Pelo Batismo somos ungidos na fronte com o óleo do Crisma a fim de sermos sacerdotes profetas e reis. É o nosso ser, a nossa condição de filhos de Deus, iluminados pela fé e cheios do Espírito Santo. Somos estes vasos de barro repletos, do tesouro do Espírito, que nos faz seus templos, como nos recorda o apóstolo Paulo
Na 1ª leitura deste domingo ouvimos dizer Moisés: “Quem dera que todo o povo do Senhor profetizasse,’. Ezequiel refere que o Espírito do Senhor dá vida os ossos ressequidos e o mesmo Espírito renova a face da terra.
A presença do Espírito nos fiéis é tão intensa que nos impele para o bem. Tenhamos ousadia de pedir a Deus sabedoria para bem dirigir a nossa vida, como teve o jovem Salomão, pediu em vista de bem dirigir o seu povo. Se acreditamos que o Espírito de Deus nos inspira em tudo, porque não pedi-Lo a Deus, como nos diz Jesus em lugar de estarmos sempre a pedir coisas? É sem dúvida a nossa materialidade e algo sempre necessário, pensamos nós, sabendo que o imediato nem sempre é o certo e o melhor. Necessitamos no iníciar das atividades da assistência do Espírito Santo a fim de levarmos a bom termos o que iniciamos.
No retiro deste ano retenho uma frase que é um belo programa de vida em todas as situações: “Toda a verdade falar e toda a maldade calar!…” Gente azeda e gente boa temos e Jesus já dizia: ‘Quem tem ouvidos ouça ‘(Jesus).
LEITURAS DO DOMINGO XXVI COMUM – ANO B
1ª Leitura: Num 11, 25-29 – 7, 31-37 – Desceu o Senhor na nuvem e falou-lhe; tomando do espírito que estava sobre ele, deu-o aos setenta anciãos. Quando o espírito repousou sobre eles, profetizaram mas, depois, não conseguiam. 26 Dois desses homens tinham ficado no acampamento. O nome de um era Eldad e o nome do outro era Medad. O espírito desceu também sobre eles, porque estavam entre os inscritos, embora não tivessem ido para a tenda, e começaram a profetizar no acampamento. 27 Um rapaz, porém, correu a anunciar isso a Moisés: «Eldad e Medad estão a profetizar no acampamento.» 28 Então Josué, filho de Nun, servo de Moisés desde a juventude, ripostou: «Moisés, meu senhor, não lho consintas.» 29 Respondeu-lhe Moisés: «Tens ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do Senhor profetizasse, que o Senhor desse o seu espírito sobre ele!»
2ª Leitura: Tg 5, 1-5 – E agora vós, ó ricos, chorai em altos gritos por causa das desgraças que virão sobre vós. 2 As vossas riquezas estão podres e as vossas vestes comidas pela traça. 3 O vosso ouro e a vossa prata enferrujaram-se e a sua ferrugem servirá de testemunho contra vós e devorará a vossa carne como o fogo. Entesourastes, afinal, para os vossos últimos dias! 4 Olhai que o salário que não pagastes aos trabalhadores que ceifaram os vossos campos está a clamar; e os clamores dos ceifeiros chegaram aos ouvidos do Senhor do universo! 5 Tendes vivido na terra, entregues ao luxo e aos prazeres, cevando assim os vossos apetites… para o dia da matança! 6 Condenastes e destes a morte ao inocente, e Deus não vai opor-se?
Evangelho Domingo: Mc 9, 38-43. 45.47-48 – Disse-lhe João: «Mestre, vimos alguém expulsar demónios em teu nome, alguém que não nos segue, e quisemos impedi-lo porque não nos segue.» 39 Jesus disse-lhes: «Não o impeçais, porque não há ninguém que faça um milagre em meu nome e vá logo dizer mal de mim. 40 Quem não é contra nós é por nós. 41 Sim, seja quem for que vos der a beber um copo de água por serdes de Cristo, em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa.» 42 «E se alguém escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor seria para ele atarem-lhe ao pescoço uma dessas mós que são giradas pelos jumentos, e lançarem-no ao mar. 43 Se a tua mão é para ti ocasião de queda, corta-a; mais vale entrares mutilado na vida, do que, com as duas mãos, ires para a geena, para o fogo que não se apaga, 45 Se o teu pé é para ti ocasião de queda, corta-o; mais vale entrares coxo na vida, do que, com os dois pés, seres lançado à geena, 47 E se um dos teus olhos é para ti ocasião de queda, arranca-o; mais vale entrares com um só no Reino de Deus, do que, com os dois olhos, seres lançado à geena, 48 onde o verme não morre e o fogo não se apaga.
AGENDA PAROQUIAL DA RIBEIRA BRAVA
- Inscrições 1º Ano de Catequese: após as missas do fim de semana e no horário de cartório à semana, 9h -11h. Trazer a cédula do Batismo sff. Os outros anos já matriculados.
2...Reunião das Catequistas na 5ª feira, dia 30 de Setembro, 20h no salão, para programação da Catequese, 2021/2022.
3. Agenda para outubro
03. Reunião de Pais após a missa das 10h
05. Dia Diocesano do Catequista nos Álamos
09. Início das catequeses na paróquia
17.Chegada das Relíquias de S. Tiago Menor à Sé e missa às 17h
23.Visita das Relíquias de S. Tiago Menor à Ribeira Brava,18h. Missa às 18h30 (não há as 17h)
24. Partida das Relíquias para os Canhas, despedida e Missa, 10h. Dia Mundial das Missões.
4. Obrigado às Catequistas pela empenho neste ano de catequese e pela disponibilidade renovado neste novo ano.
A ORAÇÃO do Papa Francisco: a São José
Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho; em vós, Maria depositou a sua confiança; Convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
E guia-nos no caminho do céu. E guia-nos no caminho da vida. Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem
e defendei-nos de todo o mal. Ámen.