Senhora da Conceição!…»

«Senhora da Conceição toda cercada de luz.     És a nossa mãe bendita, também a Mãe de Jesus.

Neste tempo de Advento fazemos com alegria.     Esta nossa grande festa, que o Natal anuncia!» (cf., Romagem Avé Maria)

É com emoção e alegria que vivemos a preparação e a celebração da Festa da Imaculada Conceição, entre nós, Senhora da Conceição, na Capela da Avé Maria, iniciada com as novenas e também as romagens nos próprios dias da festa, anunciando já o Natal, em que a iluminação está acesa e as conversas saem naturalmente com o tema da festa em que não faltam as Missas do Parto. As celebrações marianas centram o quotidiano e iluminam o nosso caminhar. Na fé, descobrimos a presença materna da Mãe de Deus, a quem pedimos auxílio e proteção. É o parecer do Povo de Deus que sentindo o seu amparo, ganha confiança na Virgem Maria e a Ela recorre sempre que necessita do auxílio do céu. É a confiança que brota dos lábios dos cristãos na bela oração da Avé Maria: «Rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte!»

O povo cristão foi vivendo e alimentando a realidade do papel da Virgem Maria na História da Salvação e n’Ela foi experimentado a perceção que Deus, destinou esta “mulher” para ser a Mãe do seu Filho, e preparou-A de antemão e dotou-A de graça especial, ou seja, a Mãe de Deus não podia sofrer a mancha do pecado original pela qual todas as criaturas são tocadas e por isso foi isenta na sua conceição do pecado original, em virtude de vir a ser a Mãe do seu Filho, como depreendemos das palavras do anjo: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo…O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus» (cf, Lc 1,28.35). Santo Agostinho ajuda o nosso crer quando afirma: «A natureza humana foi reparada em Jesus Cristo pelos mesmos graus pelos quais ela tinha perecido. Adão foi soberbo, humilde foi Jesus: por uma mulher veio a morte, por uma mulher veio a vida; por Eva a desgraça, por Maria a Salvação, aquela corrompida seguiu o sedutor, esta íntegra deu à luz o Salvador.» Desejo a todos vós uma boa e santa festa da Senhora da Conceição, invocando para todos as bênçãos de Deus.

 

AGENDA PAROQUIAL DA RIBEIRA BRAVA

  1. j. Agenda dezembro

07.Véspera Festa da Conceição: Romagem: Moreno,18h

Romagem do Caminho Chão, 19h

Novena da Festa, 20h30

08. Festa da Conceição: Missa e Procissão, 15h

 15-23 – Missas do Parto, 6h

24. Missa Natal: avós e netos,12h. Missa do Galo, 24h

25. Natal: 8h30 (Apresentação), 10h (vila) 11h (Avé Maria)

26. 1ª Oitava: 10h (Vila). 11h (Meia Légua)

27. Dia da Província Portuguesa SCJ, 8h

28. Santos Inocentes. Natal Catequese, 17h

29.Sagrada Família: 8h30 (Apresentação). 10h, 17h (Vila).

31. Último do Ano, 17h

01.01.2020: 8h30 (Apresentação), 10h e 17h (vila)

As Festas de Natal começam com as Missas do Parto de 15 a 23 de dezembro, 6h (semana e domingo) e vão até ao 12 de Janeiro de 2020. O salão está disponível para os sítios realizarem o seu convívio.

 Celebrações Matrimoniais de 2019/2020. O Sr. Bispo D. Nuno Braz convida os casais que celebram, 10, 25, 50, 60 anos de casamento para uma celebração no Domingo dia 16 de Fevereiro de 2020 no Cabo Girão. Aceitam-se inscrições na paróquia até ao dia 29 de dezembro 2019.

 Passeio da Paróquia da Ribeira Brava às ilhas de Malta e Sicília na semana do carnaval, de 22 a 29 de Fevereiro de 2020, em regime de pensão completa e voos com o custo p/p de 1.600,00€. Tem o reembolso nos voos internos após a viagem. Organiza a Geostar em colaboração com a paróquia. As inscrições são na Paróquia até final de dezembro. Documentos: BI/CC e Boletim Europeu de Saúde. Completamos o percurso missionário de São Paulo em falta: Malta e Sicília. Já existe um bom grupo…

 

 Mesa da Palavra – Imaculada Conceição
 

 

 1ª Leitura: Gn 3, 9-15.20 – Mas o Senhor Deus chamou o homem e disse-lhe: «Onde estás?» 10 Ele respondeu: «Ouvi a tua voz no jardim, e, cheio de medo, escondi-me porque estou nu.» 11 O Senhor Deus perguntou: «Quem te disse que estás nu? Comeste, porventura, algum dos frutos da árvore da qual te proibi comer?» 12 O homem respondeu: «Foi a mulher, que trouxeste para junto de mim, que me ofereceu o fruto e eu comi-o.» 13 O Senhor Deus perguntou à mulher: «Porque fizeste isso?» A mulher respondeu: «A serpente enganou-me e eu comi.» 14 Então, o Senhor Deus disse à serpente: «Por teres feito isto, serás maldita entre todos os animais domésticos e entre os animais selvagens. Rastejarás sobre o teu ventre, alimentar-te-ás de terra, todos os dias da tua vida. 15 Farei reinar a inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta esmagar-te-á a cabeça e tu tentarás mordê-la no calcanhar.» 20 Adão pôs à sua mulher o nome de Eva, porque ela seria mãe de todos os viventes.

 2ª Leitura: Rom 15, 4-9 – E a verdade é que tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nossa instrução, a fim de que, pela paciência e pela consolação que nos dão as Escrituras, tenhamos esperança. 5 Que o Deus da paciência e da consolação vos conceda estardes de acordo nos mesmos sentimentos, segundo a vontade de Cristo Jesus, 6 para, num só coração e numa só voz, glorificardes a Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. 7 Por conseguinte, acolhei-vos uns aos outros, na medida em que também Cristo vos acolheu, para glória de Deus. 8 Efetivamente, digo que foi por causa da fidelidade de Deus que Cristo se tornou servidor dos circuncisos, confirmando assim as promessas feitas aos patriarcas; 9 por sua vez, os gentios, dão glória a Deus por causa da sua misericórdia, conforme está escrito: Por isso te louvarei entre todas as nações pagãs e cantarei em honra do teu nome.

 Evangelho: Lc 1, 26-38 – 26 Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, 27 a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. 28 Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» 29 Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. 30 Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. 31 Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. 32 Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, 33 reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.» 34 Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» 35 O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. 36 Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, 37 porque nada é impossível a Deus.» 38 Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela.

 Notas: As missas no Advento não têm glória. Não há missas de defuntos, mesmo a exequial. A liturgia é a própria deste tempo!