Semana de São Bento!…
Estamos a viver a dita Semana de São Bento que nos ajuda a prepararmos a Páscoa neste momento alto para todos de reflexão, meditação e escuta da Palavra. As celebrações desta semana ajudam a entrar na espiri- tualidade da Quaresma e convocam a vivermos o “ser cristão” em missão. Temos momentos fortes nesta semana na paróquia e na freguesia: Procissão dos Passos nas ruas da vila no Domingo, presidida pelo nosso bispo, o dia do Pai e de S. José, a 19 março, o dia de S. Bento, no 21 de março (celebrado este ano pela junta de freguesia na Furna e a paróquia com festa no fim de semana
Espero que todos aproveitem para carregar “baterias” e assim termos a nossa preparação espiritual em especial os movimentos, nesta semana oferecida a todos de modo que se reze, se escute, se medite, se ajude e se partilhe mais intensamente a fé e a vida, na ajuda concreta ao próximo. Neste mês celebramos os 176 anos do nascimento do Pe. Dehon (14.3.1843), fundador dos SCJ ou Dehonianos .
A paternidade espiritual está patente e viva neste mês para todos nós: em São José, no Pe. Dehon e São Bento. O Pe. Dehon diz do seu pai: “Dou-vos graças ó meu Deus, por mo terdes dado”. Nomeou S. José protetor da Congregação: Homem do silêncio e sempre presente. São Bento Abade, Pai dos Monges e da Europa, escreve na Regra: “Escuta, filho, os preceitos do Mestre e inclina o ouvido do teu coração; aceita de boa mente o conselho dum pai cheio de ternura e põe em prática!”
ACONTECE NA PAROQUIA DA RIBEIRA BRAVA
①. ano missionário
CAMPANHA para aquisição de camião-cisterna para angola, para levar água às populações. Apela-se à vossa generosidade.
②. Programação em março
Domingo: 17-24.Semana S. Bento. Início com missa e procissão dos Passos, 10h. O Sr. Bispo D. Nuno preside a esta celebração.
2ª feira, 18. Novena/Missa em honra de S. Bento, 19h30
3ª feira, 19. Dia do Pai – S. José. Discípulos do Mestre, 20h
4ª feira, 20. Novena/Missa em honra de S. Bento, 19h30
5ª feira, 21. Novena/Missa em honra de S. Bento, 19h30
6ª feira, 22. Novena/Missa em honra de S. Bento, 19h30
Sábado, 23.Véspera da Festa S. Bento: Acólitos, 19h30
Domingo, 24. Festa de São Bento: Missa e Procissão, 15h
Não há a missa: 7h, 8h30,17h
- Festeiros: Confraria, paróquia e povo. Encarregados dos sítios façam o favor de recolher as ofertas. Obrigado a todos.
③ oração Missionária – Ano missionário 2018/2019
«Senhor Jesus, desperta em nós um olhar missionário,
ajuda-nos a escutar o coração do outro, e a ver
o Teu rosto nos irmãos. Ajuda-nos a ser audazes
afastando-nos dos nossos medos e preconceitos.
Queremos, como Tu, viver a linguagem do amor
e servir mais do que ser servidos
Só Tu és o Caminho, dá-nos a coragem de Te seguir
e de Ser Igreja missionária aonde nos levares.
Aqui estamos Senhor, porque acreditamos
Que Ser cristão é Ser missão! Ámen.»
④. Peregrinação Dehoniana a Fátima e Terra Santa de 1 a 10 de Junho de 2019. Acompanha o Pe. Alcindo do Colégio Missionário. As inscrições são na Brava Tour.
→ Renuncia Quaresmal na Diocese: Ajuda à Venezuela!
Mesa da Palavra – II Domingo Quaresma – Ano Comum C | ||
1ª Leitura: Gn 5, 5-12.17s –Ao todo, a vida de Adão foi de novecentos e trinta anos; depois morreu. 6 Set, com cento e cinco anos, gerou Enós. 7 Depois do nascimento de Enós, Set viveu ainda oitocentos e sete anos, e gerou filhos e filhas. 8 Ao todo, a vida de Set foi de novecentos e doze anos; depois, morreu. 9 Enós, com noventa anos, gerou Quenan. 10 Após o nascimento de Quenan, Enós ainda viveu oitocentos e quinze anos, e gerou filhos e filhas. 11 Ao todo, a vida de Enós foi de novecentos e cinco anos; depois morreu. 12 Quenan, com setenta anos, gerou Maalaleel. 17 Ao todo, a vida de Maalaleel foi de oitocentos e noventa e cinco anos; depois morreu. 18 Jéred, com cento e sessenta e dois anos, gerou Henoc.
2ª Leitura: Filp 3, 17-4,1 – Sede todos meus imitadores, irmãos, e olhai atentamente para aqueles que procedem conforme o modelo que tendes em nós. 18 É que muitos -de quem várias vezes vos falei e agora até a chorar falo- são, no seu procedimento, inimigos da cruz de Cristo: 19 o seu fim é a perdição, o seu Deus é o ventre, e põem a glória na sua vergonha -esses que estão presos às coisas da terra. 20 É que, para nós, a cidade a que pertencemos está nos céus, de onde certamente esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. 21 Ele transfigurará o nosso pobre corpo, conformando-o ao seu corpo glorioso, com aquela energia que o torna capaz de a si mesmo sujeitar todas as coisas. 1 Portanto, meus caríssimos e saudosos irmãos, minha coroa e alegria, permanecei assim firmes no Senhor, caríssimos. Evangelho: Lc 9, 28-36 – Uns oito dias depois destas palavras, levando consigo Pedro, João e Tiago, Jesus subiu ao monte para orar. 29 Enquanto orava, o aspeto do seu rosto modificou-se, e as suas vestes tornaram-se de uma brancura fulgurante. 30 E dois homens conversavam com Ele: Moisés e Elias, 31 os quais, aparecendo rodeados de glória, falavam da sua morte, que ia acontecer em Jerusalém. 32 Pedro e os companheiros estavam a cair de sono; mas, despertando, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com Ele. 33 Quando eles iam separar-se de Jesus, Pedro disse-lhe: «Mestre, é bom estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias.» Não sabia o que estava a dizer. 34 Enquanto dizia isto, surgiu uma nuvem que os cobriu e, quando entraram na nuvem, ficaram atemorizados. 35 E da nuvem veio uma voz que disse: «Este é o meu Filho predileto, escutai-o.» 36 Quando a voz se fez ouvir, Jesus ficou só. Os discípulos guardaram silêncio e, naqueles dias, nada contaram a ninguém do que tinham visto. |