Quaresma
Estamos a realizar a caminhada quaresmal em tempo de quarentena e nos quarenta e tais dias da Quaresma (4ª feira de Cinzas à manhã da 5ª feira santa) em tempo de pandemia e de confinamento, nos leve a olhar o interior, ao rasgar do coração e não das vestes, como proferia Joel na 4ª feira de Cinzas. No interior da casa e de cada um ressoa o alerta de Deus para nos renovarmos segundo o Espírito Santo de Deus. A Igreja propõe neste tempo aos cristãos caminhos, ati-tudes e práticas para chegarmos à festa da Páscoa. Destaco algumas:
Renúncia Quaresmal – atitude de caridade e partilha que deve ser fruto da renúncia pessoal e não do dar por dar. Claro está a conversão e a penitência, a ascese e o jejum, a penitência e a oração mais intensa, ler e rezar e meditar a Palavra de Deus, dando assim lugar ao encontro pessoal com Deus e enfase no sacramento da Reconciliação. Ganha sentido a esmola que brota do coração cheio de Deus. A Renúncia e a Via Sacra nas sextas feiras da Quaresma propiciam e ajudam a abrimos o coração ao próximo nas suas fragilidades: o que fazemos ao próximo, fazê-lo a Deus que dá a recompensa.
Queira Deus que a situação vivida no mundo nos faça viver em paz e harmonia (natureza e pessoas) no respeito e no cuidado de todos! Boa Quaresma!
ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA
1. Agenda de março
14-21 – Semana de São Bento
14-19 – Novena/Missa em honra de São Bento, 8h
19 – S. José-Dia do Pai- Discípulos do Mestre (8h, 17h)
20 – Véspera de São Bento, 16h30
21 – Festa S. Bento, 12h
26 – Sexta feira da Quaresma: 8h e 17h (Via Sacra)
2. Preparação para o Crisma:
Domingo 14 de março com a missa das 10h para os jovens do 10º ano. Obrigatório o uso de máscara!
3. Ano especial para diversas celebrações:
Laudate Si: 24 de maio de 2020 a 24 de maio de 2021.
Ano de São José – 8 dezembro 2020 a 8 dezembro 2021
Ano da Família- 19 de março a julho de 2021
4. Semanas de atualização de Clero, Leigos e Consagrados on line de 15 a 19 de março, 21h.
5. A Oração do Papa Francisco a São José
Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho; em vós, Maria depositou a sua confiança;
Convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
E guia-nos no caminho do céu . E guia-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem e defendei-nos de todo o mal. Ámen.
Mesa da Palavra
Evangelho Domingo 7 março: Jo 2, 13-25 – Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. 14 Encontrou no templo os vendedores de bois, ovelhas e pombas, e os cambistas nos seus postos. 15 Então, fazendo um açoite de cordas, expulsou-os a todos do templo com as ovelhas e os bois, espalhou as moedas dos cambistas pelo chão e derrubou-lhes as mesas; 16 e aos que vendiam pombas, disse-lhes: «Tirai isso daqui. Não façais da casa de meu Pai uma feira.» 17 Os seus discípulos lembraram-se que está escrito: O zelo da tua casa me devora. 18 Então os judeus intervieram e perguntaram-lhe: «Que sinal nos dás de poderes fazer isto?» 19 Declarou-lhes Jesus, em resposta: «Destruí este templo, e em três dias Eu o levantarei!» 20 Replicaram então os judeus: «Quarenta e seis anos levou este templo a construir, e Tu vais levantá-lo em três dias?» 21 Ele, porém, falava do templo que é o seu corpo. 22 Por isso, quando Jesus ressuscitou dos mortos, os seus discípulos recordaram-se de que Ele o tinha dito e creram na Escritura e nas palavras que tinha proferido. 23 Enquanto Ele estava em Jerusalém, durante as festas da Páscoa, muitos creram nele ao verem os sinais miraculosos que realizava. 24 Mas Jesus não se fiava deles, porque os conhecia a todos 25 e não precisava de que ninguém o elucidasse acerca das pessoas, pois sabia o que há dentro delas.
Evangelho Domingo 14 março: Jo 3, 14-21 – Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do Homem seja levantado ao alto, 15 a fim de que todo o que crê nele tenha a vida eterna. 16 Tanto amou Deus o mundo, que lhe entregou o seu Filho Unigénito, a fim de que todo o que crê nele não se perca, mas tenha a vida eterna. 17 De facto, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. 18 Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no Filho Unigénito de Deus. 19 E a condenação está nisto: a Luz veio ao mundo, e os homens preferiram as trevas à Luz, porque as suas obras eram más. 20 De facto, quem pratica o mal odeia a Luz e não se aproxima da Luz para que as suas ações não sejam desmascaradas. 21 Mas quem pratica a verdade aproxima-se da Luz, de modo a tornar-se claro que os seus catos são feitos segundo Deus.»
Evangelho Domingo 21 março: Jo 12,20-33 – Entre os que tinham subido a Jerusalém à Festa para a adoração, havia alguns gregos. 21 Estes foram ter com Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e pediam-lhe: «Senhor, nós queremos ver Jesus!» 22 Filipe foi dizer isto a André; André e Filipe foram dizê-lo a Jesus. 23 Jesus respondeu-lhes: «Chegou a hora de se revelar a glória do Filho do Homem. 24 Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto. 25 Quem se ama a si mesmo, perde-se; quem se despreza a si mesmo neste mundo, assegura para si a vida eterna. 26 Se alguém me serve, que me siga, e onde Eu estiver, aí estará também o meu servo. Se alguém me servir, o Pai há-de honrá-lo. 27 Agora a minha alma está perturbada. E que hei-de Eu dizer? Pai, livra-me desta hora? Mas precisamente para esta hora é que Eu vim! 28 Pai, manifesta a tua glória!» Veio, então, uma voz do Céu: «Já a manifestei e voltarei a manifestá-la!» 29 Entre as pessoas presentes, que escutaram, uns diziam que tinha sido um trovão; outros diziam: «Foi um Anjo que lhe falou!» 30 Jesus afirmou: «Esta voz não veio por causa de mim, mas por amor de vós. 31 Agora é o julgamento deste mundo; agora é que o dominador deste mundo vai ser lançado fora. 32 E Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim.» 33 Dizia isto dando a entender de que espécie de morte havia de morrer.