«Outubro: Mês do Rosário e das Missões!…»
Continuamos a vivência do mês das Missões e da celebração do Centenário das Aparições da Virgem em Fátima aos três pastorinhos de Aljustrel: Lúcia, Francisco e Jacinta. A Virgem lança àquelas crianças um convite de confiança: “Não temais!..Em outubro direi quem sou e farei um milagre para que acreditem” (cf. Memórias de Lúcia). Sem dúvida que a Senhora encantou as crianças e as impressionou profundamente, pois era uma “Senhora tão bela” no dizer de Jacinta. Não admira que fizessem tudo o que estava ao seu alcance para responderem aos pedidos da Mãe do céu. Hoje muitos das nossas capelas e igrejas estão-Lhe dedicadas ou têm um altar. Desde os primórdios da nacionalidade que somos conhecidos como a “terra de Santa Maria” em virtude das muitas invocações à Virgem Maria e certamente permanecerá, como tal.
Neste domingo a Igreja celebra o Dia Mundial das Missões. O Papa Francisco emitiu uma mensagem para este dia: “A missão no coração da fé cristã”. Começa por afirmar que o “Dia mundial das Missões concentra-nos na pessoa de Jesus, «o primeiro evangelizador” (Paulo VI). A missão da Igreja está fundada sobre o poder transformador do Evangelho, que se manifesta como culto em espírito e verdade, vida animada pelo Espírito, à imitação de Jesus para glória de Deus. A missão da Igreja é apresentar Cristo, que continua a missão de Bom Samaritano, cura as feridas, é Bom Pastor. Esta missão é inspirada pela espiritualidade de êxodo contínuo: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar as periferias que precisam da luz do Evangelho. Os jovens são a esperança da missão. Jesus continua a fascinar muitos jovens. A missão faz-se inspirando-nos em Maria, Mãe da Evangelização. Que a Virgem nos ajude a dizer sim à urgência de fazer ressoar a Boa Nova no nosso tempo e ajude a obtermos uma santa ousadia de procurar novos caminhos para que a todos chegue o dom da salvação.
Registo tópicos para que agucem a leitura da mensagem e rezemos pelos missionários, em particular, os que conhecemos e neles vejamos o rosto dos que já estão há muito tempo numa Igreja em saída. Maria nos conceda vocações missionárias!
ACONTECE NA PARÓQUIA
❶. catequistas, agradeço a disponibilidade de mais 1 catequista que faltava para um grupo do 6º ano. A catequese deste grupo é dada por enquanto à 4ª feira, às 18h30. Como os grupos são grandes é conveniente que os pais estejam de modo rotativo com as catequistas!
❷. Mudança hora inverno de 28/29 Outubro com atraso de 1h nos relógios. A partir do domingo a missa da tarde é às 17h. No horário de inverno as missas da tarde ao sábado e ao domingo passam para as 17H.
❸. Agenda de Outubro temos a destacar o Domingo, 22 – Dia Mundial das Missões. O ofertório deste fim de semana destina-se para as missões.
❹. celebrações nos Santos e Fiéis defuntos/Almas:
Santos – 01 Novembro: 8H, 10H e 17H ( Feriado e Dia Santo)
Almas – 02 Novembro: 8H, 10H (ida ao cemitério após a missa se o tempo permitir) e 19H, pelos defuntos da paróquia. Os Ofertórios deste dia destinam-se à celebração de missas pelos defuntos da paróquia.
❺. Tempo de meditação
Maria, Tu que escolhestes o Verbo da Vida
na profundidade da Tua fé humilde,
ajuda-nos a dizer SIM à urgência de fazer renovar
a Boa Nova de Jesus no nosso tempo.
Mãe da Evangelização,
movida pelo Espírito, fortalece em nós
o novo ardor de ressuscitados para levar a todos
o Evangelho da Vida que vence a morte.
Intercede por nós, Rainha das Missões,
a fim de podermos ser audazes na procura
de novos caminhos para que chegue a todos
a Salvação do Teu Filho. Ámen.
(Oração Missionária – Obras Missionárias Pontifícias)
MESA DA PALAVRA – ANO A
1ª Leitura: Is 45, 1-6 – Eis o que diz o Senhor a Ciro, seu ungido, a quem tomou pelas mãos: «Vou derrubar as nações diante de ti, desatar o cin- turão dos reis, abrir-te as portas da cidade, sem que nenhuma te seja fechada. Irei diante de ti para te aplanar os caminhos pedregosos, despedaçarei as portas de bronze, quebrarei as portas de ferro. Dar-te-ei tesouros enterrados e riquezas escondidas; para que saibas que Eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo nome. Por amor do meu servo Jacob e de Israel que escolhi, chamei-te pelo teu nome e dei-te um título, embora não me conhecesses. Eu sou o Senhor e não há outro, não existe outro Deus além de mim. Concedo-te a insígnia do poder, embora não me conheças. Assim saberão, do Oriente ao Ocidente, que não há outro fora de mim. Eu é que sou o Senhor. Não há outro.
2ª Leitura: 1 Tes 1, 1-5 – Paulo, Silvano e Timóteo à igreja dos Tessalonicenses em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo. Graça e paz para vós. 2 Damos continuamente graças a Deus por todos vós, recordando-vos nas nossas orações, sem cessar, 3 ao recordar a operatividade da vossa fé, o empenho da vossa caridade e a constância da vossa esperança, que vêm de Nosso Senhor Jesus Cristo, de junto de Deus e nosso Pai. 4 Conchemos bem, irmãos amados de Deus, a vossa eleição, 5 pois o nosso Evangelho não se apresentou a vós apenas como uma simples palavra, mas também com poder e pela Acão abundante do Espírito Santo, conforme sabeis que nos comportámos entre vós, em vosso favor.
Evangelho do XXIX Domingo Comum: Mt 22, 15-21 – Então, os fariseus reuniram-se para combinar como o haviam de surpreender nas suas próprias palavras. 16 Enviaram-lhe os seus discípulos, acompanhados dos partidários de Herodes, a dizer-lhe: «Mestre, sabemos que és sincero e que ensinas o caminho de Deus segundo a verdade, sem te deixares influenciar por ninguém, pois não olhas à condição das pessoas. 17 Diz-nos, portanto, o teu parecer: É lícito ou não pagar o imposto a César?» 18 Mas Jesus, conhecendo-lhes a malícia, retorquiu: «Por que me tentais, hipócritas? 19 Mostrai-me a moeda do imposto.» Eles apresentaram-lhe um denário. 20 Perguntou: «De quem é esta imagem e esta inscrição?» 21 «De César» -responderam. Disse-lhes então: «Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.»