Tiago Menor, Padroeiro da Diocese do Funchal !

Tiago é chamado de menor por causa da estatura ou da idade juvenil. É parente de Jesus. Nasceu em Caná, mãe Maria, que S. João Chama de Cléofas e pai Alfeu, irmão de Judas (não o traidor). Recebe com os outros e Maria o Espírito Santo e tem as aparições de Jesus. É o 1º bispo de Jerusalém por eleição dos outros. S. Paulo diz que é coluna fundamental da Igreja de Jerusalém, mãe de todas as Igrejas. Todos se inclinam devido ao amor que tinha à Lei e de grande austeridade. Todos o respeitavam ao vê-lo passar magro, descalço, extenuado. Escutavam-no reverentes quando falava de Jesus crucificado como “porta” que se chega até Deus. Era de oração contínua e fervorosa. Era visto no templo no Santo dos Santos inclinado até ao chão. É-lhe atribuída a carta “Às doze tribos da dispersão (cf. Tg 1, 1), exortando à perseverança, à resignação e à génerosidade. A carta abarca as diversas situações da vida.

No ano 62 d.C. morreu Festo e o novo governador era esperado. O sumo-sacerdote para mostrar o seu poder acusa Tiago de não observar a Lei por dizer que Jesus é o Filho do Homem, daí condenar São Tiago à morte. Foi lançado do alto muro do templo e apedrejado. A sua memória é de uma figura de ancião venerável e sábio, Irmão do Senhor, Discípulo e Membro dos doze, Apóstolo e 1º bispo de Jerusalém. Esteve no concílio de Jerusalém. É referência dos cristãos na dispersão e na fuga da cidade. Leia-se a Carta de Tiago como meio de aprofundar a vida e a fé cristã. Na presença das Relíquias do mártir   avivemos a fé em Jesus, Filho de Deus.

Mesa da Palavra –  Domingo XXX – Missões

1ª Leitura: Jer 31, 7-9 -Porque isto diz o Senhor: «Soltai gritos de júbio por Jacob. Aclamai a primeira das nações! Fazei ressoar louvores, exclamando: Ó Senhor salva o teu povo, o resto de Israel. 8 Eis que os trarei do país do Norte, e os congregarei dos confins da terra. O cego e o coxo, a mulher grávida e a que deu à luz, virão entre eles. Hão-de voltar em grande multidão. 9 Partiram entre lágrimas, mas fá-los-ei voltar em grande consolação; conduzi-los-ei às torrentes de água, por caminhos direitos em que não tropeçarão; porque sou para Israel como um pai, e Efraim é o meu primogénito.

Salmo 124 (126): O Senhor fez maravilhas em favor do seu povo

2ª Leitura: Heb 5, 1-6 – Todo o Sumo Sacerdote tomado de entre os homens é constituído em favor dos homens, nas coisas respeitantes a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. 2 Pode compadecer-se dos ignorantes e dos que erram, pois também Ele está cercado de fraqueza; 3 por isso, deve oferecer sacrifícios, tanto pelos seus pecados, como pelos do povo. 4 E ninguém toma esta honra por si mesmo, mas somente quem é chamado por Deus, tal como Aarão. 5 Assim também Cristo não se atribuiu a glória de se tornar Sumo Sacerdote, mas concedeu-lha aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Eu hoje te gerei. 6 E, como diz noutro passo: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedech.

Evangelho Domingo: Mc 10, 46-52 – Chegaram a Jericó. Quando ia a sair de Jericó com os seus discípulos e uma grande multidão, um mendigo cego, Bartimeu, o filho de Timeu, estava sentado à beira do caminho. 47 E ouvindo dizer que se tratava de Jesus de Nazaré, começou a gritar e a dizer: «Jesus, filho de David, tem misericórdia de mim!» 48 Muitos repreendiam-no para o fazer calar, mas ele gritava cada vez mais: «Filho de David, tem misericórdia de mim!» 49 Jesus parou e disse: «Chamai-o.» Chamaram o cego, dizendo-lhe: «Coragem, levanta-te que Ele chama-te.» 50 E ele, atirando fora a capa, deu um salto e veio ter com Jesus. 51 Jesus perguntou-lhe: «Que queres que te faça?» «Mestre, que eu veja!» -respondeu o cego. 52 Jesus disse-lhe: «Vai, a tua fé salvou-te!» E logo ele recuperou a vista e seguiu Jesus pelo caminho.

Acontece na paróquia da Ribeira Brava

Visita das Relíquias de São Tiago Menor à Ribeira Brava

23 de Outubro: Chegada das Relíquias de São Tiago Menor à Igreja da Ribeira Brava. Acolhimento das Relíquias na igreja pelos movimentos e quantos queiram associar-se. O Coro paroquial entoa o Hino de São Tiago à entrada das Relíquias na igreja.

Celebração da Eucaristia do Domingo XXX – Dia Mundial das Missões, 18h30

Visita às relíquias e oração individual, 19h30

Início da Vigília de oração por grupos, 20h

_ Cursistas, Legião de Maria, Filhas de Maria, Ordem Terceira, Discípulos do Mestre