No nosso mundo de abundância em que a pandemia veio pôr em causa todo um sistema de vida, quer do individuo quer das comunidades, colocou também em ‘cheque’ as nossas certezas e seguranças, apesar de ouvir-se sempre: ‘Deus no céu e o dinheiro na terra!’ Nada do que existe faz sentido se não houver pessoas, que movimentam este mundo. Sem a presença do ser humano vemos a falta de quem dá sentido a tudo isto e faz rodar o nosso mundo. Santo Agostinho conclui após muita busca que a ‘vida tem sentido quando encontra Deus no caminho’

O Evangelho deste domingo desafia-a posicionar-nos perante Deus e o mundo: “ Quem dizeis vós que Eu sou?”(cf. Mt 16,15). O Evangelho será o que respondemos cada dia e em cada tempo ao desfaio da fé. A Igreja será aquilo que os cristãos responderão e viverão em conformidade com o Evangelho.Não nos faltam desafios

e questões no processo da fé. Cada cristão é chamado a transportar Cristo Jesus na sua vida, como nos refere Paulo: “viver ou morrer é pertencera Cristo. Quem nos faz viver é Cristo Jesus’. Impressiona as atitudes dúbias dos cristãos: vivem e passam ao lado da fé, afirmam-se cristãos claro, mas compromisso não é para eles, a não ser o tal funeral católico. O resto passa ao lado. O encontro com o Criador é-lhes doloroso. Nós dizemos:  ‘Eu creio em Ti, Senhor: o Caminho, a Verdade e a Vida!” Precisam-se testemunhas!

 

          Acontece na Paróquia da Ribeira Brava:

  1. As catequistas devem proceder à entrega dos materiais da catequese na paróquia para procedermos ao fecho do ano da catequese. Obrigado

 

    2..Inscrições na catequese para o 1º ano podem ser feitas no horário do escritório e ao fim de semana após as missas. Trazer ssf. a cédula de Vida Cristã. Os outros anos não necessitam de inscrição.

   

 3. lamparinas novas na igreja foram colocadas nesta semana para os lampandários que não tinham e mandadas fazer de propósito para respeitar a traça das existentes.

   

4. Ano especial da Laudate Si: 2020-2021: 24 de maio 2020 a 24 maio de 2021. “Convido todas as pessoas de boa vontade para aderirem ao cuidado da nossa casa comum e dos nossos irmãos e irmãs

mais frágeis. (Papa Francisco, 24 de maio de 2020)

 

A ORAÇÃO do Papa Francisco: (ano da Laudate SI)

Deus de amor, criador do céu,

da terra e de tudo o que neles existe,

abre as nossas mentes e toca os nossos corações,

para que possamos fazer parte do teu dom da criação.

Nestes tempos difíceis, mostra-te presente aos necessitados,

especialmente os mais pobres e os mais vulneráveis.

Ajuda-nos a mostrar a nossa solidariedade criativa

ao enfrentar as consequências desta pandemia global.

Torna-nos corajosos para aceitar as mudanças que procuram o bem comum. Que agora, mais que nunca, possamos sentir

que estamos todos unidos e que dependemos uns dos outros.

Faz com que possamos ouvir e responder ao grito da terra e ao grito dos pobres. Que os sofrimentos atuais possam ser as dores do parto de um mundo mais fraterno e sustentável.

Sob o olhar amoroso de Maria Auxiliadora, Te pedimos por Cristo, Nosso Senhor. Ámen.

 

Mesa da Palavra –  Domingo XXI Comum –  Ano A

1ª Leitura: Is 22, 19-23 – Vou depor-te do teu cargo, destituir-te do teu posto. 20 Naquele dia, chamarei o meu servo Eliaquim, filho de Hilquias. 21 Vesti-lo-ei com a tua túnica, cingi-lo-ei com a tua faixa, porei nas suas mãos o teu poder; será como pai para os habitantes de Jerusalém, para o povo de Judá. 22 Porei sobre os seus ombros a chave do palácio de David: o que ele abrir ninguém fechará, o que ele fechar ninguém abrirá. 23 Fixá-lo-ei como prego em lugar firme, será como um trono de glória para a casa de seu pai.’»

Salmo: Pela vossa misericórdia, não nos abandoneis, Senhor

2ª Leitura: Rom 11, 33-36 – Oh, profundidade da riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus! Como são insondáveis as suas decisões e impenetráveis os seus caminhos! 34 Quem conheceu o pensamento do Senhor? Quem lhe serviu de conselheiro? 35 Quem antes lhe deu a Ele, para que lhe seja retribuído? 36 Porque é dele, por Ele e para Ele que tudo existe. Glória a Ele pelos séculos! Ámen.

Evangelho: Mt 16, 13-20 – Ao chegar à região de Cesareia de Filipe, Jesus fez a seguinte pergunta aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?» 14 Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum dos profetas.» 15 Perguntou-lhes de novo: «E vós, quem dizeis que Eu sou?» 16 Tomando a palavra, Simão Pedro respondeu: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo.» 17 Jesus disse-lhe em resposta: «És feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que to revelou, mas o meu Pai que está no Céu. 18 Também Eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Abismo nada poderão contra ela. 19 Dar-te-ei as chaves do Reino do Céu; tudo o que ligares na terra ficará ligado no Céu e tudo o que desligares na terra será desligado no Céu.» 20 Depois, ordenou aos discípulos que a ninguém dissessem que Ele era o Messias.