«Somos missionários!…»
A celebração do Dia Mundial das Missões neste domingo vai avivar o ser e a consciência missionária dos cristãos. Está no sangue e no ADN de batizados em Cristo Jesus. Somos, vivemos e dizemos a missão, porque envolvidos na fé, que tem de ser proclamada pela força do Espírito que habita em nós. S. Inácio de Antioquia celebrado no dia 17 de outubro tem um belo diálogo com o imperador Trajano que o condena à morte, a que Inácio afirma – Ninguém pode ser chamado demónio mísero ao portador de Deus. – Quem é Theophóros ou portador de Deus pergunta Trajano? – O que tem a Cristo no seu peito – responde Inácio.(cf. Santos de cada dia, Vol. III). Por conseguinte os cristãos são os portadores de Deus, logo não podem calar ou esconder o tesouro que transportam em vasos de barro, como afirma S. Paulo. Precisamos de adquirir esta consciência do ser/viver cristão para ser cristão: sempre em missão: teste- munhar a fé – Eu creio Senhor, mas aumenta a minha fé!
A mensagem do papa Francisco centra esta realidade: “O título desta mensagem – «batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo» – é o mesmo do Outubro Missionário. A celebração deste mês ajudar-nos-á, em primeiro lugar, a reencontrar o sentido missionário da nossa adesão de fé a Jesus Cristo, fé recebida como dom gratuito no Batismo. O ato, pelo qual somos feitos filhos de Deus, sempre é eclesial, nunca individual: da comunhão com Deus, Pai e Filho e Espírito Santo, nasce uma vida nova partilhada com muitos outros irmãos e irmãs. E esta vida divina não é um produto para vender – não fazemos proselitismo –, mas uma riqueza para dar, comunicar, anunciar: eis o sentido da missão. Recebemos gratuitamente este dom, e gratuitamente o partilhamos (cf. Mt 10, 8), sem excluir ninguém. Deus quer que todos os homens sejam salvos, chegando ao conhecimento da verdade e à experiência da sua misericórdia por meio da Igreja, sacramento universal da salvação (cf. 1 Tm 2, 4; 3, 15; Conc. Ecum. Vat. II, Const. dogm. Lumen gentium, 48). …Desejo boa festa das Missões na certeza que todos somos portadores de Deus – somos missionários!
ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA
❶. agenda de outubro
01-31. Terço às 20h na igreja, de 2ª feira a 6ª feira
- 20. Dia das Missões. Peregrinação Nacional a Fátima
26-27. Jornada dos Jovens no Colégio St. Teresinha (Fx.)
- Mudança de hora para hora de inverno. As missas da
tarde passam para as 17h a partir deste domingo
- Encerramento do mês Missionário Extraordinário e do Ano Missionário: Terço às 19h30 e missa às 20h.
❷. Jornada dos jovens, 14-30 anos no Colégio de Santa Teresinha das 17h do dia 26 Outubro às 17h do dia 27 Outubro, fim de semana a pernoitar, mediante inscrição.
❸. escuteiros do cne abriram as matrículas para crianças e jovens queiram fazer parte do movimento. Contactar com os chefes (Zé Manuel e Cláudia – fins de semana).
❹. Festa do Acolhimento, 1º Ano da Catequese no sábado, dia 9 novembro , 17h.
❺.Celebrações: Todos os santos,1 de novembro: feriado e dia santo. Missas às 8h, 10h, 17h. Fiéis Defuntos, 2 de novembro: Missas na intenção defuntos da paróquia: 8h,10h, 17h. Ida ao cemitério após as a missa das 10h, se o tempo permitir!
oração Missionária – Ano missionário 2018/2019
«Senhor Jesus, desperta em nós um olhar missionário,
ajuda-nos a escutar o coração do outro, e a ver
o Teu rosto nos irmãos. Ajuda-nos a ser audazes
afastando-nos dos nossos medos e preconceitos.
Queremos, como Tu, viver a linguagem do amor
e servir mais do que ser servidos
Só Tu és o Caminho, dá-nos a coragem de Te seguir
e de Ser Igreja missionária aonde nos levares.
Aqui estamos Senhor, porque acreditamos
Que Ser cristão é Ser missão! Ámen!
CELEBRAÇÃO DA PALAVRA – ANO C
1ª Leitura: Ex 17, 8-13 – Naqueles dias, Amelec veio a Rafidim atacar Israel. Moisés disse a Josué: Escolhe alguns homens e amanhã sai a combater Amalec. Eu irei colocar-me no cimo da colina, com a vara de Deus na mão. Josué fez o que Moisés lhe ordenara e atacou Amalec, enquanto Moisés, Aarão e Hur subiram ao cimo da Colina. Quando Moisés tinha as mãos levantadas, Israel ganhava vantagem; mas quando deixava cair, tinha vantagem Amalec. Como as mãos de Moisés se iam tornando pesadas, trouxeram uma pedra e colocaram-na por debaixo para que ele se sentasse, enquanto Aarão e Hur, um de cada lado, lhe seguravam as mãos. Assim se mantiveram firmes as suas mãos até ao pôr do sol, e Josué desbaratou Amalec e o seu povo ao fio da espada.
Salmo: Sl 120(121): O nosso auxílio vem do Senhor que fez o céu e terra. 2ª Leitura: 2Tm 3,14-4,2 – Caríssimo: Permanece firme no que aprendeste e aceitaste como certo, sabendo de quem aprendeste. Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras; elas podem dar-te a sabedoria que leva à salvação, pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura, inspirada por Deus, é útil para ensinar, persuadir, corrigir e formar segundo a justiça. Assim o homem de Deus será perfeito, bem preparado para todas as obras. Conjuro-te diante de Deus e de Jesus Cristo, que há-de julgar os vivos e os mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: Proclama a palavra, insiste a propósito e fora de propósito, argumenta, ameaça e exorta, com toda a paciência e doutrina. Evangelho Domingo XXVII: Lc 18, 1-8 – Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos uma parábola sobre a necessidade de orar sempre sem desanimar: «Em certa cidade vivia um juiz que não temia a Deus nem respeitava os homens. Havia naquela cidade uma viúva que vinha ter com ele e lhe dizia: ‘Faz-me justiça contra o meu adversário´. Durante muito tempo ele não quis ouvi-la. Mas depois disse consigo: ´E certo que eu não temo a Deus nem respeito os homens; Mas, porque esta viúva me importuna, vou fazer-lhe justiça, para que não venha incomodar-me indefinidamente’.» E o Senhor acrescentou: «Escutai o que diz o juiz iníquo! E Deus não havia de fazer justiça aos seus eleitos , que por Ele clamam dia e noite, e iria fazê-los esperar muito tempo? Eu vos digo que lhes fará justiça bem depressa. Mas quando voltar o Filho do homem, encontrará fé sobre a terra?». |