«Pentecostes, a Festa do Espírito Santo…»

Após estas sete semanas das visitas do Espírito Santo aos sítios e às casas que quiseram abrir as portas para fazer-se a tal  “visita tão bela” vimos à igreja para visitar” o Espírito no altar” e fazermos a Festa do Espírito, como outrora no Pentecostes em Jerusalém, terminando assim o perídio pascal e o tempo das visitas. Tivemos muitas lições de alegria, de contentamento e generosidade, quer dos festeiros, quer das famílias nas suas casas. Há mais para vivenciar do que para explicar. O Espírito  ensine o muito que temos de aprender sobre o Pai e o Filho ou seja a Verdade total (Deus), Ele gerador de vida e de comunhão, santificador dos cristãos e edificador da Igreja.

Sabemos que o Espírito está no começo de tudo: Igreja e Sacramentos. Deus opera no mundo como afirmava S. Irineu de Lião pelas suas duas mãos: o Filho e o Espírito Santo. Tudo faz para o bem e a santificação de todos como nos recorda S. Paulo: “A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, para proveito comum” (2ª Leitura). Jesus dá o Espírito na Ressurreição como num sopro à semelhança da humanidade : soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo (Evangelho) e ainda: “ressoou, vindo do céu, um som comparável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde eles se encontravam” (1ª Leitura). São imagens que nos transportam à realidade do Espírito Santo e da sua presença nas pessoas e nas comunidades. Deixemo-nos envolver pelo sopro divino de modo a transformar-nos em criaturas novas.

Nesta realidade espiritual e humana temos connosco a Virgem Maria, Aquela que se deixou inspirar no seu cântico de louvor e nos anima como outrora aos discípulos na Igreja nascente. Neste ano missionário queiramos abrir o coração ao Espírito de Deus de modo que sejamos profetas do amor e servidores da reconciliação(Pe. Dehon). Bom Pentecostes!

Mesa da Palavra – Pentecostes – Ano C

1ª Leitura: Act 2,1-11 – Quando chegou o dia do Pentecostes, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar. 2 De repente, ressoou, vindo do céu, um som comparável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde eles se encontravam. 3 Viram então aparecer umas línguas, à maneira de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios de Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes inspirava que se exprimissem. 5 Ora, residiam em Jerusalém judeus piedosos provenientes de todas as nações que há debaixo do céu. 6 Ao ouvir aquele ruído, a multidão reuniu-se e ficou estupefacta, pois cada um os ouvia falar na sua própria língua. 7 Atónitos e maravilhados, diziam : «Mas esses que estão a falar não são todos galileus? 8 Que se passa, então, para que cada um de nós os oiça falar na nossa língua materna? 9 Partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10 da Frígia e da Panfília, do Egipto e das regiões da Líbia cirenaica, colonos de Roma, 11 judeus e prosélitos, cretenses e árabes ouvimo-los anunciar, nas nossas línguas, as maravilhas de Deus!»

2ª Leitura: 1 Cor 12, 3-7 – 3 Por isso, quero que saibais que ninguém, falando sob a Acão do Espírito de Deus, pode dizer: «Jesus seja anátema»; e ninguém pode dizer: «Jesus é Senhor», a não ser pelo Espírito Santo. 4 Há, contudo, diversidade de dons, mas um mesmo Espírito; 5 diversidade de serviços, mas um mesmo Senhor; 6 diversidade de funções, mas um mesmo Deus, que realiza tudo em todos. 7 A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, para proveito comum.

Evangelho: Jo 20, 19-23 – Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, com medo das autoridades judaicas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse-lhes: «A paz seja convosco!» 20 Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o peito. Os discípulos encheram-se de alegria por verem o Senhor. 21 E Ele voltou a dizer-lhes: «A paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós.» 22 Em seguida, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo. 23 Àqueles a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ficarão retidos.»

AGENDA DA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA EM JUNHO

. Visitas do Espirito Santo em 2019

7ª Visita do Espírito Santo, Pentecostes, Domingo, 09 de Junho

→ Vila – Tem Festeiros (2 grupos) – Fim.

②. Encontro Diocesano de Catequistas  a 10 de junho no Monte. As catequistas inscrevam-se sff.

. devoção do Coração de Jesus a celebrar de 24 a 27 de junho, às 19h30: terço e missa.

④. Passeio: Centro de Portugal e Estremadura Espanhola de 23 a 29 de agosto. Inscrições na BravaTour em Regime de Pensão completa mais voo. Custo p/p, 1.180,00€

AGENDA PARA JUNHO

1. 09. Pentecostes. Festa do Espírito Santo às 10h
  2. 15. Caminhada (5º ano), 9h30. Primeira Comunhão(3º ano), 17h
  3. 16. Profissão de Fé, 11h30

24-27 – Preparação da Festa do Coração Jesus e da Festa de S. Pedro, 19h30: Terço e missa.

1. 28. Coração de Jesus, 8h. Véspera de São Pedro, 21h
  2. 29. Festa de São Pedro, 16h
  3. 30. Missas às 10h e 17h30 (não há às 7h e 8h30)
  4. Preparando já o S. Pedro, lembro o barco da banda de além(Achada, etc…) para se fazer e a Charola da Fajã da Ribeira. O entusiasmo e a colaboração de todos são necessários!

. oração Missionária – Ano missionário 2018/2019

«Senhor Jesus, desperta em nós um olhar missionário,

ajuda-nos a escutar o coração do outro, e a ver

o Teu rosto nos irmãos. Ajuda-nos a ser audazes

afastando-nos dos nossos medos e preconceitos.

Queremos, como Tu, viver a linguagem do amor

e servir mais do que ser servidos

Só Tu és o Caminho, dá-nos a coragem de Te seguir

e de Ser Igreja  missionária aonde nos levares.

Aqui estamos Senhor, porque acreditamos

Que Ser cristão é Ser missão! Ámen.»