«As vocações!… »

 Todos os anos no Domingo do «Bom Pastor» a Igreja em Portugal sintoniza a sua oração pelas vocações de especial consagração. Com isto pretende que os cristãos católicos tomem consciência da premente e urgente necessidade de vocações para a vida das comunidades paroquiais e outras, pois onde há cristãos, aí está a Igreja, chamada a viver e a testemunhar o primado de Deus para a vida das pessoas, das famílias e das comunidades. Para nós, as visitas do Espírito Santo, não esquecem esta realidade, antes penso, que são um meio para questionar e avivar a consciência das famílias, pelo menos nos sítios em que o sacerdote pode acompanhar a visita e nos outros sítios hão-de perguntar pela sua ausência. Sendo assim, faça-se algo, para o surgir de novas vocações nestes lados. Já que é “tão bom”, porque será que daqui ninguém quer? Já pensastes nisto? É preciso propor e alimentar o clima de fé e estimular os mais novos para outros horizontes e a vida sacerdotal pode bem ser deles. Há quem diga que quanto mais falam, a bem ou a mal, estão a dar importância aos visados, duvido que alguém esteja interessado, mas tudo é possível.

Queiram as famílias, as catequeses e as comunidades educativas cultivarem uma mentalidade positiva da vida consagrada. Ninguém perde um filho(a) por ser padre ou freira. Também quando um filho(a) casa não está a perdê-lo(a), está a trazer mais um membro para o seio familiar. Sejamos positivos e criemos oportunidades para que cada um possa voar  para o sonho da sua vida. Tenho a certeza que teríamos gente mais feliz e realizada. As chantagens emocionais podem funcionar certo tempo, mas não podem durar para sempre. Se tal acontece, torna-se doentio. Pois ouvi na minha cara, e não há muito tempo, alguém desejar ver o filho ainda que mal na vida, noutra coisa qualquer, mas padre não! Talvez lá sabe o que anda a dizer e a fazer aos padres! Eles também têm pele e osso!…

Estando nós a viver o Ano do Jubileu Extraordinário da Misericórdia e sendo a nossa igreja, igreja jubilar neste ano, gostaria, que muitos dos que entram nesta igreja, fossem mais generosos com Deus, nada “negociantes e calculistas” As atitudes dizem muito do coração que cultivamos e da pessoa que somos. Comecem por não se preocuparem com o quanto tempo vai durar a missa, o casamento e o batizado, se depois demoram tanto tempo para fazer fotografias e nem se dão conta do barulho dentro da igreja. E o padre não tem razão! Claro, que não tem, desde o momento que perdem o pudor e o bom senso. Tudo está certo e permitido. Aprenda-se a estar e a ser generosos com Deus e aí virão os padres!…

Pe. Trindade,scj

Acontece na paróquia…

❶. Visitas do Espírito Santo em 2016

Domingo 17 de Abril17 Abril

Terça, Moreno, Fajã Flores, Pedra Mole- Tem Festeiro

Fajã da Ribeira- Tem Festeiro

 

Domingo, 24 de Abril

Apresentação – Tem Festeiros

Fajã da Urtiga – Tem Festeiros

Furna – Tem Festeiro

 

Domingo, 1 de Maio

Espigão – Tem Festeiro

Murteira – Tem Festeiras(sai após a missa das 10H)

Lombo Cesteiro – Tem Festeiro

 

Domingo, 8 de Maio

Muro e Moinhos – 2 grupos e tem Festeiros

Pomar da Rocha – Tem Festeiros

 

Domingo, 15 de Maio-Pentecostes – Festa Espírito Santo

Vila – Ainda não tem Festeiro

Cabouco, Fonte Pinheiro, Cruz e Caldeira – Tem Festeira

 

 

❷. Agenda Catequese de Abril

Terça, 28 Abril: Reunião das Catequistas para a Primeira         Comunhão, Profissão de Fé e Crisma no Salão, 20H.

Sábado,30 Abril: Festa Bem Aventuranças, 9º ano,17H30

 

❸. Domingo, 1 de Maio Reunião dos Pais: Primeira Comunhão, Profissão de Fé e Crisma, após a missa das 10H.

 

❹. Ao Domingo temos a transmissão da missa das 10h através da net no Youtube em «igreja ribeira brava», para que os idosos e os doentes possam estar em sintonia e vejam a nossa igreja a pedido de muitos deles.

 

❺. Passeio/Peregrinação aos Açores, à Festa do Espírito Santo em S. Miguel de 8 a 14 de Julho 2016. Organiza a Lookvoyages. Inscrições na Paróquia. Preço p/p em regime de Pensão completa. 1.190,00€. Documentos: CC/BI e NIF.

 

❻. No 3º Domingo de cada mês no tempo da adoração, haverá um sacerdote para atender de confissão em razão do Jubileu da Misericórdia.

 

❼. Conferência com Dr. Marco, Diretor Regional Educação na 6ª feira, 22 abril às 19h no Salão paroquial, dirigida aos pais e educadores.

 

 

Mesa da Palavra – Ano C  –  Páscoa IV

1ª Leitura: Act 13, 14.43-52 – 43 Depois da reunião, muitos judeus e prosélitos piedosos seguiam Paulo e Barnabé, os quais, nas suas conversas com eles, os exortavam a perseverar na graça de Deus. 44 No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra do Senhor. 45 A presença da multidão encheu os judeus de inveja, e responderam com blasfémias ao que Paulo dizia. 46 Então, desassombradamente, Paulo e Barnabé afirmaram: «Era primeiramente a vós que a palavra de Deus devia ser anunciada. Visto, que a repelis e vós próprios vos julgais indignos da vida eterna, voltamo-nos para os pagãos, 47 pois assim nos ordenou o Senhor: Estabeleci-te como luz dos povos, para levares a salvação até aos confins da Terra.» 48 Ao ouvirem isto, os pagãos encheram-se de alegria e glorificavam a palavra do Senhor; e todos os que estavam destinados à vida eterna abraçaram a fé. 49 Assim, a palavra do Senhor divulgava-se por toda aquela região. 50 Mas os judeus incitaram as senhoras devotas mais distintas e os de maior categoria da cidade, desencadeando uma perseguição contra Paulo e Barnabé, e expulsaram-nos do seu território. 51 Estes, sacudindo contra eles o pó dos pés, foram para Icónio. 52 Quanto aos discípulos, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo. Quanto àqueles, deixaram Perga e, caminhando sempre, chegaram a Antioquia da Pisídia. A um sábado, entraram na sinagoga e sentaram-se.

 

2ª Leitura:.Ap 7,9.14-17 – Depois disto, apareceu na visão uma multidão enorme que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé com túnicas brancas diante do trono e diante do Cordeiro, e com palmas na mão. 14 Eu respondi-lhe: «Meu senhor, tu é que sabes.» Ele disse-me: «Estes são os que vêm da grande tribulação; lavaram as suas túnicas e as branquearam no sangue do Cordeiro. 15 Por isso, estão diante do trono de Deus e servem-no, noite e dia, no seu santuário e o que está sentado no trono abrigá-los-á na sua tenda. 16 Nunca mais passarão fome nem sede; nem o sol nem o calor ardente cairão sobre eles, 17 porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará e conduzirá às fontes de água viva; e Deus enxugará todas as lágrimas dos seus olhos.»

 

Evangelho – Jo 10, 27-30 – As minhas ovelhas escutam a minha voz: Eu conheço-as e elas seguem-me. 28 Dou-lhes a vida eterna, e nem elas hão-de perecer jamais, nem ninguém as arrancará da minha mão. 29 O que o meu Pai me deu vale mais que tudo e ninguém o pode arrancar da mão do Pai. 30 Eu e o Pai somos Um.»