmente ou em grupo, se arranjaram e se arranjam ao longo destes anos, porque gostam e por serviço, se prestam e se disponibilizam para levarem o “Espírito Santo nos sítios”. O meu obrigado a quantos(as) já ensaiaram e continuam a ensaiar e a arranjar os grupos de saloias, quer para quem já partiu e quer para  quem continua esta missão junto de nós. Não lhes falte a bênção e os dons do Espírito Santo nas suas vidas! A todos lembramos a missão de levar e receber a visita do Espírito Santo, como cantam as saloias:

“Olhai ó senhores festeiros. Olhai o que vão levar.

O Divino Espírito Santo, que o sacerdote vai dar!

Vinde Pai dos pobrezinhos. Distribuir os vossos dons.

São grandes e pequeninos. Vinde à luz dos corações.”

Para todos vós, votos de boa e feliz visita do Espírito Santo.

 

ACONTECE NA PARÓQUIA

. VISTAS DO ESPÍRITO SANTO

 DOMINGO 8 DE ABRIL

Achada- Tem Festeiro

Pico – Tem Festeiro

Cova e Caminho Chão– Tem Festeiro

 

DOMINGO, 15 DE ABRIL

APRESENTAÇÃO – Tem Festeira

VALE E BARREIRO – Tem Festeiro

MEIA LÉGUA – Tem Festeiro

 

DOMINGO, 22 DE ABRIL

LOMBO CESTEIRO – Não Tem Festeiro

FAJÃ DA RIBEIRA – Não Tem Festeiro

FAJÃ DA URTIGA – Tem Festeira

 

DOMINGO, 29 DE ABRIL                              Pede-se às famílias / casais

CRUZ BANDA ALÉM – Não Tem Festeiro    dos sítios o favor de alguém se

                                                                        dispor a fazer este serviço

DOMINGO, 6 DE MAIO

POMAR DA ROCHA – Não tem Festeiro

CABOUCO, FONTE PINHEIRO, CRUZ E CALDEIRATem Festeira

MURTEIRA – Não tem Festeiro

ESPIGÃO – Tem Festeiro

 

DOMINGO, 13 DE MAIO

FURNA – Não tem Festeiro

MURO E MOINHOS 1Tem Festeiro.

MURO E MOINHOS 2-Não tem Festeiro

 

DOMINGO 20 DE MAIO

VILA 1 – Tem Festeira

VILA 2 – Não Tem Festeiro

MORENO,TERÇA, PEDRA MOLE E FAJÃ DAS FLORESTem Festeira

❷. Obrigado a todos os que colaboraram para o bom andamento da Semana Santa: Coro, CNE, Discípulos do Mestre, Estufas Baeta com flores, pessoas com orquídeas e outros. Obrigado desde já a todos os que ajudam nas Visitas do Espírito Santo.

Mesa da Palavra – Ano B – II Domingo Páscoa

 1ª Leitura: At 4, 32-35 – A multidão dos que haviam abraçado a fé tinha um só coração e uma só alma; ninguém chamava seu ao que lhe pertencia, mas tudo entre eles era comum. Os Apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus com grande poder e gozavam todos de grande simpatia. Não havia entre eles qualquer necessitado, porque todos os que possuíam terras ou casas vendiam-nas e traziam o produto das vendas, que depunham aos pés dos Apóstolos. Distribuía-se então a cada um conforme a sua necessidade.

2ª Leitura: 1Jo 5,1-6 – Caríssimos: Quem acredita que Jesus é o Messias, nasceu de Deus, e quem ama Aquele que gerou ama também Aquele que nasceu d’Ele. Nós sabemos que amamos os filhos de Deus quando amamos a Deus e cumprimos os seus mandamentos, porque o amor de Deus consiste em guardar os seus mandamentos.E os seus mandamentos não são pesados, porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o vencedor do mundo senão aquele que acredita que Jesus é o Filho de Deus? Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo; não só com a água, mas com a água e o sangue.É o Espírito que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.

Evangelho: Jo 20, 19-31 – Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, colocou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhe-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes serão retidos». Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe os outros discípulos: «Vimos o Senhor». Mas ele respondeu-lhes: «Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão no seu lado, não acreditarei». Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa, e Tomé com eles. Veio Jesus, estando as portas fechadas, apresentou-Se no meio deles e disse: «A paz esteja convosco». Depois disse a Tomé: «Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos  aproxima a tua mão e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente» Tomé respondeu-Lhe: «Meu Senhor e meu Deus!» Disse-lhe Jesus: «Porque Me viste acreditaste: felizes os que acreditam sem terem visto». Muitos outros milagres fez Jesus na presença dos seus discípulos, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para acreditardes que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e para que, acreditando, tenhais a vida em seu nome.