«O que é meu é para quem cuida de mim!…»
Sabemos da azáfama e da ganância com que muitos de nós vivem por causa dos bens e do dinheiro. Quanta maldade praticada e quanta injustiça é praticada mesmo entre os irmãos, que até se davam bem, mas por causa dos bens ficam a odiar-se e passam anos e anos sem se falarem e ver-se muito menos. Onde andam quando ouvem o salmo: “Como é bom e agradável viverem os irmãos em harmonia. É como o orvalho que desce do Hermont…”. Vale a pena tanta coisa? Por vezes ouve-se dizer – os pais deviam deixar os bens em vida o que era para cada filho, assim não brigavam – mas ainda assim diria o Coelet – Tudo é vaidade (1ª leitura). Tudo isto é muito bonito visto de fora, pois a avareza e o desejo de posse é tanta que faz aos demais: “gato sapato” como dizem. Tanta segurança nos bens materiais, que não abrandou e nem a pan- demia fez arrepiar: cada um metido em casa, que lhe serve tantos celeiros cheios se não poder sair para ir buscar, não tiver ninguém que os traga e não pode sair por causa da doença e do contágio aos demais. Há muito onde usar a cabeça enquanto é tempo. Julgo ser uma reflexão que se impõe às famílias de modo a educarem os jovens à comparticipação, auxílio, trabalho, doação e partilha. Isto de bens não devia acontecer entre cristãos.
Muitos de vós devem ouvir e até digam: – O que é meu é para quem cuida de mim! – Não sei se estão a falar do filho(a) que está a cuidar dos pais (todos são filhos só para a herança?) ou para alguém de fora que cuida. Muito há a dizer. Não há muito que tive essa cena do que era meu, pessoa que vivia da caridade de vizinhos e de alguém da família, que bem podia pagar para ser cuidada. Pois quem ficou com os bens foi alguém que estava fora e nunca veio dar-lhe uma sede de água! É difícil prever para quem será o que é nosso tornar-se rico aos olhos de Deus (Evangelho).Só há “Cristo, que é tudo e está em todos!”(S. Paulo). Nunca se sabe o que está para vir e acontecer! Boas férias!
Evangelho do XVIII e XIX Domingo comum – Ano C
Evangelho 31 julho: Lc 12, 13-21- Dentre a multidão, alguém lhe disse: «Mestre, diz a meu irmão que reparta a herança comigo.» Ele respondeu-lhe: «Homem, quem me nomeou juiz ou repartidor entre vós?» E prosseguiu: «Olhai, guardai-vos de toda a ganância, porque, mesmo que um homem viva na abundância, a sua vida não depende dos seus bens.» Disse-lhes, então, esta parábola: «Havia um homem rico, a quem as terras deram uma grande colheita. E pôs-se a discorrer, dizendo consigo: ‘Que hei-de fazer, uma vez que não tenho onde guardar a minha colheita?’ Depois continuou: ‘Já sei o que vou fazer: deito abaixo os meus celeiros, construo uns maiores e guardarei lá o meu trigo e todos os meus bens. Depois, direi a mim mesmo: Tens muitos bens em depósito para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te.’Deus, porém, disse-lhe: ‘Insensato! Nesta mesma noite, vai ser reclamada a tua vida; e o que acumulaste para quem será? Assim acontecerá ao que amontoa para si, e não é rico em relação a Deus.»
Evangelho 7 agosto: Lc 12, 32-48 – Não temais, pequenino rebanho, porque aprouve ao vosso Pai dar-vos o Reino.» «Vendei os vossos bens e dai-os de esmola. Arranjai bolsas que não envelheçam, um tesouro inesgotável no Céu, onde o ladrão não chega e a traça não rói. Porque, onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.» «Estejam apertados os vossos cintos e acesas as vossas lâmpadas. Sede semelhantes aos homens que esperam o seu senhor ao voltar da boda, para lhe abrirem a porta quando ele chegar e bater. Felizes aqueles servos a quem o senhor, quando vier, encontrar vigilantes! Em verdade vos digo: Vai cingir-se, mandará que se ponham à mesa e há-de servi-los. E, se vier pela meia-noite ou de madrugada, e assim os encontrar, felizes serão eles. Ficai a sabê-lo bem: se o dono da casa soubesse a que hora viria o ladrão, não teria deixado arrombar a sua casa. Estai preparados, vós também, porque o Filho do Homem chegará na hora em que menos pensais.» Pedro disse-lhe: «Senhor, é para nós que dizes essa parábola, ou é para todos igualmente?» O Senhor respondeu: «Quem será, pois, o administrador fiel e prudente a quem o senhor pôs à frente do seu pessoal para lhe dar, a seu tempo, a ração de trigo? Feliz o servo a quem o senhor, quando vier, encontrar procedendo assim. Em verdade vos digo que o porá à frente de todos os seus bens. Mas, se aquele administrador disser consigo mesmo: ‘O meu senhor tarda em vir’ e começar a espancar servos e servas, a comer, a beber e a embriagar-se, 46 o senhor daquele servo chegará no dia em que ele menos espera e a uma hora que ele não sabe; então, pô-lo-á de parte, fazendo-o partilhar da sorte dos infiéis. O servo que, conhecendo a vontade do seu senhor, não se preparou e não agiu conforme os seus desejos, será castigado com muitos açoites. Aquele, porém, que, sem a conhecer, fez coisas dignas de açoites, apenas receberá alguns. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito será pedido.»
Agenda Pastoral da Paróquia da Ribeira Brava
- Ordenações sacerdotais: sábado 30 de julho na Sé, 10h do Diác. António scj da Serra de Água e do Diác. Alberto. O Diác. António tem Missa Nova na Serra de Água a 31 de julho, 16h e na Ribeira Brava a 14 agosto às 10h. O Diac. Alberto tem Missa Nova no Campanário a 7 de agosto, 16h e na Ribeira Brava a 28 de agosto, 10h. Os dois têm raízes no arcipres- tado e no concelho da Ribeira Brava
2. Festa de Nª Sª da Saúde, Capela da Meia Légua: Véspera:30 de julho às 20h e Festa a 31 julho às 13h
3. Passeio da Paróquia da Ribeira Brava ao Sul de Espanha:19 a 26 de Agosto. Inscrições são inscrições na paróquia até à 1ª semana de agosto.
4. Inscrições para o 1º ano catequese no horário do escritório e ao fim de semana. Trazer a CV.
AGENDA DE AGOSTO
3 e 4 agosto – Preparação do Crisma, 15h-17h
5 agosto – Encontro crismandos com o Sr. Bispo, 20h
5 agosto – 1ª sexta do mês, 8h
6 agosto – 1º sábado do mês, 17h
7 agosto – Crismas, 11h30
11 agosto – 26º aniversário do Lar de São Bento, 8h
12 agosto – Aniversário da morte do Pe. Dehon, 8h
13 agosto – Casamento, 15h
14 agosto – Missa Nova do Pe. António Silva,scj, 10h. Batismo, 11h
15 agosto – Nossa Senhora do Monte: 8h,10h,12h
19 a 26 agosto – Passeio paroquial ao sul de Espanha
20 agosto – Casamento,15h
27 agosto – Batismos, 16h
28 de agosto – Missa Nova Pe. Alberto, 10h