«Santo Amaro!…»

   Se há um tempo em que tanto gostámos de varrer os armários e pedimos ajuda a um santo nesta tarefa, é neste tempo após o Natal, que com o varrer dos armários prolongámos por mais um tempo o Natal e os “bons restos” são sempre apreciados, pois dá azo a visitas e a encontros e Santo Amaro é bom para ser festejado. Boa tarefa esta da limpeza, haverá sempre algo mais para colocar nos armários e com um ano pela frente, mais ajuda nesta tarefa.

…Sabemos que Santo Amaro ou Mauro era um discípulo de São Bento. Nasceu em Roma numa família senatorial, que entregou o menino aos cuidados de São Bento, quando tinha doze anos. Correspondeu ao ensinamento de S. Bento e cedo foi proposto como modelo para os outros monges. O papa S. Gregório exalta o jovem, porque se distinguiu no amor da oração e do silêncio e conta um episódio que a exemplo de S. Pedro, foi recompensado pela sua obediência, caminhou sobre as águas. Um jovem aos cuidados do mosteiro chamado Plácido caiu no açude de Subiaco. S. Bento soube por uma revelação e chamou por Amaro e disse-lhe: “irmão Amaro, vai depressa procurar Plácido, que está prestes a afogar-se.” Recebeu a bênção do mestre e foi a correr para salvar Plácido, caminhando sobre a água sem dar por isso. Agarrou Plácido pelos cabelos e trouxe-o para a margem. Quando se deu pelo milagre, atribui-o a S. Bento. Cumpriu bem o ideal monástico que todos viram nele o herdeiro espiritual de S. Bento e seu sucessor eventual. Há uma tradição que diz que Amaro fico a substituir o mestre em Subiaco quando este foi para o monte Cassino e teria implantado a ordem na França. Parece ter morrido em 584.

Temos uma bela lição de obediência, prontidão, disponibilidade, atenção, escuta e diligência na ajuda ao outro. Era preciso salvar, corre sem pensar no que se metia, em nome da obediência. Hoje falamos em diálogo, escuta, respeito pelo outro, ponderação, que objetivos e estratégias a tomar…Não chegava lá. Tudo bem desde que se salve quem precisa. Viva Santo Amaro!

 

MESA DA PALAVRA 

1º Domingo II Tempo Comum – Ano B – Jo 1, 35-52 –  No dia seguinte, João encontrava-se de novo ali com dois dos seus discípulos. 36 Então, pondo o olhar em Jesus, que passava, disse: «Eis o Cordeiro de Deus!» 37 Ouvindo-o falar desta maneira, os dois discípulos seguiram Jesus. 38 Jesus voltou-se e, notando que eles o seguiam, perguntou-lhes: «Que pretendeis?» Eles disseram-lhe: «Rabi -que quer dizer Mestre- onde moras?» 39 Ele respondeu-lhes: «Vinde e vereis.» Foram, pois, e viram onde morava e ficaram com Ele nesse dia. Era ao cair da tarde. 40 André, o irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram João e seguiram Jesus. 41 Encontrou primeiro o seu irmão Simão, e disse-lhe: «Encontrámos o Messias!» -que quer dizer Cristo. 42 E levou-o até Jesus. Fixando nele o olhar, Jesus disse-lhe: «Tu és Simão, o filho de João. Hás-de chamar-te Cefas» -que significa Pedra.

Evangelho III Domingo Comum – Ano B – Mc 1, 14-20  –  Depois de João ter sido preso, Jesus foi para a Galileia, e proclamava o Evangelho de Deus, 15 dizendo: «Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo: arrependei-vos e acreditai no Evangelho.» 16 Passando ao longo do mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. 17 E disse-lhes Jesus: «Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens.» 18 Deixando logo as redes, seguiram-no. 19 Um pouco adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco a consertar as redes, e logo os chamou. 20 E eles deixaram no barco seu pai Zebedeu com os assalariados, e partiram com Ele.

 

ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA

. Agenda de Janeiro de 2024

14 de janeiro: “Varrer dos armários – Santo Amaro”- 15h30, Salão e Lar São Bento, 16h. Encontro Crisma, às 10h.

12 de janeiro, Encontro Catequistas no Salão, 20h

17 de janeiro – Santo Antão, protetor dos animais

18-25 De janeiro, Oitavário da Unidade dos cristãos

20 de janeiro – São Sebastião

21 de janeiro–Sta Inês, padroeira: noivas e jardineiros

23-26-de janeiro-Formação de consagrados e leigos na igreja do Colégio, 19h-21h

Formação do Clero, 10h-12h30 – Seminário diocese

25 de janeiro – Conversão de São Paulo

28 de janeiro – São Tomás de Aquino

31 de janeiro – São João Bosco – Educador juventude

  

Meditando e orando

 «Senhor, peço-Vos que, por intercessão de Santo António (Antão) abade, tende piedade dos homens que, por ignorância, maltratam os animais. Senhor, tende piedade dos animais domésticos que são entregues sem defesa à crueldade humana. Dai a todos um local seguro no seu habitat. Acolhei-os na sua dor. Senhor tende piedade.» (oração a St. Antão)

«Fortalece-nos, Senhor com a Tua força e ilumina a nossa alma com a Tua consolação, para que sejamos dignos da verdade…Ajuda-nos a conservar, procurar e contemplar os bens do céu e não os da terra, a fim de que neste espírito e pela Tua ação seja dada glória ao teu poder omnipotente, santíssimo e digníssimo de todo o louvor, em Jesus Cristo, o Filho predileto, com o Espírito Santo, nos séculos dos séculos. Ámen.

(Oração escrita em papiro, do Egito P.O. 18, 442-43)