“Ano em Escolha da Vida”
O Espírito Santo faz-nos testemunhas de Cristo
“Pôs os olhos na Humildade da sua serva”
O Programa Pastoral da Paróquia da Ribeira Brava para o Ano Pastoral de 2023 tem como tema: “Ano em Escolha da Vida”. O programa procura traduzir a comunhão com a diocese e com os Dehonianos com cuidado pastoral nestas paróquias. Neste ano temos a efeméride dos 40 anos de presença SCJ (24.09.1983). Fazemos caminhada sinodal com a diocese e com a província SCJ:“ Faze-te ao Largo (Lc 5,1-11), ainda em celebração dos 75 anos da chegada a Portugal a 27.12.1947 e aportando na Madeira a 17.01.1948. Fazer-se ao largo com os jovens, preparando o feito marcante para todos neste ano: As Jornadas Mundiais da Juventude em Lisboa de 1 a 6 de agosto com o Papa Francisco. Procuraremos acolher jovens de outras latitudes e enviar os nossos ao encontro de outros na celebração da vida juvenil das JMJ. Para nós será um ano cuja vivência do Espírito Santo deixe marca positiva na paróquia e nas famílias, desejando que todos os sítios recebam as visitas. e como tal queremos que sejam encontro de famílias.
A Eucaristia e a Adoração são um autêntico serviço de Igreja e alimento da vida cristã. (cf. Cnst.31) Os jovens do crisma têm na paróquia lugar próprio, queiram eles fazer experiência de Deus e queiram receber a marca de Deus no sacramento do Crisma. Sejam ajudados nesta descoberta pelas famílias e ponham empenho na preparação. Os padrinhos não sejam estorvo, sejam conscientes da sua missão e da ajuda que prestam aos jovens. Será facilitada a oportunidade de viverem as JMJ como autêntica rampa da vida, sonhos e ideais inerentes à idade. O encontro em comunidade: missa e celebrações, seja o descobrir da beleza de ser e viver em Igreja. A descoberta do Amor de Deus no Coração de Jesus é o testemunho na construção da civilização do amor! (Cnst.4).
O “Orat et Labora” de São Bento, nosso padroeiro, inspira o ideário de todos nós e assim vivermos unidos e reunidos. Aprofundámo-lo na Liturgia, na Palavra de Deus, nos Sacramentos e na Caridade. Em união à Igreja local e universal realizamos neste local o ser Igreja: catequese, escola, família, paróquia e outros são lugares da formação cristã Queremos caminharmos juntos e reunir-nos em assembleia de Povo de Deus convocada pelo Senhor Jesus na força do Espírito Santo no anúncio do Evangelho. (Cf., Comissão Teológica Internacional, Sinodalidade na vida e Missão da Igreja).
As redes sociais trazem até nós expressões de fé nunca vistas. Haja tempo também para viver as novas presenças e mediações humanas de Deus. As JMJ de Lisboa hão-de ser para os jovens uma descoberta vocacional. Contamos com o Colégio Missionário e a Diocese na Pastoral Juvenil Vocacional. Os pais e os avós continuem a “ensinar a reza”, são os primeiros catequistas e a paróquia fará o possível para proporcionar encontros de catequese com a periocidade escolhida pelas catequistas para os seus grupos. Dizemos aos Jovens que acreditem num futuro com esperança. Cultivemos a consciência de “cuidadores” uns dos outros, cujo teste é a caridade. Sugiro a leitura do Livro dos Atos dos Apóstolos neste ano dedicado ao Espírito Santo.
Os movimentos paroquiais devem de reinventar-se, a fim de trazerem novo vigor à paróquia. Celebramos os tempos festivos: S. Bento, S. Pedro, Apresentação, Conceição, Sª da Saúde, Semana Santa, Páscoa, Espírito Santo e Natal.
Agradecemos a Deus a presença dos 75 anos dos SCJ em Portugal e dos 40 anos na Ribeira Brava. A colaboração de todos é fundamental no apoio às diversas missões. São Bento nos ajude e o Coração de Jesus nos escute para termos a ousadia de “Lançar as redes ao Largo”.