«Páscoa!…»
Estamos no Domingo de Páscoa, dia da Ressurreição de Jesus de entre os mortos. Este dia é de festa para todos os cristãos, pois foi no Domingo, o primeiro dia da semana que Jesus ressuscitou e por isso o domingo é para nós o dia de descanso, dia festivo e dia dos cristãos celebrarem juntos a fé na ressurreição. A Páscoa é a festa religiosa mais importante para os judeus e para os cristãos e nela temos o vértice do ano cristão. Celebrada como festa agrícola das primeiras colheitas, ázimos, e pastoral, sacrifício dos primogénitos do rebanho na lua cheia da primavera, no dia 14 de Nisan no quadro la libertação do Egito. Para os cristãos a Páscoa significa a passagem de Cristo, Novo Cordeiro pascal para o Pai, passagem da morte à vida, ressuscitou. Este dia é precedido da Vigília Pascal onde é lembrado o mistério da salvação desde a criação à ressurreição. Nela temos a bênção do lume novo, a renovação das promessas batismais, bênção da água para os Batismos e anúncio solene da Páscoa. É a partir deste dia que começam as visitas pascias, visitas do Espírito Santo, aos sítios e às famílias que queiram abrir as suas casas para as receber. Os festeiros e as saloias levam a alegria da Ressurreição com maior expressão no canto das saloias
Pelos relatos dos Evangelhos da manhã de Páscoa acerca da ressurreição de Jesus vemos a dificuldade que foi para os discípulos acreditarem que Jesus estava vivo. Mesmo Jesus a falar com as mulheres e com eles não foi à primeira vista. Apesar dos testemunhos de alguns deles e das mulheres chamadas a anunciar que Ele estava vivo e ia para a Galileia, onde o veriam. Na tarde de Páscoa Jesus acompanha os discípulos de Emaús, que só o reconhecem à mesa ao partir do pão. O facto de os discípulos verem o Senhor não foi prova suficiente para toparem que era Jesus Ressuscitado como Ele havia dito. Seria entregue às mãos dos homens e passados 3 dias levantava o seu templo. É um dom dado pelo Senhor a quem acredita, tem fé e feita a experiência do encontro com o Senhor da Ressurreição não pode calar o que viu e ouviu – testemunha que o Senhor está vivo, ergueu-se de entre os mortos.Todos sabemos das aparições de Jesus aos discípulos e ainda assim houve quem não acreditasse. Ele nos dê o dom da fé: Eu creio Senhor! Feliz Páscoa.
MESA DA PALAVRA – PÁSCOA – ANO B
1ª Leitura: Act 10, 34.37-43 – Então, Pedro tomou a palavra e disse: «Reconheço, na verdade, que Deus não faz aceção de pessoas, Sabeis o que ocorreu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo que João pregou: 38 como Deus ungiu com o Espírito Santo e com o poder a Jesus de Nazaré, o qual andou de lugar em lugar, fazendo o bem e curando todos os que eram oprimidos pelo Maligno, porque Deus estava com Ele. 39 E nós somos testemunhas do que Ele fez no país dos judeus e em Jerusalém. A Ele, que mataram, suspendendo-o de um madeiro, 40 Deus ressuscitou-o, ao terceiro dia, e permitiu-lhe manifestar-se, 41 não a todo o povo, mas às testemunhas anteriormente designadas por Deus, a nós que comemos e bebemos com Ele, depois da sua ressurreição dos mortos. 42 E mandou-nos pregar ao povo e confirmar que Ele é que foi constituído por Deus Juiz dos vivos e dos mortos. 43 É dele que todos os profetas dão testemunho: Quem acredita nele recebe, pelo seu nome, a remissão dos pecados.»
Sl 117(118): Este é o dia que o Senhor fez: exultemos e cantemos de alegria
2ª Leitura: Col 3, 1-4 – Portanto, já que ressuscitastes com Cristo, procurai as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus. 2 Aspirai às coisas do alto e não às coisas da terra. 3 Vós morrestes e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. 4 Quando Cristo, a vossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com Ele em glória.
Evangelho: Jo 20, 1-9 – No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo logo de manhã, ainda escuro, e viu retirada a pedra que o tapava. 2 Correndo, foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, o querido de Jesus, e disse-lhes: «O Senhor foi levado do túmulo e não sabemos onde o puseram.» 3 Pedro saiu com o outro discípulo e foram ao túmulo. 4 Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo correu mais do que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5 Inclinou-se para observar e reparou que os panos de linho estavam espalmados no chão, mas não entrou. 6 Entretanto, chegou também Simão Pedro, que o seguira. Entrou no túmulo e ficou admirado ao ver os panos de linho espalmados no chão, 7 ao passo que o lenço que tivera em volta da cabeça não estava espalmado no chão juntamente com os panos de linho, mas de outro modo, enrolado noutra posição. 8 Então, entrou também o outro discípulo, o que tinha chegado primeiro ao túmulo. Viu e começou a crer, 9 pois ainda não tinham entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos.
ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA
1. Agenda de Março de 2024
28 – 5ª feira Santa: Ceia do Senhor e Lava-Pés, 20h
29 – 6ª feira Santa: Laudes,9h. Paixão/Enterro Senhor,18h
30 – Sábado Santo: Laudes, 9h. Vigília Pascal, 21h
31 – Domingo de Páscoa: Missa e Procissão, 10h. NÂO HÁ OUTRAS CELEBRAÇÕES NESTE DIA.
2. Visitas do Espírito Santo de 2024
7 de Abril:
Achada – Tem Festeiro
Pico – Não Tem Festeiro
Cova e Caminho Chão – Tem Festeiro
14 de Abril:
Apresentação – Tem Festeiro
Vale e Barreiro – Tem Festeiro
Meia Légua – Não Tem Festeiro
21 de Abril:
Fajã Ortiga – Tem Festeiro
Fajã da Ribeira – Não tem Festeiro
28 de Abril:
Terça, Moreno, Fajã Flores, Pedra Mole – Não tem Festeiro
Cabouco, Cruz e Caldeira, Fonte Pinheiro – Não Tem Festeiro
Furna – Não tem Festeiro
5 Maio:
Lombo Cesteiro – Tem Festeiro
Murteira – Não tem Festeiro
Espigão – Tem Festeiro
12 Maio:
Pomar da Rocha – Tem Festeiro
Muro e Moinhos – Não Tem Festeiro (2 grupos)
19 Maio: Vila
Tem Festeiro (2 grupos)
Cruz Banda Além – Tem Festeiro NB. Aguardam-se festeiros.
NB.. Mudança de hora. Na noite de sábado os relógios avançam 1h. As missas mantém-se nas horas habituais.
NB. A Renúncia Quaresmal é para os cristãos da Palestina. Queiram participar. Obrigado desde já.