Estamos a iniciar o mês de setembro, mês que dá início e recomeço a muitas atividades: trabalhos, escolas, catequeses, desportos e os ciclos culturais e agrícolas entre outros. Vivenciamos um novo “frenesim e fervilhar de vida” bem necessários e ansiosos de tempos que esperamos que venham dar qualidade e esperança. Cá está a nossa parte que deve estar presente e o contributo que nos é pedido na realização dos sonhos e ideais. Não basta receber, é preciso dar e ninguém dá o que não tem.

As leituras apontam para a atitude de vigilância /sentinela. A vida do outro depende de mim e do meu contributo para a qualidade de vida. Diria de modo  lato que somos “cuidadores” uns dos outros, logo a responsabilização pelo bem ou pelo mal que acontece ao outro. Isto faz-me recordar as obras de misericórdia espirituais, se esquecidas na fórmula, sejam vividas na ação: dar bom conselho, ensinar os ignorantes, corrigir os que erram, consolar os tristes, perdoar as injúrias, sofrer com paciência a fraqueza do outro, rezar por vivos e defuntos.

O estar com… é importante como nos diz Jesus: “Se dois de entre vós se unirem, na terra, para pedir qualquer coisa, hão-de obtê-la de meu Pai que está no Céu.”. A receita é simples, a custo zero. Haja vontade de união e oração.

 

Mesa da Palavra – Domingo XXIII Comum –  Ano A

1ª Leitura: Ez 33, 7-9 – A ti, filho de homem, Eu constituí-te sentinela da casa de Israel. Deves ouvir a palavra que sai da minha boca e adverti-los, da minha parte. 8 Se Eu digo ao ímpio que vai morrer e tu não lhe falas para o pôr de sobreaviso contra a sua má conduta, ele perecerá em razão do próprio pecado; mas é a ti que Eu pedirei contas do seu sangue. 9 Mas, se advertes o pecador para o afastar do mau caminho e ele não se converte, ele morrerá na sua iniquidade; mas tu salvarás a tua vida.»

Salmo 94 (95):Se hoje ouvirdes a voz do Senhor,  não fecheis os vossos corações.

2ª Leitura: Rom 13, 8-10 – Não fiqueis a dever nada a ninguém, a não ser isto: amar-vos uns aos outros. Pois quem ama o próximo cumpre plenamente a lei. 9 De facto, não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, bem como qualquer outro mandamento, estão resumidos numa só frase: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 10 O amor não faz mal ao próximo. Assim, é no amor que está o pleno cumprimento da lei.

Evangelho: Mt 18, 15-20 – «Se o teu irmão pecar, vai ter com ele e repreende-o a sós. Se te der ouvidos, terás ganho o teu irmão. 16 Se não te der ouvidos, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão fique resolvida pela palavra de duas ou três testemunhas. 17 Se ele se recusar a ouvi-las, comunica-o à Igreja; e, se ele se recusar a atender à própria Igreja, seja para ti como um pagão ou um cobrador de impostos. 18 Em verdade vos digo: Tudo o que ligardes na Terra será ligado no Céu, e tudo o que desligardes na Terra será desligado no Céu.» 19 «Digo-vos ainda: Se dois de entre vós se unirem, na Terra, para pedir qualquer coisa, hão-de obtê-la de meu Pai que está no Céu. 20 Pois, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles.»

 

Acontece na Paróquia da Ribeira Brava

1. As catequistas devem proceder à entrega dos materiais da catequese na paróquia para procedermos ao fecho do ano da catequese. Obrigado

2. Inscrições na catequese para o 1º ano podem ser feitas no horário do escritório e ao fim de semana após as missas. Trazer ssf. a Cédula de Vida Cristã. Os outros anos não necessitam de inscrição.3

3. Confissões para a 1ª comunhão: sábado, 19 de setembro, 10h, na igreja para todas as crianças da Primeira Comunhão. A 1ª Comunhão: Sábado dia 26 setembro,17h – o Grupo da Avelina e da Lícia. Domingo, 27 de Setembro, 12h –  o Grupo da Silvia e da D. Cidália.

4. Ano especial da Laudate Si: 2020-2021: 24 de maio 2020 a 24 maio de 2021. “Convido todas as pessoas de boa vontade para aderirem ao cuidado da nossa casa comum e dos nossos irmãos e irmãs mais frágeis. (Papa Francisco, 24 de maio de 2020)

5. Reunião de Catequistas, 30 de setembro, 4ª feira, 20h no salão paroquial.

6. Obrigado ao Sr. Presidente da Junta Freguesia da Ribeira Brava pela oferta de 2 dispensadores de mãos para a igreja.

 

A ORAÇÃO do Papa Francisco: (ano da Laudate SI)

Deus de amor, criador do céu, da terra e de tudo o que neles existe, abre as nossas mentes e toca os nossos corações, para que possamos fazer parte do teu dom da criação. Nestes tempos difíceis, mostra-te presente aos necessitados especial -mente os mais pobres e os mais vulneráveis. Ajuda-nos a mostrar a nossa solidariedade criativa ao enfrentar as consequências desta pandemia global .Torna-nos corajosos para aceitar as mudanças que procuram o bem comum. Que agora, mais que nunca, possamos sentir que estamos todos unidos e que dependemos uns dos outros. Faz com que possamos ouvir e responder ao grito da terra e ao grito dos pobres. Que os sofrimentos atuais possam ser as dores do parto de um mundo mais fraterno e sustentável.

Sob o olhar amoroso de Maria Auxiliadora, Te pedimos por Cristo, Nosso Senhor. Ámen.