“Ora et Labora!…»
São Bento inicia a ‘Regra dos Mosteiros’ com estas palavras: «Escuta ó filho as palavras do Mestre» Em tempo de Quaresma ressoam as palavras de Bento e são mote no itinerário espiritual que estamos a percorrer. As leituras que nos são propostas na Liturgia são pano de fundo deste apelo. Nelas temos uma chamada cons- tante à conversão, meditação, oração mais intensa e o papa apela a mais oração pela paz. À disciplina nós concretizamos na penitência, ao trabalho: manual ou intelectual, o esforço e o sustento tirados da criação sem a estragar, à hospitalidade o acolhimento do outro e nada antepor ao serviço de Deus. A obediência é um pilar estruturante e fundamental no sentido que passa pelo ouvido: escutar e obedecer de ouvido para obedecer de coração.
É inegável que a máxima: «ora et labora» invoca a referência ao criador e ao Seu mandato: «crescei e dominai a terra…» (Gn 1). São Bento foi unificador da Europa e continua a ser mentor espiritual, pese embora as ideologias. Eis a espiritualidade que une a todos. Urge unirmo-nos e pedir a proteção de São Bento para que haja paz “nos mosteiros–nações” deste mundo. A guerra na Ucrânia diz–nos que nenhum homem é dono deste mundo e muito menos impor a sua moral. São Bento padroeiro da Europa e nosso protetor vele por nós e abata os orgulhos incontidos. São Bento, rogai por nós!
MESA DA PALAVA
3º Domingo da Quaresma: Lc 13, 1-9 – Nessa ocasião, apareceram alguns a falar-lhe dos galileus, cujo sangue Pilatos havia misturado com o dos sacrifícios que eles ofereciam. 2 Respondeu-lhes: «Julgais que esses galileus eram mais pecadores que todos os outros galileus, por terem assim sofrido? 3 Não, Eu vo-lo digo; mas, se não vos converterdes, perecereis todos igualmente. 4 E aqueles dezoito sobre os quais caiu a torre de Siloé, matando-os, eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém? 5 Não, Eu vo-lo digo; mas, se não vos converterdes, perecereis todos da mesma forma.» 6 Disse-lhes, também, a seguinte parábola: «Um homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e foi lá procurar frutos, mas não os encontrou. 7 Disse ao encarregado da vinha: ‘Há três anos que venho procurar fruta nesta figueira e não a encontro. Corta-a; para que está ela a ocupar a terra?’ 8 Mas ele respondeu: ‘Senhor, deixa-a mais este ano, para que eu possa escavar a terra em volta e deitar-lhe estrume. 9 Se der frutos na próxima estação, ficará; senão, poderás cortá-la.’»
Evangelho S. José: Lc 2 2, 45-51 – 45 Não o tendo encontrado, voltaram a Jerusalém, à sua procura. 46 Três dias depois, encontraram-no no templo, sentado entre os doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. 47 Todos quantos o ouviam, estavam estupefactos com a sua inteligência e as suas respostas. 48 Ao vê-lo, ficaram assombrados e sua mãe disse-lhe: «Filho, porque nos fizeste isto? Olha que teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura!» 49 Ele respondeu-lhes: «Porque me procuráveis? Não sabíeis que devia estar em casa de meu Pai?» 50 Mas eles não compreenderam as palavras que lhes disse. 51 Depois desceu com eles, voltou para Nazaré e era-lhes submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração.
Evangelho Festa São Bento: Mt 19, 27-29 – Tomando a palavra, Pedro disse-lhe: «Nós deixámos tudo e seguimos-te. Qual será a nossa recompensa?» 28 Jesus respondeu-lhes: «Em verdade vos digo: No dia da regeneração de todas as coisas, quando o Filho do Homem se sentar no seu trono de glória, vós, que me seguistes, haveis de sentar-vos em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29 E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá por herança a vida eterna.
ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA
- Agenda Paroquial -Março:
19 de março, sábado: São José – Dia do Pai e Véspera de São Bento, 19h30 (não há missa às 17h)
20 de março, domingo: Festa de São Bento: Missa e Procissão às 12h (Sermão da Bagaceira). Fado no Adro, 20h
21 de março: Dia de São Bento: Padroeiro da Paróquia e da Freguesia da Ribeira Brava. Missa às 11h. Sessão Solene no sítio do Espigão, 18h30
25 de março, 6ª feira: Anunciação: 8h e 17h (Via Sacra). Abertura do novo espaço do museu da igreja, 11h30
nb. Agradecimentos aos apoios para a Festa de S. Bento, Confraria S. Bento, Central Madeirense, Ofertas das pessoas, Junta Freguesia, Coro Paroquial, CNE, Acólitos e movimentos.
Abril
1 abril – 100 anos da morte do Beato Carlos de Áustria. Sé, 10h
10 de abril – Domingo de Ramos: Bênção Ramos: Largo Herédia, 9h45. Celebrações: 7h30, 10h, 12h – inicio Semana Santa
2. Catequese presencial é feita nas condições recomendadas. Não havendo segue-se as normas da saúde e os pais podem falar das coisas de Deus em casa. Já agora os avós deem um jeito, sff.
3.. Confissões: 6ª feira, 8h30-9h30
Adoração: 6ª feira, 11h30-12h30 e 3º domingo do mês, 9h30-10h
Renúncia Quaresmal: Ajuda à diocese de Mananjary em Madagáscar, devastada por 2 tufões.