PROGRAMA PASTORAL PAROQUIAL DA RIBEIRA BRAVA DE 2022
“Ano em Caminho Sinodal Rumo às JMJ”
O Programa Pastoral da Paróquia da Ribeira Brava para o Ano Pastoral de 2022 tem como tema: “Ano em Caminho Sinodal Rumo às JMJ”. Este programa procura traduzir a comunhão com a diocese e com os Dehonianos em que os párocos são seus membros. Na Ribeira Brava vão a caminho 39 anos de presença SCJ (24.9.83). O programa da diocese faz-se em Caminhada Sinodal e com a província SCJ:“ Faze-te ao Largo (Lc 5,1-11), ainda em celebração dos 75 anos da chegada a Portugal a 27.12.1947 e aportando na Madeira a 17.01.1948. Juntos viveremos a Eucaristia e a Adoração na senda do Pe. Dehon em autêntico serviço de Igreja (Cnst.31) e vivendo a Eucaristia como uma missa permanente (Cnst.5). Os membros devem ser profetas do amor e servidores da reconciliação (Cnst. 7). Vivendo o Amor de Deus no Coração de Jesus procuramos levá-lo aos homens para construirmos a civilização do amor! (Cnst.4).
São Bento, nosso padroeiro, dá-nos o ideário da sinodalidade: Orat et Labora e a Comunidade. É o modo de vivermos unidos e reunidos. Aprofundámo-lo na Liturgia, na Palavra de Deus, nos Sacramentos e na Caridade. Em união à Igreja local e universal temos na comunidade paroquial a melhor realização e tradução desta dimensão eclesial. Os lugares de formação estão na catequese, na escola, na família, na paróquia e nas instituições. Trata-se de caminharmos juntos e de reunir-nos em assembleia do povo de Deus convocada pelo Senhor Jesus na força do Espírito Santo no anúncio do Evangelho. (Cf., Comissão Teológica Internacional, Sinodalidade na vida e Missão da Igreja).
As famílias e a comunidade paroquial são lugares expressivos da fé. As redes sociais trazem até nós expressões de fé como nunca vistas. Tenhamos tempo também para viver as novas presenças de Deus. No próximo ano dão-se as JMJ em Lisboa. Os jovens são chamados à preparação deste encontro nos modos possíveis a fim de saborearem entre nós este acontecimento mundial dos jovens. Contamos com a Diocese e a Pastoral Juvenil Vocacional scj. Os pais e os avós devem “ensinar a reza”, são os primeiros catequistas e a paróquia fará o possível para proporcionar encontros de catequese dentro da situação pandémica que ainda vivemos. Dizemos aos
Jovens que acreditem num futuro com esperança. Acompanhamos a situação pandémica próximos de todos: na caridade, na oração, na celebração e nas vivências. Somos “cuidadores” uns dos outros. O melhor ‘teste’ é a caridade Juntos ultrapassamos melhor as dificuldades da pandemia. Sugiro a leitura do Livro de Tobias que certamente nos ajudará a “cuidar/olhar ” a vida com outros olhos.
Os movimentos paroquiais precisam de reinventar-se, dando novo vigor e nova presença na paróquia e para lá das festas. Viveremos os tempos festivos: S. Bento, S. Pedro, Apresentação, Conceição, Sª da Saúde, Semana Santa, Páscoa, Espírito Santo, Natal e outros, tendo em atenção o cumprimento das normas da saúde. É importante e bom alegrar o coração e a vida.
Estamos em comunhão com a Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, dando graças a Deus pelo dom do Pe. Dehon à Igreja. Unimo-nos aos SCJ que exercem o ministério nesta zona ou noutras, missionários e colaboradores, amigos e benfeitores, instituições e empresas, fazendo do Coração de Jesus Cristo o centro da nossa vida. As vocações são sempre um desafio permanente e constante. Precisam-se sacerdotes e missionários. São Bento nos ajude e o Coração de Jesus nos escute para termos a ousadia de “Lançar as redes ao Largo”.