«Os Santos populares …»
Entramos nas festas dos santos populares que alegram e movimentam as gentes. Os santos padroeiros populares dão alegria e festa, como que esquecendo por um pouco as “agruras” que a vida traz a cada um. Nem mais nem menos e assim vamos levando a vida por diante! Aos santos é-lhes atribuída uma função e uma missão e que Deus nos acuda e o santo não nos desampare.
A Santo António sabemos que é casamenteiro e nestes tempos ele bem precisa de cumprir esta missão de arranjar bons casamentos. Este dito é transversal a toda a sociedade, mas na hora da verdade, poucos investem em compromissos definitivos, não há pachorra: “Juntar-se está na moda!…” Neste dias ouvi nos Açores, na ilha de S. Miguel, alguém dizer que era preciso “cuidar do Santo António” nestes dias, porque as casadoiras roubavam o Menino Jesus ao santo e só o entregam quando arranjam namorado. Que violência ao Menino! Imaginem só!.. E ainda dizem que não querem casar!
A São João saltam a fogueira e deitam sortes. Diria que é o santo protetor dos casamentos, embora se fale e cante os divórcios com o tal canto: “graças a Deus…” como pode Deus ter algo com isto?. O santo que Herodes cortou a cabeça porque dizia-lhe: “Não podes ter contigo a mulher do teu irmão” (cf. Lc 14, 1-12). Ai S. João!…
O São Pedro bem casado e com sogra (cf. Lc 8, 14-15), santo dos pescadores e do tempo. Resta saber o que é o bom tempo para a nossa gente: chuva, sol? Adivinhar não é fácil. Importa ver como este santo se deixou levar pelo voz do Mestre, desde a Galileia a Roma onde deu a sua vida. Cada um veja o que os santos lhes dizem hoje e que lições tirar para a vida. As tradições das nossas festas populares bem feitas, são trilhos e luminárias nos caminhos da vida. A todos vós desejo boa festa e bom arraial de São Pedro!
Mesa da Palavra – Ano C |
||
Evangelho do XII domingo comum: Lc 9, 18-24 – Um dia, quando orava em particular, estando com Ele apenas os discípulos, perguntou-lhes: «Quem dizem as multidões que Eu sou?» 19 Responderam-lhe: «João Baptista; outros, Elias; outros, um dos antigos profetas ressuscitado.» 20 Disse-lhes Ele: «E vós, quem dizeis que Eu sou?» Pedro tomou a palavra e respondeu: «O Messias de Deus.» 21 Ele proibiu-lhes formalmente de o dizerem fosse a quem fosse; 22 e acrescentou: «O Filho do Homem tem de sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos doutores da Lei, tem de ser morto e, ao terceiro dia, ressuscitar.» 23 Depois, dirigindo-se a todos, disse: «Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, dia após dia, e siga-me. 24 Pois, quem quiser salvar a sua vida há-de perdê-la; mas, quem perder a sua vida por minha causa há-de salvá-la.
Evangelho Festa S. João Batista: Lc 1, 57-66.80 – Entretanto, chegou o dia em que Isabel devia dar à luz e teve um filho. 58 Os seus vizinhos e parentes, sabendo que o Senhor manifestara nela a sua misericórdia, rejubilaram com ela. 59 Ao oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome do pai, Zacarias. 60 Mas, tomando a palavra, a mãe disse: «Não; há-de chamar-se João.» 61 Disseram-lhe: «Não há ninguém na tua família que tenha esse nome.» 62 Então, por sinais, perguntaram ao pai como queria que ele se chamasse. 63 Pedindo uma placa, o pai escreveu: «O seu nome é João.» E todos se admiraram. 64 Imediatamente a sua boca abriu-se, a língua desprendeu-se-lhe e começou a falar, bendizendo a Deus. 65 O temor apoderou-se de todos os seus vizinhos, e por toda a montanha da Judeia se divulgaram aqueles factos. 66 Quantos os ouviam retinham-nos na memória e diziam para si próprios: «Quem virá a ser este menino?» Na verdade, a mão do Senhor estava com ele. 80 Entretanto, o menino crescia, o seu espírito robustecia-se, e vivia em lugares desertos até ao dia da sua apresentação a Israel. |
ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA
①. agenda de junho,
24-27, 2ª feira a 6ª feira – Preparação da Festa do Coração Jesus e da Festa de S. Pedro, 19h30: Terço e missa.
- 6ª– feira – Coração de Jesus, 8h
VÉSPERA DE S. PEDRO
- 6ª feira:
Romagens, (lados Avé Maria), 14h
Barco, (lados da Achada), 17h
Charola, Fajã da Ribeira, 19h
Novena da Festa de São Pedro, 21h
Marchas e Animação, 22h
FESTA DE SÃO PEDRO
29.sábado – Missa e Procissão, 16h-Preside o Sr Bispo D. Nuno
Animação no adro após a procissão
30.domingo – Missas às 10h e 17h30 (não há às 7h e 8h30)
- Preparando já o S. Pedro, lembro o barco da banda de além: Achada e outros sítios… Para a Charola, Fajã da Ribeira e outros sítios… Conta-se com o entusiasmo e a colaboração de todos! Obrigado a quem colabora.
②. Os Festeiros da Festa de São Pedro são a Câmara na iluminação e ornamentação. A paróquia dentro da igreja e fogo. Pede-se aos Encarregados dos sítios que recolham as ofertas, sff. Obrigado.
③. devoção do Coração de Jesus a celebrar de 24 a 27 de junho, às 19h30: Terço e missa. Nesta semana só há missa à tarde, exceto na 6ª feira 27 junho, tem missa às 8h e as 19h30.
④. Passeio: Centro de Portugal e Estremadura Espanhola de 23 a 29 de agosto. Inscrições na BravaTour em Regime de Pensão completa mais voo. Custo p/p, 1.180,00€
⑤. Tapete de Flores do Santíssimo peço às encarregadas dos sítios que passem na paróquia para levarem o mapa com o novo lugar a fazer do tapete do(s) sítio(s) e a declaração para o transporte de flores
❻. A quantos colaboram na festa e arraial de São Pedro desde o Bazar, Romagens, Encarregados dos sítios, igreja, barco, charola, exterior e outros, muito obrigado