“Os Crismas!…”
Este domingo tem um momento alto da catequese, paroquial com a realização dos Crismas dos 44 jovens que se preparam, fazendo todos eles um itinerário de dez anos de catequese. Aceitaram este desafio e foram desafiados, eles e as famílias para fazerem o crisma este ano e em tempo de pandemia, cumprindo as regras e o distanciamento social. Podiam fazer este ano ou no próximo ano, sabendo que já tinham feito a sua preparação. Dos 56 jovens que começaram a preparação imediata em setembro passado temos estes 44 jovens que dão este passo. Não tenho dúvidas que vão ter histórias para contarem pela vida fora, uma delas será o uso de máscara no dia do crisma, como dirão as telas de recordação.
O que conta é que assumam a fé, vivendo bem onde estiverem, adaptando e adaptando-se às situações com sentido espiritual. Saibam ler os sinais e os factos e tirem lições de vida. Para quem escolheu ter padrinho ou madrinha sinta a sua ajuda e para quem não escolheu, assuma e viva com a ajuda dos pais e famílias. É opção livre e responsável na fidelidade ao Espírito de Deus, que recebem com os dons que lhe são comunicados para seu bem e bem de todos com três gestos: imposição das mãos, sinal da cruz e unção na fronte. Boa festa dos crismas para os crismandos e famílias. Não esquecer o lema de São Bento: “Ora et labora”.
Mesa da Palavra – Domingo XVIII Comum – Ano A
1ª Leitura: Is 55, 1-3 – Atenção! Todos vós que tendes sede, vinde beber desta água. Mesmo os que não tendes dinheiro, vinde, comprai trigo para comer sem pagar nada. Levai vinho e leite, que é de graça. 2 Porque gastais o vosso dinheiro naquilo que não alimenta? E o vosso salário naquilo que não pode saciar-vos? Se me escutardes, havereis de comer do melhor, e saborear pratos deliciosos. 3 Prestai-me atenção e vinde a mim. Escutai-me e vivereis. Farei convosco uma aliança eterna, e a promessa a David será mantida.
2ª Leitura: Rom 8, 35.37-39 – Quem poderá separar-nos do amor de Cristo? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, a espada?. 37 Mas em tudo isso saímos mais do que vencedores, graças àquele que nos amou. 38 Estou convencido de que nem a morte nem a vida, nem os anjos nem os principados, nem o presente nem o futuro, nem as potestades, 39 nem a altura, nem o abismo, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus que está em Cristo Jesus, Senhor nosso.
Evangelho: Mt 14, 13-21 – Tendo ouvido isto, Jesus retirou-se dali sozinho numa barca, para um lugar deserto; mas o povo, quando soube disto, seguiu-o a pé, desde as cidades. 14 Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e, cheio de misericórdia para com ela, curou os seus enfermos. 15 Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se dele e disseram-lhe: «Este sítio é deserto e a hora já vai avançada. Manda embora a multidão, para que possa ir às aldeias comprar alimento.» 16 Mas Jesus disse-lhes: «Não é preciso que eles vão; dai-lhes vós mesmos de comer.» 17 Responderam: «Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes.» 18 «Trazei-mos cá» -disse Ele. 19 E, depois de ordenar à multidão que se sentasse na relva, tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao céu e pronunciou a bênção; partiu, depois, os pães e deu-os aos discípulos, e estes distribuíram-nos pela multidão. 20 Todos comeram e ficaram saciados; e, com o que sobejou, encheram doze cestos. 21 Ora, os que comeram eram uns cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.
|
- Crismas na paróquia da Ribeira brava neste Domingo, 2 de agosto, 11h30 para os jovens do 10º ano. São 44 os que aceitaram fazer o crisma este ano. A celebração é transmitido em direto em www.igrejarbrava.com
- As catequistas devem proceder à entrega dos materiais da catequese na paróquia para procedermos ao fecho do ano da catequese. Obrigado.
- Inscrições na catequese para o 1º ano podem ser feitas no horário do escritório e ao fim de semana após as missas. Trazer ssf. a cédula de Vida Cristã. Os outros anos não necessitam de inscrição.
4. Ano especial da Laudate Si: 2020-2021: 24 de maio 2020 a 24 maio de 2021. “Convido todas as pessoas de boa vontade para aderirem ao cuidado da nossa casa comum e dos nossos irmãos e irmãs mais frágeis. (Papa Francisco, 24 de maio de 2020)
A ORAÇÃO do Papa Francisco: (ano da Laudate SI)
Deus de amor, criador do céu, da terra e de tudo o que neles existe, abre as nossas mentes e toca os nossos corações,
para que possamos fazer parte do teu dom da criação. Nestes tempos difíceis, mostra-te presente aos necessitados,
especialmente os mais pobres e os mais vulneráveis. Ajuda-nos a mostrar a nossa solidariedade criativa
ao enfrentar as consequências desta pandemia global.
Torna-nos corajosos para aceitar as mudanças que procuram o bem comum. Que agora, mais que nunca,
possamos sentir que estamos todos unidos e que dependemos uns dos outros.
Faz com que possamos ouvir e responder ao grito da terra e ao grito dos pobres. Que os sofrimentos atuais possam ser as dores do parto de um mundo mais fraterno e sustentável.
Sob o olhar amoroso de Maria Auxiliadora, Te pedimos por Cristo, Nosso Senhor. Ámen.