«Vêm aí as festas!…»

Eis que as festas e os arraiais estão aí em força, após estes dois anos de paragem forçada. Espero que todos tenhamos aprendido algo neste tempo doloroso. Não faltaram cons- trangimentos e fomos impelidos a adotar uma forma e estilo de vida em nada imaginados. Alterou-se em muito os projetos e os sonhos e a forma de pensar deveria levar-nos a sermos melhores em tudo. Será ou estarei a sonhar, para não dizer a pensar alto? Parece que tudo isso foi há muito, não foi, foi ontem e hoje ainda temos resquícios .

Pensar no pescador da Galileia é pensar numa mudança radical de vida: “serás pescador de homens, vem e segue-Me” foi o convite do Mestre a Pedro e aos companheiros. As certezas, se as  tinha, eram as palavras de Jesus. Deixou-se levar e por isso demandou outros mundos até entregar a vida, dando o seu sangue no centro dos poderes deste mundo e hoje graças a Pedro, esses lugares continuam a ser falados. O olhar de Jesus sobre ele, fê-lo reconhecer as suas  debilidades, respondendo “sabes tudo, Senhor, sabes que Te amo” Nessa pedra/rocha Jesus edifica um mundo novo, um novo povo, reunido pela fé no Senhor Jesus – a Igreja – Povo de batizados, vivificado pelo Espírito do Ressuscitado. Venha o arraial para nos recordar o quanto a fé nos pode levar.

Celebramos a festa do Senhor no fim de semana após o São Pedro. É alimentar o nosso amor ao Mestre na Eucaristia e receber o Pão do Céu que Ele nos deixou. É viver a missa do domingo e para alguns a missa diária. Já que a pandemia os afastou, valorizem a missa e uma vez a igreja aberta outra vez, entrem para não sentirem a falta da igreja aberta, vivida na pandemia. Votos de Bom São Pedro e Boa Festa do Senhor.

MESA DA PALAVRA

Evangelho XIII Domingo Comum: Como estavam a chegar os dias de ser levado deste mundo, Jesus dirigiu-se resolutamente para Jerusalém 52 e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram numa povoação de samaritanos, a fim de lhe prepararem hospedagem. 53 Mas não o receberam, porque ia a caminho de Jerusalém. 54 Vendo isto, os discípulos Tiago e João disseram: «Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma?» 55 Mas Ele, voltando-se, repreendeu-os. 56 E foram para outra povoação. 57 Enquanto iam a caminho, disse-lhe alguém: «Hei-de seguir-te para onde quer que fores.» 58 Jesus respondeu-lhe: «As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.» 59 E disse a outro: «Segue-me.» Mas ele respondeu: «Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar o meu pai.» 60 Jesus disse-lhe: «Deixa que os mortos sepultem os seus mortos. Quanto a ti, vai anunciar o Reino de Deus.» 61 Disse-lhe ainda outro: «Eu vou seguir-te, Senhor, mas primeiro permite que me despeça da minha família.» 62 Jesus respondeu-lhe: «Quem olha para trás, depois de deitar a mão ao arado, não é apto para o Reino de Deus.»

Evangelho Festa São Pedro: Mt 16,13-19 – Ao chegar à região de Cesareia de Filipe, Jesus fez a seguinte pergunta aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?» 14 Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum dos profetas.» 15 Perguntou-lhes de novo: «E vós, quem dizeis que Eu sou?» 16 Tomando a palavra, Simão Pedro respondeu: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo.» 17 Jesus disse-lhe em resposta: «És feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que to revelou, mas o meu Pai que está no Céu. 18 Também Eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Abismo nada poderão contra ela. 19 Dar-te-ei as chaves do Reino do Céu; tudo o que ligares na terra ficará ligado no Céu e tudo o que desligares na terra será desligado no Céu.»

«Senhor, Tu sabes tudo; Tu bem sabes que eu Te amo!…Segue-Me!» (cf. Jo 13, 17. 19)

Agenda Paroquial – Datas a memorizar:

1. . Festa de São Pedro

26/27 Junho – Acender das luzes

28 Junho: Véspera S. Pedro

12h: Girândola

14h – Início das Romagens (Vale e Avé Maria)

16h – Pomar da Rocha, Pico e Achada – Barco

19h – Fajã da Ribeira – Charola

21h – Missa da Véspera de São Pedro

22h – Marchas

03h – Fecho Igreja

29 Junho: Festa de São Pedro

9h – Abertura da igreja

10h – Missa

16h- Festa e Procissão em honra de São Pedro

18h – Animação no adro.

2. Festa do Senhor:

2 de julho: 19h30 – Véspera da Festa

3 de julho: 12h – Festa do Senhor, Missa e Procissão

Faz-se 1 pequeno tapete no adro. No percurso da procissão peço que os sítios deitem flores ao passar do Senhor. Assim evitamos ajuntamentos com a apanha, o corte e o fazer do tapete de flores. Obrigado pela atenção e compreensão. A Festa é a cargo da Confraria do Senhor.

1. Desde já obrigado aos encarregados e pessoas dos sítios, ofertas da charola e do barco e outras, vigilantes, Câmara da Ribeira Brava, Junta da Ribeira Brava, Casa do Povo, Banda, Coro paroquial, Sr. Domingo da Central Madeirense, Joaquim Reboques, Cortes e Construções, Escuteiros, ACR e quantos colaboram para as festas de São Pedro e do Senhor!