Santa Beatriz da Silva, 1 de setembro: canonizada a 3 outubro 1976, nasceu em Ceuta onde o pai era governador em 1426, a mãe era parente do arcebispo de Évora. Passou 21 anos em Campo maior dedicada à devoção e caridade. Devota da eucaristia. Fundou a ordem da Imaculada Conceição.

Natividade de Nª Senhora, 8 de setembro: dia da festa do nascimento da Virgem Maria. Festa iniciada com o papa Sérgio I, séc. VIII também hamada de Nª Sª do Loreto.

Exaltação da Santa Cruz, 14 de setembro: a cruz sinal de suplício é para os cristãos a árvore da vida, trono e altar da nova aliança. Exalta e honra a cruz como troféu da vitória pascal de Cristo.

 Nossa Senhora das Dores, 15 de Setembro: associa Nossa Senhora à paixão salvífica de seu filho Jesus e apresenta-a como nova Eva. À desobediência da 1ª Eva levou à morte e obediência de Maria junto à cruz, trouxe vida à humanidade.

 São Mateus, Apóstolo e Evangelista, 21 de setembro: Levi nasceu em Cafarnaum, era publicano ou cobrador de impostos, chamado por Jesus. Escreveu o evangelho em hebraico. Proclama que Jesus Cristo +e filho de David, filho de Abraão. É o Evangelho da Igreja edificada sobre a fé de Pedro. Pregou no Oriente.

 Padre Pio, 24 de Setembro: Nasceu em Pietrelciuna,Itália, entrou nos frades menores de S. Francisco. Conhecido pelos estigmas de Jesus nas mãos. Dedicou a vida à confissão, enfermos e pobres.

 Vicente de Paulo, 27 de setembro: Nasceu na França em 1581. Evan- gelizou os campos, apóstolo da caridade. Fundou a congregação da Missão. Com Marillac funda a congregação das Filhas da Caridade.

Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, 29 de Setembro: Missões surgidas com os nomes (Miguel, quem como Deus), Gabriel (Deus é minha força) e Rafael (medicina de Deus).

São Jerónimo: 30 de setembro. Traduz a Bíblia para o Latim, a Vulgata.

 

ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA

1. Agenda mês de Setembro

Domingo, 3 de setembro, Reunião de Pais e Crismandos após a missa das 10h.

encontros do Crisma em Setembro:

2ª feira, 4 – Encontro dos Crismandos, 14h-17h

3ª feira, 5 – Encontro dos Crismandos, 14h-17h

4ª feira. 6 – Encontro dos Crismandos, 20h

Domingo, 24 de setembro – Crisma, 11h30

4ªfeira, 27: Reunião das Catequistas no Salão, 20h para tratar dos Horários.

2 . Agenda de Outubro

Domingo 1 de outubro – Reunião de Pais e Catequistas, 10h

2ª feira, 2 de outubro – Inicio catequese de todos os anos

5ª feira, 5 de outubro – Dia Diocesano das Catequistas

Domingo, 10 de outubro – Encontro jovens Crisma, 10h

 

R Catequese – Estão abertas as inscrições para o 1º ano da catequese no horário habitual do escritório: 2ª a 6 Feira, 9h-11h e no fim-de-semana após as missas. Trazer a Cédula de Vida Cristã, sff. Os outros anos já estão inscritos.

 3. Fecho ruasA Câmara informa que a partir da 2ª feira, 4 de setembro a Rua dos Camachos e Visconde, junto à igreja, encerram para obras

nb. Por que se apagou a Lâmpada? Por que secou o rio?

«Por que se apagou a minha Lâmpada?

Puseste-a debaixo do manto para a proteger do vento…

Por que murchou a minha flor?

Apertaste-a contra o coração par a conservar só para ti…

Porque secou o meu rio?

Cortaste-o com um dique para seres o único a servir-te dele…

Por que quebrou a minha harpa?

Tentaste desferir uma nota superior ao seu poder de vibração…» Tagore

MESA DA PALAVRA

Evangelho XX11 Domingo: Mt 16, 21-27 ( 3 setembro) – A partir desse momento, Jesus Cristo começou a fazer ver aos seus discípulos que tinha de ir a Jerusalém e sofrer muito, da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos doutores da Lei, ser morto e, ao terceiro dia, ressuscitar. 22 Tomando-o de parte, Pedro começou a repreendê–lo, dizendo: «Deus te livre, Senhor! Isso nunca te há-de acontecer!» 23 Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: «Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um estorvo, porque os teus pensamentos não são os de Deus, mas os dos homens!» 24 Jesus disse, então, aos discípulos: «Se alguém quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. 25 Quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por minha causa, há-de encontrá-la. 26 Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida? Ou que poderá dar o homem em troca da sua vida? 27 Porque o Filho do Homem há-de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um conforme o seu procedimento.

 

Evangelho XXIII, Mt, 18, 15-20 (10 setembro)- «Se o teu irmão pecar, vai ter com ele e repreende-o a sós. Se te der ouvidos, terás ganho o teu irmão. 16 Se não te der ouvidos, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão fique resolvida pela palavra de duas ou três testemunhas. 17 Se ele se recusar a ouvi-las, comunica-o à Igreja; e, se ele se recusar a atender à própria Igreja, seja para ti como um pagão ou um cobrador de impostos. 18 Em verdade vos digo: Tudo o que ligardes na Terra será ligado no Céu, e tudo o que desligardes na Terra será desligado no Céu.» 19 «Digo-vos ainda: Se dois de entre vós se unirem, na Terra, para pedir qualquer coisa, hão-de obtê-la de meu Pai que está no Céu. 20 Pois, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles.»

 

Evangelho XXIV Domingo Mt 18, 21-35 (17 setembro) – Então, Pedro aproximou-se e perguntou-lhe: «Senhor, se o meu irmão me ofender, quantas vezes lhe deverei perdoar? Até sete vezes?» 22 Jesus respondeu: «Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23 Por isso, o Reino do Céu é comparável a um rei que quis ajustar contas com os seus servos. 24 Logo ao princípio, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. 25 Não tendo com que pagar, o senhor ordenou que fosse vendido com a mulher, os filhos e todos os seus bens, a fim de pagar a dívida. 26 O servo lançou-se, então, aos seus pés, dizendo: ‘Concede-me um prazo e tudo te pagarei.’ 27 Levado pela compaixão, o senhor daquele servo mandou-o em liberdade e perdoou-lhe a dívida. 28 Ao sair, o servo encontrou um dos seus companheiros que lhe devia cem denários. Segurando-o, apertou-lhe o pescoço e sufocava-o, dizendo: ‘Paga o que me deves!’ 29 O seu companheiro caiu a seus pés, suplicando: ‘Concede-me um prazo que eu te pagarei.’ 30 Mas ele não concordou e mandou-o prender, até que pagasse tudo quanto lhe devia. 31 Ao verem o que tinha acontecido, os outros companheiros, contristados, foram contá-lo ao seu senhor. 32 O senhor mandou-o, então, chamar e disse-lhe: ‘Servo mau, perdoei-te tudo o que me devias, porque assim mo suplicaste; 33 não devias também ter piedade do teu companheiro, como eu tive de ti?’ 34 E o senhor, indignado, entregou-o aos verdugos até que pagasse tudo o que devia. 35 Assim procederá convosco meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar ao seu irmão do íntimo do coração.»