«Obrigado!…»
Não faltam situações e episódios sobre os santos e Nossa Senhora que dão cada história que nos fazem pensar e dizem quanto de fé e de verdade transportam e delegam. Por isso é sempre bom ouvir as pequenas histórias que informam pessoas e famílias. Estamos a viver o mês de maio, para nós é conhecido como o mês de Maria e neste sentido retenho uma das muitas histórias que me contam. Nestes dias ouvi uma que retive na memória com a intenção de passar ao papel, por ser uma bela lição de confiança em Nossa Senhora. Uma idosa vivia ao lado de uma capela dedicada a Nossa Senhora, que tinha o costume de pedir coisas a Nossa Senhora!… Mesmo de casa lá falava e dizia o que precisava para a sua vida, disto ou daquilo, e olhando para a capela, quer a porta estivesse escancarada ou fechada a mulher não se coibia de pedir e não se desarmava pela situação. Mas sempre que obtinha o favor que tinha pedido a Nossa Senhora, lá ia ela bater na porta da capela e dizia: «obrigado, obrigado!…» e ia para a sua vida.
Caso para recordarmos a passagem dos leprosos em que de 10 só 1 voltou para agradecer a Jesus a cura. Um obrigado por mais “pequeno” que seja toca o coração de Jesus e não deixa sem resposta o coração de Maria. Num tempo em que só ouvimos exigências e direitos e em que os deveres são para “os outros” e seria bom saber quem são os outros! Lamentar-se não chega, é preciso atuar e ensinar, como chamar a atenção e educar para a gratidão. É que, se não sabemos dizer obrigado a Deus, dificilmente diremos obrigado aos homens, seja por “obrigação seja por dedicação!” Seria bom aos novos ouvirem dos idosos lições e recebam atitudes, que ajudam a modelar o carácter e a personalidade! Os mais novos oiçam e captem as linhas mestras da vida. Guardem esta filosofia e construam um mundo melhor! Obrigado a quem dá lições de vida pelo seu viver! “Escuta ó filho a palavra do mestre!” (S. Bento)
ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA
①. Visitas do Espirito Santo em 2019
5ª Visita do Espírito Santo, Domingo, 26 de maio
Pomar da Rocha – Tem Festeiro – Missa às 19h
Cabouco, Fonte Pinheiro, Cruz e Caldeira – Tem Festeira
Murteira – Tem Festeiras
6ª Visita do Espírito Santo, Domingo, 02 de junho
Muro e Moinhos – Tem Festeiros – 2 grupos
7ª Visita do Espírito Santo, Pentecostes, Domingo, 09 de Junho
→ Vila – Ainda Não tem Festeiros (2 grupos) – Fim.
②. Encontro Diocesano de Catequistas a 10 de junho no Monte. As catequistas inscrevam-se sff até ao dia 26 de maio.
③. devoção do Terço no mês de maio: na igreja às 20h de 2ª feira a 6ª feira. Nas capelas combinar a hora com as encarregadas.
④. Passeio: Centro de Portugal e Estremadura Espanhola de 23 a 29 de agosto. Inscrições na BravaTour em Regime de Pensão completa mais voo. Custo p/p, 1.180,00€
⑤AGENDA PARA JUNHO
- 02. Dia da Ascensão. Encontro do Crisma às 10h
- 09. Pentecostes. Festa do Espírito Santo às 10h
- 15. Caminhada (5º ano), 9h30. Primeira Comunhão(3º ano), 17h
- 16. Profissão de Fé, 11h30
- 28. Coração de Jesus, 8h. Véspera der São Pedro
- 29. Festa de São Pedro, 16h
- 30. Missas às 10h, 17h30 (não há às 7h)
❻. oração Missionária – Ano missionário 2018/2019
«Senhor Jesus, desperta em nós um olhar missionário,
ajuda-nos a escutar o coração do outro, e a ver
o Teu rosto nos irmãos. Ajuda-nos a ser audazes
afastando-nos dos nossos medos e preconceitos.
Queremos, como Tu, viver a linguagem do amor
e servir mais do que ser servidos
Só Tu és o Caminho, dá-nos a coragem de Te seguir
e de Ser Igreja missionária aonde nos levares.
Aqui estamos Senhor, porque acreditamos
Que Ser cristão é Ser missão! Ámen.»
Mesa da Palavra – VI Domingo Páscoa – Ano C | ||
1ª Leitura: Act 15,1-2.22-29 – Alguns que tinham descido da Judeia ensinavam aos irmãos: «Se não vos circuncidardes, de harmonia com o uso herdado de Moisés, não podereis ser salvos.» 2 Depois de muita confusão e de uma controvérsia bastante viva de Paulo e Barnabé contra eles, foi resolvido que Paulo, Barnabé e mais alguns outros subissem a Jerusalém para consultarem, sobre esta questão, os Apóstolos e os Anciãos. 22 Então, os Apóstolos e os Anciãos, de acordo com toda a Igreja, resolveram escolher alguns de entre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé. Foram Judas, chamado Barsabas, e Silas, homens respeitados entre os irmãos. 23 E mandaram a seguinte carta por intermédio deles: «Os Apóstolos e os Anciãos, vossos irmãos, aos irmãos de origem pagã residentes em Antioquia, na Síria e na Cilícia, saudações! 24 Tendo conhecimento de que, sem autorização da nossa parte, alguns dos nossos vos foram inquietar, perturbando as vossas almas com as suas palavras, 25 resolvemos, de comum acordo, escolher delegados e enviar-vo-los com os nossos queridos Barnabé e Paulo, 26 homens estes que expuseram as suas vidas pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. 27 Enviamos, pois, Judas e Silas, que vos transmitirão verbalmente as mesmas coisas. 28 O Espírito Santo e nós próprios resolvemos não vos impor outras obrigações além destas, que são indispensáveis: 29 abster-vos de carnes imoladas a ídolos, do sangue, de carnes sufocadas e da impudicícia. Procedereis bem, abstendo-vos destas coisas. Adeus.»
2ª Leitura: Ap 21,10-14.22s – 10 E transportou-me, em espírito, a uma grande e alta montanha e mostrou-me a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, de junto de Deus. 11 Tinha o resplendor da glória de Deus: brilhava como pedra preciosa, como pedra de jaspe cristalino; 12 tinha uma grande e alta muralha com doze portas; nas portas havia doze anjos e em cada uma estava gravado o nome de uma das doze tribos de Israel: 13 ao oriente havia três portas, ao norte três portas, ao sul três portas e ao ocidente três portas. 14 A muralha da cidade tinha doze alicerces, nos quais estavam gravados doze nomes, os nomes dos doze Apóstolos do Cordeiro. 22 Templo, não vi nenhum na cidade; pois, o senhor Deus, o Todo-Poderoso e o Cordeiro são o seu templo. 23 E a cidade tão pouco necessita de Sol nem de Lua para a iluminar; pois a glória de Deus a ilumina e a sua lâmpada é o Cordeiro.
Evangelho: Jo 14, 23-29 – 23 Respondeu-lhe Jesus: «Se alguém me tem amor, há-de guardar a minha palavra; e o meu Pai o amará, e Nós viremos a ele e nele faremos morada. 24 Quem não me tem amor não guarda as minhas palavras; e a palavra que ouvis não é minha, mas é do Pai, que me enviou.» 25 «Fui-vos revelando estas coisas enquanto tenho permanecido convosco; 26 mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse é que vos ensinará tudo, e há-de recordar-vos tudo o que Eu vos disse.» 27 «Deixo-vos a paz; dou-vos a minha paz. Não é como a dá o mundo, que Eu vo-la dou. Não se perturbe o vosso coração nem se acobarde. 28 Ouvistes o que Eu vos disse: ‘Eu vou, mas voltarei a vós.’ Se me tivésseis amor, havíeis de alegrar-vos por Eu ir para o Pai, pois o Pai é mais do que Eu. 29 Digo-vo-lo agora, antes que aconteça, para crerdes quando isso acontecer. |