«Quaresma: Itinerário espiritual!…»

A Imposição das Cinzas na Quarta feira dita de Cinzas devido ao ritual da imposição das cinzas, sinal de penitencial com que se inicia o tempo da Quaresma, tempo de preparação para Páscoa, é um período de quarenta e tal dias, que marca o ritmo, o modo e a intensidade da nossa vida espiritual, com práticas próprias deste tempo. Assim fossemos capazes de realizarmos uma verdadeira conversão de coração, bem ao jeito deste tempo. A liturgia vai dar um sinal exterior através das vestes de quem serve o altar: roxo ou lilás. As cinzas são o sinal exterior de penitência. São extraídas dos ramos do Domingo de Ramos para este ritual de imposição na cabeça dos fiéis. Temos marcas deste tempo que pelo seu uso dizem o tempo próprio: Oração, Escuta da Palavra, jejum, esmola e abstinência. Indica o esforço pessoal e comunitário a fim de todos sermos melhores.

A Via-Sacra à 6ª feira, é um exercício de piedade que nos leva a meditar no sofrimento, no amor, na cruz, na entrega e na doação de Jesus «por nós.» A 6ª feira é marcada pela abstinência e a cada um escolher o que abster-se.

Renúncia Quaresmal resulta do esforço daquilo que me abstenho para partilhar com os que menos têm, oferta, dom e oblação. Este ano a Renúncia na diocese é para as vítimas do cismo na Síria.

O dia de São José, 19 de março, 3ª domingo, mas a festa litúrgica será celebrada no dia 20 de março, 2ª feira, por ser domingo de Quaresma. Pode-se entregar presentes no dia 19, pois a presença é o que mais importa.

A festa de São Bento que iniciamos a preparação no domingo 12 de março com a procissão dos passos, 10h, pelas ruas da Vila e as novenas durante a semana, 19h30 e a festa do nosso padroeiro, é feita a 19 de março, domingo de Quaresma. Neste dia continuam os festejos com a semana da freguesia, em que se celebram os 561 anos da freguesia da Ribeira Brava, 21 de março, missa às 11h e comemoração à tarde junto à capela da Apresentação.

Será para todos nós um tempo benéfico de «encontro» e conversão de atitudes que benificiará a todos, numa atitude de escuta como pede o papa Francisco na mensagem da Quaresma.

 

Acontece na Paróquia da Ribeira Brava

 Agenda de Março:

4 – Festa Bem-Aventuranças, 7º ano da Catequese, 17h

5 – Celebração dos Enfermos, missa das 10h. Retiro Leigos Col. Missionário

12-19 – Semana Paroquial de São Bento – Novenas às 19h30

12 – Missa e Procissão dos Passos, 10h. Não há missa às 12h

Encontro Ação Católica Rural no Salão, 15h

18 – Véspera de S. Bento, 19h30

19-Festa de São Bento: Concerto e Missa, 9h30 pelo coro Infantil, SRE.

      Missa e Procissão,16h. Fado no Adro às 19h

20 – Dia de São José. Missa e Procissão, 20h

20 – 26 – Semana da freguesia

21 – Dia de São Bento: Aniversário da Paróquia e da Freguesia, 11h

26 – Celebração Irmãs Apresentação Maria, Madre Rivier, 10h

 

 Visitas do Espírito Santo em 2023

 1º Domingo – 16 de abril

Pico – Tem Festeira

Achada – Tem Festeiro

 

2º Domingo, 23 de abril

Terça, Moreno, Fajã das Flores Pedra Mole – Tem Festeira

Fajã da Ribeira –

Fajã da Ortiga –

 

3º Domingo – 30 de abril

Apresentação –

Vale e Barreiro – Tem Festeira

Murteira –

Cova e Caminho Chão – Tem Festeiro

 

4º Domingo – 7 de Maio

Cruz Banda Além – Tem Festeira

Lombo Cesteiro – Tem Festeiro

 

5º Domingo -14 Maio

Fonte Pinheiro, Cabouco, Cruz e Caldeira

Furna – Tem Festeira

 

6º Domingo – 21 de Maio

Pomar da Rocha –

Muro e Moinhos –

 

7º Domingo – 28 de Maio – Festa do Espírito Santo

Espigão – Tem Festeiro

Vila –

nb. As famílias dos sítios que ainda não têm festeiro, façam o favor de avançarem!

 

Peregrinação Dehoniana a Fátima e passeio pelas Beiras de 3 a 9 de junho. Inscrições na Bravatour

 

Mesa da Palavra: II Domingo da Quaresma ANo A

1ª Leitura: Gn, 12, 1-4 – O Senhor disse a Abrão: «Deixa a tua terra, a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te indicar. Farei de ti um grande povo, abençoar-te-ei, engrandecerei o teu nome e serás uma fonte de bênçãos. Abençoarei aqueles que te abençoarem, e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem. E todas as famílias da Terra serão em ti abençoadas.» Abrão partiu como o Senhor lhe dissera, levando consigo Lot. Quando saiu de Haran, Abrão tinha setenta e cinco anos.

Salmo 32 (33): Esperamos, Senhor na vossa misericórdia

2ª Leitura: 2Tim 1, 8-10 – Portanto, não te envergonhes de dar testemunho do Nosso Senhor, nem de eu estar preso por sua causa, mas compartilha o meu sofrimento pelo Evangelho, apoiado na força de Deus. Ele salvou-nos e chamou-nos, por santo chamamento, não em atenção às nossas obras, mas segundo o seu próprio desígnio e a graça a nós concedida em Cristo Jesus, antes dos séculos eternos, e agora revelada na manifestação do nosso Salvador, Cristo Jesus, que destruiu a morte e irradiou vida e imortalidade, por meio do Evangelho.

Evangelho: Mt 17, 1-9 – Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e seu irmão João, e levou-os, só a eles, a um alto monte. Transfigurou-se diante deles: o seu rosto resplandeceu como o Sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. Nisto, apareceram Moisés e Elias a conversar com Ele. Tomando a palavra, Pedro disse a Jesus: «Senhor, é bom estarmos aqui; se quiseres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias.» Ainda ele estava a falar, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra, e uma voz dizia da nuvem: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus o meu encanto; escutai-o.» Ao ouvirem isto, os discípulos caíram com a face por terra, muito assustados. Aproximando-se deles, Jesus tocou-lhes, dizendo: «Levantai-vos e não tenhais medo.» Erguendo os olhos, os discípulos apenas viram Jesus e mais ninguém. Enquanto desciam do monte, Jesus ordenou-lhes: «Não conteis a ninguém o que acabastes de ver, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos.»

Oração a São José – Papa Francisco

Senhor, Jesus, por quem José abraçou sonhos maiores que os medos. Peço-Te uma capacidade de sonhar como a de José e de Maria. Ensina-me a sonhar livremente, confiado apenas nos sonhos do Pai. Vence em mim as inseguranças e bloqueios, que me impeçam de abraçar os sonhos que nascem do Coração de Deus. Concede à Tua Igreja, corações disponíveis para viver um sonho, que é maior que nós. Ensina-me, Senhor Jesus, a fazer meus os sonhos que são Teus. São José, homem capaz de sonhar a vocação, rogai por nós.