«Três coisas nesta vida!…»
Estamos a terminar as nossas festas neste fim de semana com a pequena celebração em honra de Nª Senhora da Saúde na Capela da Meia Légua. Nestes dias perguntaram-me como é que foi lá parar a Senhora da Saúde? – Não sei, não estava lá!- Por ser alguém do sítio que me perguntou e a capela não tem tantos anos como isso, logo devia saber. Não é? Logo, quem deve saber são os do sítio. Espero que me esclareçam! Fico a aguardar a resposta para memória futura. É o princípio de que não sabemos tudo. Só sei que quando me falam da Senhora da Saúde, vem à minha memória uma canção brasileira: «Três coisas há nesta vida: saúde, dinheiro e amor. Quem tiver estas três coisas tem de dar graças a Deus!..» É bem verdade e justo esta atitude de agradecer o dom da saúde e com ele vem o resto. Trata-se de um dom inestimável, a preservar sempre na vida para haja o bem-estar pessoal. A zona de conforto é criado por nós e o cuidado de cada um passa também pelo próprio, ainda que com uma mão de outrem.
Não será uma boa pegada ecológica cada qual cuidar de si no bom sentido do termo? Se cuidar bem de si cuida necessariamente do bem dos outros e no cuidar mútuo, busca o melhor. Aqui passa a prática das Bem-Aventuranças, quer espirituais, quer corporais. Ao preocupar-nos mutuamente estamos a cuidar desta casa comum que somos e do mundo que construímos e vivemos. Naturalmente que a saúde no seu todo é basilar na edificação do todo. Sejamos gratos por termos alguém que ainda se preocupa connosco e estejamos abertos a receber cuidados. Sejamos bons negociadores a exemplo de Abraão nas questões da vida e modelo de insistência na oração. Diz o provérbio: “Quem não fala Deus não ouve!” ‘Toca a falar e toca a ouvir o falar de Deus!’ Toca ouvir-nos e toca ouvir os demais para que seja possível o diálogo. Agradeçamos por não estarmos só: “Quem a Deus tem, basta!”
ACONTECE NA PARÓQUIA!…
①. agenda de julho
- Ordenações na Sé, Diáconos António e Marco, 10h
Capela da Meia Légua
Véspera da Festa Senhora Saúde, 20h
- Festa da Senhora da Saúde, 12h – Meia
- Preparação dos crismandos no salão, 15h-17h
- Encontro crismandos com o Sr. Bispo no Salão, 20h
- Preparação dos crismandos no salão, 15h-17h
- Faltam cédulas VC e documentos dos padrinhos.
②. INSCRIÇÕES CATEQUESE para o 1ª ano no horário de 2ª a 6ª feira das 9h-11h. Trazer a cédula da Vida Cristã.
③. Passeio: Centro de Portugal e Estremadura Espanhola de 23 a 29 de agosto. Ainda há lugares. Inscrições na Bravatour em Regime de Pensão completa mais voo. Custo p/p, 1.180,00€. Ainda há lugares disponíveis.
④. Crismas na Paróquia, domingo 04 de agosto, 11h30.
Neste domingo não há missa na capela da Apresentação. As missas são na igreja matriz às 7h, 9h30, 11h30 e 17h30.
⑤. oração Missionária – Ano missionário 2018/2019
«Senhor Jesus, desperta em nós um olhar missionário,
ajuda-nos a escutar o coração do outro, e a ver
o Teu rosto nos irmãos. Ajuda-nos a ser audazes
afastando-nos dos nossos medos e preconceitos.
Queremos, como Tu, viver a linguagem do amor
e servir mais do que ser servidos
Só Tu és o Caminho, dá-nos a coragem de Te seguir
e de Ser Igreja missionária aonde nos levares.
Aqui estamos Senhor, porque acreditamos
Que Ser cristão é Ser missão! Ámen.»
Mesa da Palavra – XVII Domingo comum – Ano C |
1ª Leitura: Gn 18, 20-32 – O Senhor acrescentou: «O clamor de Sodoma e Gomorra é imenso, e o seu pecado agrava-se extremamente. 21 Vou descer a fim de ver se, na realidade, a conduta deles corresponde ao brado que chegou até mim. E se não for assim, sabê-lo-ei.» 22 Os homens partiram dali, e encaminharam-se para Sodoma. Abraão, porém, continuava ainda na presença do Senhor. 23 Abraão acercou-se e disse: «E será que vais exterminar, ao mesmo tempo, o justo com o culpado? 24 Talvez haja cinquenta justos na cidade; matá-los-ás a todos? Não perdoarás à cidade, por causa dos cinquenta justos que nela podem existir? 25 Longe de ti proceder assim, e matar o justo com o culpado, tratando-os da mesma maneira! Longe de ti! O juiz de toda a terra não fará justiça?» 26 O Senhor disse: «Se encontrar em Sodoma cinquenta justos perdoarei a toda a cidade, por causa deles.» 27 Abraão prosseguiu: «Pois que me atrevi a falar ao meu Senhor, eu que sou apenas cinza e pó, continuarei. 28 Se, por acaso, para cinquenta justos faltarem cinco, destruirás toda a cidade, por causa desses cinco homens?» O Senhor respondeu: «Não a destruirei, se lá encontrar quarenta e cinco justos.» 29 Abraão insistiu ainda e disse: «Talvez não se encontrem nela mais de quarenta.» O Senhor disse: «Não destruirei a cidade, em atenção a esses quarenta.» 30 Abraão voltou a dizer: «Que o Senhor não se irrite, por eu continuar a insistir. Talvez lá se encontrem trinta justos.» O Senhor respondeu: «Se lá encontrar trinta justos, não o farei.» 31 Abraão prosseguiu: «Perdoa, meu Senhor, o arrojo que tenho de te falar. Talvez não se encontrem lá mais de vinte justos.» O Senhor disse: «Em atenção a esses vinte justos, não a destruirei.» 32 Abraão insistiu novamente: «Que o meu Senhor não se irrite; não falarei, porém, mais do que esta vez. Talvez lá não se encontrem senão dez.» E Deus respondeu: «Em atenção a esses dez justos, não destruirei.»
2ª Leitura: Col 2, 12-14 – Sepultados com Ele no batismo, foi também com Ele que fostes ressuscitados, pela fé que tendes no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos. 13 A vós que estáveis mortos pelas vossas faltas e pela incircuncisão da vossa carne, Deus deu-vos a vida juntamente com Ele: Deus perdoou-nos todas as nossas faltas, 14 anulou o documento que, com os seus decretos, era contra nós, aboliu-o inteiramente, cravou-o na cruz. Evangelho Domingo Comum: Lc 11, 1-13 – Sucedeu que Jesus estava algures a orar. Quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: «Senhor, ensina-nos a orar, como João também ensinou os seus discípulos.» 2 Disse-lhes Ele: «Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; 3 dá-nos em cada dia o pão da nossa subsistência; 4 perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos ofende; e não nos exponhas à tentação.» 5 Disse-lhes ainda: «Se algum de vós tiver um amigo e for ter com ele a meio da noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6 pois um amigo meu chegou agora de viagem e não tenho nada para lhe oferecer’, 7 e se ele lhe responder lá de dentro: ‘Não me incomodes, a porta está fechada, eu e os meus filhos estamos deitados; não posso levantar-me para tos dar’; 8 Eu vos digo: Embora não se levante para lhos dar por ser seu amigo, ao menos, levantar-se-á, devido à impertinência dele, e dar-lhe-á tudo quanto precisar.» 9 «Digo-vos, pois: Pedi e ser-vos-á dado; procurai e achareis; batei e hão-de abrir-vos; 10 porque todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra, e ao que bate, abrir-se-á. 11 Qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma serpente? 12 Ou, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13 Pois se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que lho pedem!» |