“São Bento!…”

Se a vida de todos nós decorresse na normalidade daquilo que estávamos habituados a fazer e segundo o programa paroquial, estaríamos nesta semana a celebrar a Semana de São Bento com as novenas e a sua festa neste fim de semana. Connosco estaria a Junta de Freguesia a celebrar o dia da sua fundação (conforme programa já cancelado como sabemos) em colaboração da Junta e da paróquia com os festejos. O curso dos acontecimentos no presente momento não permitem. Esperamos que possamos evocar a efeméride lá mais para diante e que as condições permitam a celebração religiosa festiva do nosso padroeiro e que o vírus sai de todo.

Evocamos a 21 de março o «Trânsito de São Bento», o dia da morte de São Bento, (21.03.547) no Monte Cassino, a passagem deste mundo para a eternidade.  Na Regra S. Bento escreve: «Ter cada dia a morte presente diante dos olhos»(Regra c.4). Temos tido nestes dias esta visão, não ao modo de Bento, claro, mas tornou-se realidade evidente. A confiança e a fé na misericórdia divina não nos hão-de faltar. Faremos certamente o que está ao nosso alcance, os profissionais de saúde fazem o seu e acreditamos que Deus não nos falta com a sua força. O salmo responsorial (Sl 22/23) deste IV Domingo quaresmal é uma bela oração: «O Senhor é meu pastor: nada me faltará!» S: Bento interceda por nós junto de Deus!

 

Mesa da Palavra – IV Domingo Quaresma

 

 1ª Leitura: 1 Sam 16, 1.6-7.10-13 – O Senhor disse a Samuel: «Até quando chorarás Saul, tendo-o Eu rejeitado para que não reine em Israel? Enche o teu vaso de óleo e vai. Quero enviar-te a Jessé de Belém, pois escolhi um rei entre os seus filhos.» Samuel respondeu: «Como hei-de ir? Se Saul souber, irá tirar-me a vida.». 6 Logo que entraram, Samuel viu Eliab e pensou consigo: «Certamente é este o ungido do Senhor.» 7 Mas o Senhor disse a Samuel: «Que te não impressione o seu belo aspeto, nem a sua alta estatura, pois Eu rejeitei-o. O que o homem vê não importa; o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração.» 10 Jessé apresentou-lhe, assim, os seus sete filhos, mas Samuel disse: «O Senhor não escolheu nenhum deles.» 11 E acrescentou: «Estão aqui todos os teus filhos?» Jessé respondeu: «Resta ainda o mais novo, que anda a apascentar as ovelhas.» Samuel ordenou a Jessé: «Manda buscá-lo, pois não nos sentaremos à mesa antes de ele ter chegado.» 12 Jessé mandou então buscá-lo. David era louro, de belos olhos e de aparência formosa. O Senhor disse: «Ei-lo, unge-o: é esse.» 13 Samuel tomou o chifre de óleo e ungiu-o na presença dos seus irmãos. E, a partir daquele dia, o espírito do Senhor apoderou-se de David. E Samuel voltou para Ramá.

 2ª Leitura:Ef 5, 8-14 – É que outrora éreis trevas, mas agora sois luz, no Senhor. Procedei como filhos da luz – 9 pois o fruto da luz está em toda a espécie de bondade, justiça e verdade- 10 procurando discernir o que é agradável ao Senhor. 11 E não tomeis parte nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, denunciai-as. 12 Porque o que por eles é feito às escondidas, até dizê-lo é vergonhoso. 13 Mas tudo isso, se denunciado, é posto às claras pela luz; 14 pois tudo o que é posto às claras é luz. Por isso se diz: Desperta, tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo brilhará sobre ti.

Evangelho, Jo: 9, 1.6-9.13-17.34-38 – Ao passar, Jesus, viu um homem cego de nascença. 6 Dito isto, cuspiu no chão, fez lama com a saliva, ungiu-lhe os olhos com a lama 7 e disse-lhe: «Vai, lava-te na piscina de Siloé» -que quer dizer Enviado. Ele foi, lavou-se e regressou a ver. 8 Então, os vizinhos e os que costumavam vê-lo antes a mendigar perguntavam: «Não é este o que estava por aí sentado a pedir esmola?» 9 Uns diziam: «É ele mesmo!» Outros afirmavam: «De modo nenhum. É outro parecido com ele». Ele, porém, respondia: «Sou eu mesmo!» 13 Levaram aos fariseus o que fora cego. 14 O dia em que Jesus tinha feito lama e lhe abrira os olhos era sábado. 15 Os fariseus perguntaram-lhe, de novo, como tinha começado a ver. Ele respondeu-lhes: «Pôs-me lama nos olhos, lavei-me e fiquei a ver.» 16 Diziam então alguns dos fariseus: «Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado.» Outros, porém, replicavam: «Como pode um homem pecador realizar semelhantes sinais miraculosos?» Havia, pois, divisão entre eles. 17 Perguntaram, então, novamente ao cego: «E tu que dizes dele, por te ter aberto os olhos?» Ele respondeu: «É um profeta!» 34 Responderam-lhe: «Tu nasceste coberto de pecados e dás-nos lições?» E puseram-no fora. 35 Jesus ouviu dizer que o tinham expulsado e, quando o encontrou, disse-lhe: «Tu crês no Filho do Homem?» 36 Ele respondeu: «E quem é, Senhor, para eu crer nele?» 37 Disse-lhe Jesus: «Já o viste. É aquele que está a falar contigo.» 38 Então, exclamou: «Eu creio, Senhor!» E prostrou-se diante dele.

 

1. Agenda de março

________________________________________________

A Diocese do Funchal determina a suspensão da celebração comunitária das Missas.

_____________________________________________________

 Comunicado da Conferência Episcopal Portuguesa

 Em consonância com as indicações do Governo e das autoridades de saúde, a Conferência Episcopal Portuguesa determina que os sacerdotes suspendam a celebração comunitária da Santa Missa até ser superada a atual situação de emergência.

Também devem seguir-se as indicações diocesanas referentes a outros sacramentos e atos de culto, bem como à suspensão de catequeses e reuniões.

Estas medidas devem ser complementadas com as possíveis ofertas celebrativas na televisão, rádio e internet.

Permaneçamos em oração pessoal e familiar, biblicamente alimentada, confiados na graça divina e na boa vontade de todos.

Lisboa, 13 de março de 2020

__________________________________________

MISSAS TRANSMITIDAS AO DOMINGO:

Transmissão das Missas pela RTP Madeira, pela rádio JM e pela rádio PEF

Será transmitida missa ao Domingo, pela rádio JM às 10h da igreja do Colégio.

Missa no Posto Emissor do Funchal, no Domingo, às 11h da Sé do Funchal.

Missa transmitida em direto, no Domingo, pela RTP Madeira da igreja da Boa Nova, Coração de Jesus ao Meio-dia.

Via Sacra transmitida na sexta-feira, às 17h, na igreja do Colégio e transmitida pelo PEF.

Os Dehonianos(SCJ) no facebook, missa semanal, 12h

2. Renúncia Quaresmal de 2020 destina-se ao projeto do Abrigo de Bom Jesus no Funchal: obra social a cargo da diocese e dos Irmãos de S João de Deus. Os envelopes para a renúncia quaresmal estão disponíveis.