«Santíssima Trindade …»
Este fim de semana será um momento ímpar para os mais pequenos, famílias e paróquia. Temos no sábado a celebração da Primeira Comunhão para todas as crianças que frequentaram três anos de catequese e assim se prepararam para este momento e no domingo a Profissão de Fé dos jovens que frequentaram durante seis anos a catequese. É festa para eles e para nós e para quantos se empenharam na formação desde os pais (espero bem…), catequistas e outros agentes pastorais. Temos ainda a celebração da Caminhada dos que estão no 5º ano de catequese. É uma envolvência marcada marca pela tonalidade humana e espiritual. Vejamos o funda- mento da fé, cuja raiz está no Batismo que recebemos. É nosso dever fortalecer o ser cristão e aprofundar o Batismo recebido a fim de vivermos a chamada de sermos filhos de Deus, dom gratuito e amoroso, concedido por Deus.
Celebramos na liturgia o domingo da Santíssima Trindade. Deus é amor (cf. 1Jo 4,1) e nos chama a vivermos no seu amor numa dimensão de comunhão: família/comunidade. Deus vive em comunhão: do Pai e do Filho no Espírito Santo. O Credo que rezamos em uníssono, recorda que Deus é Pai, criador, é Filho Redentor, é Espírito Santo, Santificador, gerador da vida divina e da comunhão. Dizemos que é o Mistério da Santíssima Trindade: um só Deus em três pessoas. São Patrício na Irlanda para explicar este mistério aos habitantes usou uma imagem muito profunda e cheia de densidade simbólica: uma folha de trevo! Esta folha tão simples e rica de significado, tem assim capacidade de nos ilumina o crer e o “ver” acerca do mistério do Deus uno e trino. Já que limitados pelos nossos sentidos, a fé leve-nos mais longe no amor divino. Acompanhemos os mais novos nestas celebrações e pela vida fora. O testemunho da presença vale por mil palavras!
Mesa da Palavra – Santíssima Trindade – Ano C | ||
1ª Leitura: Prov 8, 22-31 – O Senhor criou-me, como primícias das suas obras, desde o princípio, antes que criasse coisa alguma. 23 Desde a eternidade fui formada, desde as origens, antes dos primórdios da terra. 24 Ainda não havia os abismos e eu já tinha sido concebida; ainda as fontes das águas não tinham brotado; 25 antes que as montanhas fossem implantadas, antes de haver outeiros, eu já tinha nascido. 26 Ainda Ele não tinha criado a terra nem os campos, nem os primeiros elementos do mundo. 27 Quando Ele formava os céus, ali estava eu; quando colocava a abóbada por cima do abismo, 28 quando condensava as nuvens, nas alturas, quando continha as fontes do abismo, 29 quando fixava ao mar os seus limites, para que as águas não ultrapassassem a sua orla; quando assentou os fundamentos da terra, 30 eu estava com Ele como arquiteto, e era o seu encanto, todos os dias, brincando continuamente em sua presença; 31 brincava sobre a superfície da Terra, e as minhas delícias é estar junto dos seres humanos.
2ª Leitura: Rom 5, 1-5 – Uma vez, pois, que fomos justificados pela fé, estamos em paz com Deus por Nosso Senhor Jesus Cristo. 2 Por Ele tivemos acesso, na fé, a esta graça na qual nos encontramos firmemente e nos gloriamos, na esperança da glória de Deus. 3 Mais ainda, gloriamo-nos também das tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência, 4 a paciência a firmeza e a firmeza, a esperança. 5 Ora a esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Evangelho: Jo 16, 12-15 – «Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender por agora. 13 Quando aquele vier, o Espírito da Verdade, há-de guiar-vos para a Verdade completa. Ele não falará por si próprio, mas há-de dar-vos a conhecer quanto ouvir e anunciar-vos o que há-de vir. 14 Ele há-de manifestar a minha glória, porque receberá do que é meu e vo-lo dará a conhecer. 15 Tudo o que o Pai tem é meu; por isso é que Eu disse: ‘Receberá do que é meu e vo-lo dará a conhecer’.» ACONTECE NA PAROQUIA DA RIBEIRA BRAVA ①. AGENDA PARA JUNHO
24-27, 2ª feira a 6ª feira – Preparação da Festa do Coração Jesus e da Festa de S. Pedro, 19h30: Terço e missa. VÉSPERA DE S. PEDRO , 28 DE JUNHO 6ª– feira – Coração de Jesus, 8h Romagens, (lados Avé Maria), 14h Barco, (lados da Achada), 17h Charola, Fajã da Ribeira, 19h Novena da Festa de São Pedro, 21h Marchas e Animação, 22h FESTA DE SÃO PEDRO, 29 DE JUNHO 29.sábado – Missa e Procissão, 16h-Preside o Sr Bispo D. Nuno 30.domingo – Missas às 10h e 17h30 (não há às 7h e 8h30)
②. Os Festeiros da Festa de São Pedro são a Câmara na iluminação e ornamentação. A paróquia dentro da igreja e fogo. Pede-se aos Encarregados dos sítios que recolham as ofertas, sff. Obrigado. Aqui também dispensamos os “sermões”! ③. devoção do Coração de Jesus a celebrar de 24 a 27 de junho, às 19h30: Terço e missa. Nesta semana só há missa à tarde, exceto na 6ª feira 27 junho, tem missa às 8h e as 19h30. ④. Passeio: Centro de Portugal e Estremadura Espanhola de 23 a 29 de agosto. Inscrições na BravaTour em Regime de Pensão completa mais voo. Custo p/p, 1.180,00€ ⑤Agradecimentos sinceros a todos os que colaboraram nas visitas do Espírito Santo e na festa do Pentecostes, inclusive o Lar S. Bento que ofereceu o pão. Lembramos quem preparou as saloias, flores, cantares, tocadores, festeiros e suas famílias.
❻. Para o Tapete de Flores do Santíssimo peço às encarregadas dos sítios que passem na paróquia para levarem o mapa com o novo lugar a fazer do tapete do(s) sítio(s). |