«São Bento!…»

Estamos a celebrar a semana de São Bento na paróquia e na semana que iniciamos a semana da Freguesia nos 561 de existência, porque “houve um homem de vida venerável, Bento por graça e de nome. Nascido de boa família, na região de Núrsia, Itália. Assim narra o papa S. Gregório Magno sobre a vida de São Bento. Sabemos que passou deste mundo para Deus a 21 de março de 547, conhecido como o «Trânsito de S. Bento». Teria nascido a 11 de julho de 480. Estudou em Roma e depressa abandonou Roma e vai para Enfide e aí se dedica à vida eremítica: oração e penitência. Em Subiaco vai redigir a Regra dos 12 mosteiros, com 12 monges em cada mosteiro. Retira-se para o monte Cassino por causa de invejas e aí funda um mosteiro que permanece até os dias de hoje e onde está sepultado.

São dois os polos nos quais gira a vida de Bento: obediência, que exige muita fé e o trabalho, espiritual e manual. Trabalho espiritual que se santifica pela oração, meditação e louvores divinos, trabalho exterior: literário ou manual, que obriga o monge, cujo ideário se resume no ora et labora. É padroeiro dos monges do ocidente, Pai da Europa (Pio XII) e Patrono da Europa (Paulo VI 1964). Soube antes o dia da sua morte e para si cavou uma sepultura. Fez que o levassem à igreja para receber os sacramentos e morreu rodeado dos discípulos.

A obediência é um dos pilares da Regra: Escutar a palavra do mestre (nº1), «deixar imediatamente as suas coisas, abandonando a vontade própria, deixar por acabar o que se ocupam, seguem com factos a voz de quem manda. Deve haver prontidão na ordem dada pelo mestre e a ação do discípulo (cf. Nº5). Outro pilar é a estabilidade: A perfeição é uma arte e a oficina onde se realiza são os claustros do mosteiro e a estabilidade na comunidade (nº4). A organização do dia em que tudo estivesse regulado. Viver a vida como se tivesse de morrer cada dia. Leva certamente à humildade e a viver virado para Deus de modo a crescer na santidade. Acolher a todos com bondade. São tópicos que nos ajudam a viver com empenho o que temos de fazer. Votos de boa festa de São Bento e que ele a todos proteja.

 

       ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA 

  1. Agenda de Março:

         18 – Véspera da Festa de S. Bento, 19h30

          19 – Festa São Bento:

        Concerto e Missa. Coro Infantil Conservatório, 9h30

        Missa e Procissão em honra de S. Bento, 16h

        Fado no Adro, 19h – Inicio Semana da Freguesia até o dia 26 março.

      20 – Dia de São José: Missa e Procissão, 19h30

     20 – 26 – Semana da freguesia

     21 – Dia de São Bento: Aniversário da Paróquia e Freguesia:-561 anos

           Missão de Ação de Graças, 11h

           Sessão Solene junto à Capela da Apresentação, 18h30

 

       2.Visitas do Espírito Santo em 2023

 1º Domingo – 16 de abril

Pico – Tem Festeira

Achada – Tem Festeiro

 

2º Domingo, 23 de abril

Terça, Moreno, Fajã das Flores Pedra Mole – Tem Festeira

Vale e Barreiro – Tem Festeira

Fajã da Ortiga –

 

3º Domingo – 30 de abril

Apresentação –

Murteira –

Cova e Caminho Chão – Tem Festeiro

 

4º Domingo – 7 de Maio

Cruz Banda Além – Tem Festeira

Lombo Cesteiro – Tem Festeiro

Meia Légua –

 

5º Domingo -14 Maio

Fonte Pinheiro, Cabouco, Cruz e Caldeira –

Furna – Tem Festeira

Fajã da Ribeira –

 

6º Domingo – 21 de Maio

Pomar da Rocha –

Muro e Moinhos –

 

7º Domingo – 28 de Maio – Festa do Espírito Santo

Espigão – Tem Festeiro

Vila – Tem Festeira

nb.  Peregrinação Dehoniana a Fátima e passeio pelas Beiras de 3-9  de junho. Inscrições na Bravatour

 

Mesa da Palavra – Festa de São Bento, Padroeiro

1ª Leitura: Prov 2, 1-9 – Meu filho, se receberes as minhas palavras e guardares cuidadosamente os meus mandamentos, 2 prestando o teu ouvido à sabedoria, e inclinando o teu coração ao entendimento; 3 se invocares a inteligência e fizeres apelo ao entendimento, 4 se a buscares como se procura a prata e a pesquisares como um tesouro escondido, 5 então, compreenderás o temor do Senhor e chegarás ao conhecimento de Deus. 6 Porque o Senhor é quem dá a sabedoria e da sua boca procedem o saber e o entendimento. 7 Ele reserva a salvação para os retos e é um escudo para os que procedem honestamente. 8 Protege os caminhos dos justos e dirige os passos dos seus fiéis. 9 Então, compreenderás a justiça e a equidade, a retidão e todos os caminhos que conduzem ao bem;

2ª Leitura: Ef 3, 14-19 – É por isso, que eu dobro os joelhos diante do Pai, 15 do qual toda a família, nos Céus e na terra, recebe o seu nome: 16 que Ele vos conceda, de acordo com a riqueza da sua glória, que sejais cheios de força, pelo seu Espírito, para que se robusteça em vós o homem interior; 17 que Cristo, pela fé, habite nos vossos corações; que estejais enraizados e alicerçados no amor, 18 para terdes a capacidade de apreender, com todos os santos, qual a largura, o comprimento, a altura e a profundidade… 19 a capacidade de conhecer o amor de Cristo, que ultrapassa todo o conhecimento, para que sejais repletos, até receberdes toda a plenitude de Deus.

Evangelho: Mt 19, 27-29 – 27 Tomando a palavra, Pedro disse-lhe: «Nós deixámos tudo e seguimos-te. Qual será a nossa recompensa?» 28 Jesus respondeu-lhes: «Em verdade vos digo: No dia da regeneração de todas as coisas, quando o Filho do Homem se sentar no seu trono de glória, vós, que me seguistes, haveis de sentar-vos em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29 E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá por herança a vida eterna.

Oração a São José – Papa Francisco

Senhor, Jesus, por quem José abraçou sonhos maiores que os medos. Peço-Te uma capacidade de sonhar como a de José e de Maria. Ensina-me a sonhar livremente, confiado apenas nos sonhos do Pai. Vence em mim as inseguranças e bloqueios, que me impeçam de abraçar os sonhos que nascem do Coração de Deus. Concede à Tua Igreja, corações disponíveis para viver um sonho, que é maior que nós. Ensina-me, Senhor Jesus, a fazer meus os sonhos que são Teus. São José, homem capaz de sonhar a vocação, rogai por nós.