«Ora et Labora em festa do 25 º aniversário!…»

Há 25 anos foi iniciada uma nova presença na paróquia da Ribeira Brava, isto é, no dia 5 de outubro de 1997 veio à luz do dia o 1º número do boletim paroquial com o nome “Ora et Labora”. Hoje, dia de aniversário, perfaz a bela soma de 986 números publicados e publicar hoje e não no fim de semana é para fazermos memória neste dia e para nos lembrarmos que a semente lançada então e que foi sendo lançada chegou até aos nossos dias. Na ocasião e por iniciativa do Sr. Pe. Gil ele escrevia: “Pomos hoje nas vossas mãos uma nova iniciativa, ESTA FOLHA, que quer ser o elo de ligação da paróquia com todos os paroquianos. Uma iniciativa que pretende interpelar, formar, informar e pôr em accão todos e cada um nesta pequenina paróquia que torna visível essa mesma Igreja Universal e Diocesana. …há-de ser uma presença, a lembrar-nos os ensinamentos de São Bento, no apelo à oração e ao trabalho.” (cf. Ano I, Nº 1 do boletim).

Para lembrarmos esta efeméride, fazemos uma exposição de todos os boletins publicados. Podereis ver e apreciar nestes 15 dias os exemplares arquivados e que ficam em exposição na igreja para maior visibilidade de todos: paroquianos, visitantes, turistas e outros. Neles, temos parte da história da paróquia e outra parte está na vivência de cada um, nas famílias e nas instituições. Muita “história” contém em vida e em memória, narrada e vivida nesta comunidade paroquial, aqui e na diáspora. O boletim esteve em ligação à Serra de Água até setembro de 2010. Aqui continuamos, produzimos e passamos o testemunho. A 28 de fevereiro de 2016, Ano XVIII, Nº 759, o boletim passou a ser editado também na versão on line no site da nossa paróquia (criado em 21.3.2002). Novos públicos, próximos ou distantes têm ao alcance de um clique a vida paroquial, além da versão de papel que continua para quem resiste ou gosta de ter em papel e porventura colecionar. Daí estarmos a ver a publicação do boletim em diversos volumes.

Não tenho dúvidas que o boletim é criador de unidade e gerador de sinto- nias da vida paroquial, desde o mar à(s) montanha (s), potenciado a vida sinodal, propiciando caminhar juntos e unidos (assim espero) nas diferenças, na pluralidade e na diversidade de pessoas e mentalidades e numa adesão sincera ao lema de São Bento: “Ora et Labora” rumo à eternidade, como diz o salmo: “Oh, como é bom e agradável viverem os irmãos em harmonia!” Cumprimento e agradeço, leitores e contadores das “estórias” no sentido que abrilhantam as reflexões. S. Bento nos acuda!  Pe. B. Trindade,scj

 

Mesa da Palavra

Evangelho de 5 outubro: Lc 11, 1-4 – Sucedeu que Jesus estava algures a orar. Quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: «Senhor, ensina-nos a orar, como João também ensinou os seus discípulos.» 2 Disse-lhes Ele: «Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; 3 dá-nos em cada dia o pão da nossa subsistência; 4 perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos ofende; e não nos exponhas à tentação.»

Evangelho – Nª S. Rosário: Lc 11, 26-38 – Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.» Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus.» Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela.

Evangelho de 9 outubro: Lc 17, 11-19 – Quando caminhava para Jerusalém, Jesus passou através da Samaria e da Galileia. 12 Ao entrar numa aldeia, dez homens leprosos vieram ao seu encontro; mantendo-se à distância, gritaram, dizendo: «Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós!» Ao vê-los, disse-lhes: «Ide e mostrai-vos aos sacerdotes.» Ora, enquanto iam a caminho, ficaram purificados. Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em voz alta; caiu aos pés de Jesus com a face em terra e agradeceu-lhe. Era um samaritano. Tomando a palavra, Jesus disse: «Não foram dez os que ficaram purificados? Onde estão os outros nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?» E disse-lhe: «Levanta-te e vai. A tua fé te salvou.»

Evangelho de 16 outubro: Lc 18, 1-8 – Depois, disse-lhes uma parábola sobre a obrigação de orar sempre, sem desfalecer:2 «Em certa cidade, havia um juiz que não temia a Deus nem respeitava os homens. Naquela cidade vivia também uma viúva, que ia ter com ele e lhe dizia: ‘Faz-me justiça contra o meu adversário.’ Durante muito tempo, o juiz recusou-se a atendê-la; mas, um dia, disse consigo: ‘Embora eu não tema a Deus nem respeite os homens, contudo, já que esta viúva me incomoda, vou fazer-lhe justiça, para que me deixe de vez e não volte a importunar-me.’» E o Senhor continuou: «Reparai no que diz este juiz iníquo. E Deus não fará justiça aos seus eleitos, que a Ele clamam dia e noite, e há-de fazê-los esperar? 8 Eu vos digo que lhes vai fazer justiça prontamente. Mas, quando o Filho do Homem voltar, encontrará a fé sobre a terra.

 

ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA

1. AGENDA DE OUTBRO: Mês das Missões

 5 outubro – 25º aniversário do Boletim: Ora et Labora. Dia Diocesano do Catequista no Porto da Cruz

6 outubro – Assembleia do Clero (Calheta)

9 outubro – Encontro Jovens do Crisma, missa das 10h. Patrocínio de N. S. do Monte

16 outubro – 3º Domingo: Adoração ao Santíssimo, 8h-10h.  Ordenação Diac. Rafael, Colégio Missionário, 16h,  nos 75 anos dos Dehonianos em Portugal

17 outubro – Encontro antigos alunos Colégio Missionário

18 outubro – Aniversário da Dedicação da catedral

21 outubro – Beato Carlos de Áustria

22 outubro – S. João Paulo II

23 outubro  – Dia Mundial das Missões

 

2.  No mês de outubro, mês das Missões, temos o terço na  igreja de 2ª a 6ª feira, 20h. Todos estão convidados.

3. A 29 de setembro, 5ª feira: Inicio das Oficina da Oração no Salão às 20h. Aberto a quem queira aprender e viver técnicas de orar, promovido pelas Oficinas de Oração.

4.  No Domingo, 9 de outubro, início dos Encontros dos  Jovens do Crisma/JMJ com a missa das 10h.

5.   < Parabéns a quantos tornaram possível o Boletim:  “Ora et Labora” nestes 25 anos! (5.10.97 a 5.10.22)