“Precisam-se testemunhas! “

     As leituras deste domingo fazem pensar com os meus botões quão é difícil e tão entusiasmante estas coisas de Deus, digo-o em relação à vida e à da vocação, pelo que gera de bom e de doloroso aos. É verdade que Jesus prometeu 100% nesta terra e o céu, juntamente com perseguições, mas sofrer por manias de “cristãos católicos apostólicos romanos” é bem triste, sabendo que estes nem querem ouvir falar disso em casa e para a família nem pensar! São estes ainda que sabem pedir favores aos padres. Isto não é novidade. É aquela “fezada” explicada em tradições e santinhos, cuja pessoa não muda nada, a não ser ensinar e dar sermões ao padre e como fazer isto ou aquilo e ainda como ser padre!…

São Paulo recomenda-nos na 2ª leitura: deixai-vos transformar, adquirindo uma nova mentalidade,   para poderdes discernir qual é a vontade de Deus!” Eis o busílis do apelo evangélico-Conversão! Na questão prática está todo o empenho e o testemunho de vida, como Jeremias na 1a leitura: “Seduziste-me, Senhor, e eu me deixei seduzir! Tu me dominaste e venceste. Sou objeto de contínua irrisão, e todos escarnecem de mim”. Paulo afirma noutro lugar: “em tudo isto somos vencedores graças Àquele que nos amou, Cristo-Jesus”. Testemunhas precisam-se e bem dispensamos ‘criticões’  Haja Deus!

 

Mesa da Palavra –  Domingo XXII Comum –  Ano A

1ª Leitura: Jer 20, 7-9 – Seduziste-me, Senhor, e eu me deixei seduzir! Tu me dominaste e venceste. Sou objecto de contínua irrisão, e todos escarnecem de mim. Todas as vezes que falo é para proclamar: «Violência! Opressão!» A palavra do Senhor tornou-se para mim motivo de insultos e escárnios, dia após dia. A mim mesmo dizia: «Não pensarei nele mais! Não falarei mais em seu nome!» Mas, no meu coração, a sua palavra era um fogo devorador, encerrado nos meus ossos. Esforçava-me por contê-lo, mas não podia.

Salmo: Felizes os que esperam no Senhor

2ª Leitura: Rom 12, 1-2 – Por isso, vos exorto, irmãos, pela misericórdia de Deus, a que ofereçais os vossos corpos como sacrifício vivo, santo, agradável a Deus. Será este o vosso verdadeiro culto, o espiritual. Não vos acomodeis a este mundo. Pelo contrário, deixai-vos transformar, adquirindo uma nova mentalidade, para poderdes discernir qual é a vontade de Deus: o que é bem, o que lhe é agradável, o que é perfeito.

Evangelho: Mt 16, 21-27 – A partir desse momento, Jesus Cristo começou a fazer ver aos seus discípulos que tinha de ir a Jerusalém e sofrer muito, da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos doutores da Lei, ser morto e, ao terceiro dia, ressuscitar. Tomando-o de parte, Pedro começou a repreendê–lo, dizendo: «Deus te livre, Senhor! Isso nunca te há-de acontecer!» 23 Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: «Afasta-te, Sata-nás! Tu és para mim um estorvo, porque os teus pensamentos não são os de Deus, mas os dos homens!»  Jesus disse, então, aos discípulos: «Se alguém quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. 2Quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por minha causa, há-de encontrá-la. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida? Ou que poderá dar o homem em troca da sua vida? Porque o Filho do Homem há-de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um conforme o seu procedimento.

 

Acontece na Paróquia da Ribeira Brava

  1. As catequistas devem proceder à entrega dos materiais da catequese na paróquia para procedermos ao fecho do ano da catequese. Obrigado

      2..Inscrições na catequese para o 1º ano podem ser feitas no horário do escritório e ao fim de semana após as missas. Trazer ssf. a cédula de Vida Cristã. Os outros anos não necessitam de inscrição.

      4. lamparinas novas na igreja foram colocadas nesta semana para os lampandários que não tinham e mandadas fazer de propósito para respeitar a traça das existentes.

        5. Ano especial da Laudate Si: 2020-2021: 24 de maio 2020 a 24 maio de 2021. “Convido todas as pessoas de boa vontade para aderirem ao cuidado da nossa casa comum e dos nossos irmãos e irmãs mais  frágeis. (Papa Francisco, 24 de maio de 2020)

 

A ORAÇÃO do Papa Francisco: (ano da Laudate SI)

 Deus de amor, criador do céu,

da terra e de tudo o que neles existe,

abre as nossas mentes e toca os nossos corações,

para que possamos fazer parte do teu dom da criação.

Nestes tempos difíceis, mostra-te presente aos necessitados,

especialmente os mais pobres e os mais vulneráveis.

Ajuda-nos a mostrar a nossa solidariedade criativa

ao enfrentar as consequências desta pandemia global.

Torna-nos corajosos para aceitar as mudanças que procuram o bem comum. Que agora, mais que nunca, possamos sentir

que estamos todos unidos e que dependemos uns dos outros.

Faz com que possamos ouvir e responder ao grito da terra e ao grito dos pobres. Que os sofrimentos atuais possam ser as dores do parto de um mundo mais fraterno e sustentável.

Sob o olhar amoroso de Maria Auxiliadora, Te pedimos por Cristo, Nosso Senhor. Ámen.