Iniciamos neste domingo a Semana Santa, a semana maior do ano. Nela celebramos o mistério da Morte e Ressurreição de Jesus, a presença salvífica de Cristo no mundo. Somos convidados a avivar a entrega de Jesus na cruz e a unir-nos ao Senhor.

Domingo de Ramos – 10 de Abril

É o domingo da Paixão com a bênção dos Ramos, evocando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Benção dos Ramos: 9h45 – Largo Herédia. Missas às 7h30, 10h e 12h

Concerto Coro Câmara Madeira na igreja: Via Cruce-18h.

5ª Feira Santa, 14 de abril

Celebração da Ceia, Eucaristia, Lava-pés, o Mandamento Novo. Dia da Eucaristia e Sacerdócio.- Dia da Confraria do Senhor. Missa e Adoração – 20h

6ª Feira Santa – 15 de abril

Dia da morte de Jesus na Cruz. Dia de grande silêncio. É dia de Jejum e abstinência. A Igreja medita a Redenção.

Laudes – 9h e Paixão e Enterro do Senhor – 18h

Sábado Santo – 16 de abril

Dia de silêncio e noite festiva de Páscoa com a vigília pascal. 1º anúncio da Ressurreição de Jesus. Noite de Batismos, Bênção Lume novo e da Água. Cada um traz a garrafa com água para a bênção. Laudes – 9h e Vigília Pascal- 21h

Domingo de Páscoa – 17 de abril

Anuncio solene da Páscoa, anúncio da Ressurreição de Jesus de entre os mortos. Dia pleno de alegria. Missa única neste dia seguida da Procissão do Santíssimo participando os movimentos- paroquiais,10h

Votos de Boa Semana Santa e que a paz de Cristo Ressuscitado seja acolhida e que a guerra dê lugar a paz. Juntos caminhemos ao encontro de Cristo. Feliz e Santa Páscoa.

MESA DA PALAVRA

Evangelho Bênção dos Ramos: Lc 19, 28-40 – Dito isto, Jesus seguiu para diante, em direcção a Jerusalém. 29 Ao aproximar-se de Betfagé e de Betânia, junto do chamado Monte das Oliveiras, Jesus enviou dois dos seus discípulos, 30 dizendo: «Ide à aldeia em frente e, ao entrardes nela, encontrareis um jumentinho preso, que ninguém montou ainda; soltai-o e trazei-mo. 31 E se alguém vos perguntar: ‘Por que o soltais?’, respondereis assim: ‘O Senhor precisa dele.’» 32 Os enviados partiram, e tudo se lhes deparou como Ele tinha dito. 33 Quando estavam a soltar o jumentinho, os donos disseram-lhes: «Por que soltais o jumentinho?» 34 Responderam-lhes: «Porque o Senhor precisa dele.» 35 Levaram-no a Jesus e, deitando as capas sobre o jumentinho, ajudaram Jesus a montar. 36 Enquanto caminhava, estendiam as capas no caminho. 37 Estando já próximo da descida do Monte das Oliveiras, o grupo dos discípulos começou a louvar alegremente a Deus, em alta voz, por todos os milagres que tinham visto. 38 E diziam: Bendito seja o Rei, que vem em nome do Senhor! Paz no Céu e glória nas Alturas! 39 Alguns fariseus disseram-lhe, do meio da multidão: «Mestre, repreende os teus discípulos.» 40 Jesus retorquiu: «Digo-vos que, se eles se calarem, gritarão as pedras.»

Evangelho Domingo de Páscoa: Jo 20, 1-9 – No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo logo de manhã, ainda escuro, e viu retirada a pedra que o tapava. 2 Correndo, foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, o querido de Jesus, e disse-lhes: «O Senhor foi levado do túmulo e não sabemos onde o puseram.» 3 Pedro saiu com o outro discípulo e foram ao túmulo. 4 Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo correu mais do que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5 Inclinou-se para observar e reparou que os panos de linho estavam espalmados no chão, mas não entrou. 6 Entretanto, chegou também Simão Pedro, que o seguira. Entrou no túmulo e ficou admirado ao ver os panos de linho espalmados no chão, 7 ao passo que o lenço que tivera em volta da cabeça não estava espalmado no chão juntamente com os panos de linho, mas de outro modo, enrolado noutra posição. 8 Então, entrou também o outro discípulo, o que tinha chegado primeiro ao túmulo. Viu e começou a crer, 9 pois ainda não tinham entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos.

AGENDA PAROQUIAL  DA RIBEIRA BRAVA

1. 10 a 17 Abril – Semana Santa:

10 de Abril – Domingo de Ramos: Bênção Ramos: Largo Herédia, 9h45

Celebrações: 7h30, 10h, 12h – início Semana Santa. Concerto na Igreja matriz pelo Coro Câmara da Madeira, 18h

17 Abril. Páscoa: Missa e Procissão Ressurreição, 10h. Só há esta missa

24 Abril – Início visitas do Espírito Santo. 25 Abril – Dia dos Acólitos.

2. Visita do Espírito Santo após missa das 7h30 – 24 de abril:

Achada – Tem Festeiro

Pico – Tem Festeiro