«DIA DAS MISSÕES!…»

A Igreja celebra no 3 º Domingo do mês de Outubro o Dia Mundial das Missões. Eis-nos a viver este dia com toda a carga simbólica e espiritual que envolve o dia das Missões. É o compromisso de todos os batizados que são chamados a testemunhar a fé no Senhor Jesus e comprometidos com o mandato do Ressuscitado: “Ide e ensinai…!” O papa Francisco na sua mensagem deste dia desafia-nos como Jesus: «Sereis minhas testemunhas» (At 1, 8). Esta frase é dita antes da Ascensão de Jesus aos céus e impele-nos para realizarmos esta missão, também no mundo de hoje. Na mensagem o papa recorda: “Detenhamo-nos nestas três expressões-chave que resumem os três alicerces da vida e da missão dos discípulos: «Sereis minhas testemunhas», «até aos confins do mundo» e «recebereis a força do Espírito Santo». Jesus deu-nos o “motor da evangelização”, o Espírito Santo, força do alto que está connosco para que a mensagem chegue a todos e de todos seja conhecida. O Apóstolos acolhem e realizam o mandato. Aos cristãos de hoje está também presente o desafio: Testemunhar o nome de Jesus com desafios e meios que façam passar a mensagem. 1º. «Sereis minhas testemunhas» – A chamada de todos os cristãos a testemunhar Cristo – 2  «Até aos confins do mundo» – A atualidade perene duma missão de evangelização universal e 3º «Recebereis a força do Espírito Santo – Deixar-se sempre fortalecer e guiar pelo Espírito. São as três dimensões com que o papa desenvolve a sua mensagem. Sejamos concretos nesta missão ao menos pela prática da caridade: Levar a Palavra, levar o pão, vestes, promover educação, saúde, cultura e o progresso sob a ação do Evangelho. Lembremo-nos do testemunho dos nossos missionários em Madagáscar, Moçambique e Angola. Nós que somos a ilha missionária continuemos despertos! Recordo o Colégio Missio- nário que nestes 75 anos formou missionários com a ajuda de muitas pessoas que acreditaram nesta obra de Igreja vivida pelos SCJ com a sua oração e apoio material e financeiro. O Senhor da Messe a todos recompense pelo seu testemunho.

 

MESA DA PALAVRA – XXX DOMINGO COMUM

1ª Leitura: Eclo 35, 15-17.20-222 –  O Senhor é um juiz que não faz aceção de pessoas. Não favorece ninguém em prejuízo do pobre e atende a prece do oprimido. Não despreza a súplica do órfão, nem os gemidos da viúva. Quem adora a Deus será bem acolhido e a sua prece sobe até às nuvens. A oração do humilde atravessa as nuvens e não descansa enquanto não chega ao seu destino. Não desiste, até que o Altíssimo o atenda, para estabelecer o direito dos justos e fazer justiça.

Salmo: 33(34),2-3.17-19.23): O pobre clamou e o Senhor ouviu a sua voz.

 2ª Leitura: 2tm 4, 6-8.16-18 – Quanto a mim, estou já para oferecer-me como sacrifício; avizinha-se o tempo de cortar as amarras. 8 A partir de agora, já me aguarda a merecida coroa, que me entregará, naquele dia, o Senhor, justo juiz, e não somente a mim, mas a todos os que anseiam pela sua vinda. 16 Na minha primeira defesa, ninguém esteve ao meu lado. Todos me abandonaram. Que não lho seja levado em conta. 17 O Senhor, porém, esteve comigo e deu-me forças, a fim de que, por meu intermédio, o anúncio fosse integramente proclamado e todos os gentios o escutassem. Assim fui arrebatado da boca do leão. 18 O Senhor me livrará de todo o mal e me levará a salvo para o seu Reino celeste. A Ele, a glória, pelos séculos dos séculos.

Evangelho: Lc 18, 9-14 – Disse também a seguinte parábola, a respeito de alguns que confiavam muito em si mesmos, tendo-se por justos e desprezando os demais: 10 «Dois homens subiram ao templo para orar: um era fariseu e o outro, cobrador de impostos. 11 O fariseu, de pé, fazia interiormente esta oração: ‘Ó Deus, dou-te graças por não ser como o resto dos homens, que são ladrões, injustos, adúlteros; nem como este cobrador de impostos. 12 Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de tudo quanto possuo.’ 13 O cobrador de impostos, mantendo-se à distância, nem sequer ousava levantar os olhos ao céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador.’ 14 Digo-vos: Este voltou justificado para sua casa, e o outro não. Porque todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.»

 

ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA

1. AGENDA DE OUTBRO: Mês das Missões

 21 outubro – Terminus da Exposição dos 25 anos do Boletim paroquial, “Ora et Labora

22 outubro – S. João Paulo II

23 outubro  – Dia Mundial das Missões

30 outubro – Missa Nova do Pe. Andres Rafael,scj, 10h

31 outubro – Encerramento Ddo mês missões: Terço, 19h30 e Missa, 20h

nb. No mês de outubro, mês das Missões, celebramos o terço na igreja de 2ª a 6ª feira, 20h.

1. Festa das Missões no Colégio Missionário, Funchal, no Domingo 23 de outubro: Missa às 11h e Tarde missionária – com feira e animação musical dos grupos missionários

2 .Agradecemos o Museu das Cruzes na pessoa da Dr.ª Teresa Pais pelo empréstimo das estantes e a realização da exposição dos boletins e à Sr.ªArq. Filipa da Direção Regional da Cultura.

3. AGENDA DE NOVEMBRO

1 de Novembro: Todos os Santos: Dia Santo e feriado –   Celebrações: 8h,10h, 12h

 2 de Novembro: Fiéis Defuntos/Almas –  Celebrações: 8h, 10h (visita ao cemitério), 19h.  Única intenção: Defuntos da paróquia.