«Semana da Conceição!…»

Iniciamos a Semana da Conceição que culmina com a Festa da Conceição na capela da Avé Maria (7/8 dezembro) após a Semana da Apresentação. Foi iniciado um itinerário espiritual sob a guia da Virgem Maria, invocada como Senhora da Apresentação, agora Senhora da Conceição e logo após Virgem do Parto. São títulos e devoções que centram a nossa atenção neste percurso que nos conduz à Festa do Natal. É a experiência do povo cristão que viveu e sentiu a proteção da Virgem Maria, que invoca a Virgem, sempre que precisa de auxílio, já que da terra e dos homens nada pode esperar. São Bernardo deixou-nos uma bela oração que expressa a mística e a proteção da Senhora: “Nunca se ouviu dizer que aqueles que recorreram à Vossa proteção, fossem por vós desamparados, ó sempre doce, Virgem Maria!…” Por isso não deixamos de admiramos e de realizar as festas em honra de Nossa Senhora. “Nela o Senhor fez maravilhas!”(Magnificat). Maria inspira os cristãos para a escuta e a confiança na Palavra e disponíveis a Deus e ao próximo: “Faça-se em mim segundo a Tua Palavra” (Cf. Lc 1).Celebramos a Imaculada Conceição, a Padroeira principal do nosso país, coroada rainha, após um período difícil da nossa história. Nela todos reconhecemos o seu papel intercessor e protetor.

Maria Imaculada é a primeira das criaturas de Deus, redimida e salvas pelo seu Filho, Jesus Cristo, que de antemão a preparou para ser mãe e com isso assumisse a maternidade divina. Porque “cheia de graça” ela foi isenta do pecado que toca toda a humanidade, não em virtude própria, mas em virtude do Filho do Altíssimo, a quem é chamada a “dar corpo à Palavra de Deus” fazendo com que Deus possa falar ao nosso modo, porque em Maria assume a nossa humanidade, exceto no pecado (Cf. Heb/São Paulo). Maria dá-nos e apresenta-nos em pleno sentido maternal o “Amor” feito homem. O seu sim contém honra e dignidade, contém sofrimento e sacrifícios inerentes à sua missão. Diz-se pronta para cumprir a vontade de Deus, a serva do Altíssimo (cf. Lc 1). Maria estava predestinada para ser a mãe do seu Deus, por isso foi dotada das graças e dons para essa missão, que crescem graças à sua cooperação (cf. Pe. Dehon).

 

__________________AGENDA PAROQUIAL DA RIBEIRA BRAVA________________

          Agenda dezembro

  • 01– 08: Semana da Conceição
  • 01. Novena, 19h

        02-06. Novenas, 20h

        07.Véspera Festa da Conceição: Romagem: Moreno,18h e Romagem do Caminho Chão, 19h. Novena da Festa, 20h30

        08. Festa da conceição:, Missa e Procissão às 15h

_______

Nb. Não temos festeiro(s). Faz a paróquia com a ajuda de todos. Pede-se aos encarregados dos sítios que recolham as ofertas dos que queiram colaborar. Obrigado. Com a boa vontade de todos, tudo se faz.

   As Festas de Natal começam com as Missas do Parto de 15 a 23 de dezembro, 6h (semana e domingos) e vão até ao 12 de Janeiro de 2020. O salão está disponível para os sítios realizarem o seu convívio.

   Celebrações Matrimoniais de 2019/2020. O Sr. Bispo D. Nuno Braz convida os casais que celebram, 10, 25, 50, 60 anos de casamento para uma celebração no Domingo dia 16 de Fevereiro de 2020 no Cabo     Girão. Aceitam-se inscrições na paróquia até ao dia 29 de dezembro 2019.

Passeio da Paróquia da Ribeira Brava às ilhas de Malta e Sicília na semana do carnaval, de 22 a 29 de Fevereiro de 2020, em regime de pensão completa e voos com o custo p/p de 1.600,00€. Tem o reembolso nos voos internos após a viagem. Organiza a Geostar em colaboração com a paróquia. As inscrições são na Paróquia até final de dezembro. Documentos: BI/CC e Boletim Europeu de Saúde. Completamos o percurso missionário de São Paulo em falta: Malta e Sicília. Já existe um bom grupo…

 

__________________ Mesa da Palavra – Advento-Ano A________________
 

 

 1ª Leitura: Is 2, 1-5 – Visão profética de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém: 2 No fim dos tempos o monte do templo do Senhor estará firme, será o mais alto de todos, e dominará sobre as colinas. Acorrerão a ele todas as gentes, 3 virão muitos povos e dirão: «Vinde, subamos à montanha do Senhor, à casa do Deus de Jacob. Ele nos ensinará os seus caminhos, e nós andaremos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do Senhor. 4 Ele julgará as nações, e dará as suas leis a muitos povos, os quais transformarão as suas espadas em relhas de arados, e as suas lanças, em foices. Uma nação não levantará a espada contra outra, e não se adestrarão mais para a guerra. 5 Vinde Casa de Jacob, caminhemos à luz do Senhor.»

 2ª Leitura: Rom 13, 11-14 – Sabeis em que tempo vivemos: já é hora de acordardes do sono, pois a salvação está agora mais perto de nós do que quando começámos a acreditar. 12 A noite adiantou-se e o dia está próximo. Despojemo-nos, por isso, das obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. 13 Como quem vive em pleno dia, comportemo-nos honestamente: nada de comezainas e bebedeiras, nada de prostituição e libertinagens, nada de discórdias e invejas. 14 Pelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não vos entregueis às coisas da carne, satisfazendo os seus desejos.

 Evangelho: Mt 24, 37-44 – Como foi nos dias de Noé, assim acontecerá na vinda do Filho do Homem. 38 Nos dias que precederam o dilúvio, comia-se, bebia-se, os homens casavam e as mulheres eram dadas em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca; 39 e não deram por nada até chegar o dilúvio, que a todos arrastou. Assim será também a vinda do Filho do Homem. 40 Então, estarão dois homens no campo: um será levado e outro deixado; 41 duas mulheres estarão a moer no mesmo moinho: uma será levada e outra deixada. 42 Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. 43 Ficai sabendo isto: Se o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, estaria vigilante e não deixaria arrombar a casa. 44 Por isso, estai também preparados, porque o Filho do Homem virá na hora em que não pensais.»

 Notas: As missas no Advento não têm glória. Não há missas de defuntos, mesmo a exequial. A liturgia é a própria deste tempo!