Quem é Jesus!…»

Ouso dizer que é normal que o nome de Jesus e a pessoa de Jesus cause burburinho, mesmo entre os que andam longe da fé e da espiritualidade. Nem Herodes ficou indiferente, vindo mais tarde a conhecer ou ver Jesus no momento da paixão em Jerusalém. Já o povo que seguia ou via os milagres e os feitos de Jesus anunciavam o ‘Profeta de Nazaré’ Natanael é um dos discípulos que opina sobre Jesus: ‘De Nazaré pode vir alguma coisa boa!’ Já entre os seus, os da sua terra, não parece causar grande entusiasmo. Vemo-lo preocupado com os discípulos e com as multidões, como narra o Evangelho destes domingos.

É notável a preocupação do Mestre com a azáfama das multidões e o turbilhão de tarefas e afazeres dos discípulos: «Vinde, retiremo-nos para um lugar deserto e descansai um pouco»(Mc 6,31). Tão atual, tão presente e necessário, que a nossa atuação presente vá neste sentido. As férias aí estão ou vêm a caminho. A pandemia fez parar muito e parece que houve teve de descanso. Não parece ser o que sente o corpo e o espírito. Sabe sempre bem retirar-se do habitual para o tal retemperar das forças físicas, espirituais e anímicas. Chame-se férias, descanso ou saída…Haja ousadia para que cada um esteja com os seus de modo diferente e em segurança. Recordo o desafio de lermos o-livro do profeta Amós. Haja tempo de retemperar as forças e reconciliar-se com a vida.

 

MESA DA PALAVRA (DOMINGO, 18 E 24 DE JULHO)

Evangelho do Domingo XVI: Mc 6, 30-34 – Os Apóstolos reuniram-se a Jesus e contaram-lhe tudo o que tinham feito e ensinado. 31 Disse-lhes, então: «Vinde, retiremo-nos para um lugar deserto e descansai um pouco.» Porque eram tantos os que iam e vinham, que nem tinham tempo para comer. 32 Foram, pois, na barca, para um lugar isolado, sem mais ninguém. 33 Ao vê-los afastar, muitos perceberam para onde iam; e de todas as cidades acorreram, a pé, àquele lugar, e chegaram primeiro que eles. 34 Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, então, a ensinar-lhes muitas coisas.

Evangelho Domingo XVII: Mc 6, 1-15 E partiu dali. Foi para a sua terra, e os discípulos seguiam-no. 2 Chegado o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Os numerosos ouvintes enchiam-se de espanto e diziam: «De onde é que isto lhe vem e que sabedoria é esta que lhe foi dada? Como se operam tão grandes milagres por suas mãos? 3 Não é Ele o carpinteiro, o filho de Maria e irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? E as suas irmãs não estão aqui entre nós?» E isto parecia-lhes escandaloso. 4 Jesus disse-lhes: «Um profeta só é desprezado na sua pátria, entre os seus parentes e em sua casa.» 5 E não pôde fazer ali milagre algum. Apenas curou alguns enfermos, impondo-lhes as mãos. 6 Estava admirado com a sua falta de fé. E percorria as aldeias vizinhas a ensinar. 7 Chamou os Doze, começou a enviá-los dois a dois e deu-lhes poder sobre os espíritos malignos. 8 Ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, a não ser um cajado: nem pão, nem alforge, nem dinheiro no cinto; 9 que fossem calçados com sandálias e não levassem duas túnicas. 10 E disse-lhes também: «Em qualquer casa em que entrardes, ficai nela até partirdes dali. 11 E se não fordes recebidos numa localidade, se os seus habitantes não vos ouvirem, ao sair de lá sacudi o pó dos vossos pés, em testemunho contra eles.» 12 Eles partiram e pregavam o arrependimento, 13 expulsavam numerosos demónios, ungiam com óleo muitos doentes e curavam-nos. 14 O rei Herodes ouviu falar de Jesus, pois o seu nome se tornara célebre; e dizia-se: «Este é João Baptista, que ressuscitou de entre os mortos e, por isso, manifesta-se nele o poder de fazer milagres»; 15 outros diziam: «É Elias»; outros afirmavam: «É um profeta como um dos outros profetas.»

 

Agenda paroquial

AGENDA Do mês de JULHO

  19- Missa Universidade Sénior, 9h

 24. Confissões: 1ª Comunhão e Crisma, 10h

 24. Capela da Meia: Véspera da Sª Saúde, 20h30

   25. Meia Légua – Festa Sª. Saúde, 13h

  25. Dia Mundial dos Avós

 26 a 28. Preparação do Crisma no Salão, 15h-17h

 31. Primeira Comunhão de 2020, 17h.

 

Agenda para o mês de Agosto

 01.Crismas, 11h30

05. Almas: (Furna, Fajã Ortiga, Fajã Cerejo, Pomar da Rocha,Fonte Cruzada e Pico Ferreiro), 8h

11. Celebração dos 25 anos do Lar de São Bento, 11h

 12. Aniversário da morte do Pe. Dehon, Fundador dos SCJ  (12 de agosto de 1925)

 15. Nossa Senhora do Monte, 7h30, 10h, 12h

 22. Reunião Pais da Primeira Comunhão de 2021 e Profissão de Fé de 2020 e 2021 após missa das 10h

 

A ORAÇÃO do Papa Francisco: a São José

Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
Convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José,

mostrai-vos pai também para nós

E guia-nos no caminho do céu

E guia-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem

e defendei-nos de todo o mal. Ámen.