«O Ano Missionário…»
Estamos a terminar o mês de setembro com um domingo bem significativo para a Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus/Dehonianos. No dia 29 de setembro era o dia consagrado para as profissões religiosas, quer as primeiras profissões, as renovações e as profissões perpétuas (à vida). Por isso são muitos os que celebram este dia, por ser o dia da consagração: emitiam os votos de pobreza, obediência e casti-dade (celibato consagrado) sob a proteção dos santos arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael. Daí termos o jubileu dos 50 anos do Pe. Isildo: Ele que foi missionário em Moçambique com o Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, também em jubileu.
Iniciamos o mês missionário extraordinário, declarado pelo papa Francisco. Lanço um desafio na nossa paróquia a fim de que se reze o terço no mês de outubro como marca da nossa envolvência missionária. Convido os que possam, que se unam na nossa igreja para rezarmos o terço, de segunda a sexta feira, às 20h, pela intenção do Papa, Missões, Missionários e Vocações Missionárias. Olhemos para as palavras do Papa na mensagem do dia das Missões: “ajudar-nos-á, em primeiro lugar, a reencontrar o sentido missionário da nossa adesão de fé a Jesus Cristo, fé recebida como dom gratuito no batismo. A Igreja está em missão no mundo, sê homem de Deus, que anuncia Deus. Eu sou sempre uma missão; tu és sempre uma missão; cada batizada e batizado é uma missão. Cada um de nós é uma missão no mundo, porque fruto do amor de Deus”.
O mês inicia-se com a festa de Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeira das Missões, pois tudo o que fazia, fazia-o por amor às missões e missionários. Não saiu do convento e nem por isso deixou de ser uma grande apóstola e missionária. Cada um de nós sinta-se missionário do Bem e do Amor de Deus. As crianças da catequese conheçam esta lição de vida, e os adultos ensinem o que vivem.
AGENDA PAROQUIAL
①. agenda de setembro
- 29. Reunião de Pais e Catequistas, após a missa das 10h
Pe. Isildo faz 50 anos de Vida Religiosa.
Tomada de Posse das Paróquias de Santo André (Barreiro) e Alhos Vedros (Moita), diocese de Setúbal. Nova Missão dos Dehonianos.
30 a 1 Outubro: Reunião Superiores SCJ em Alfragide.
②. agenda de outubro
01-31. Terço às 20h na igreja, de 2ª feira a 6ª feira, celebrando o mês Missionário extraordinário. Não há aos sábados e aos domingos.
- 06. Compromisso dos Catequistas na missa das 10h
07.Início da Catequese na Vila
- 12. Início Catequese na Avé Maria
- 13. Início da Catequese na Apresentação
- 20. Dia das Missões. Fim celebrações Ano Missionário
③. escuteiros do cne abriram as matrículas para crianças e jovens queiram fazer parte do movimento. Contactar com os chefes (Zé Manuel e Cláudia – fins de semana)
④. oração Missionária – Ano missionário 2018/2019
«Senhor Jesus, desperta em nós um olhar missionário,
ajuda-nos a escutar o coração do outro, e a ver
o Teu rosto nos irmãos. Ajuda-nos a ser audazes
afastando-nos dos nossos medos e preconceitos.
Queremos, como Tu, viver a linguagem do amor
e servir mais do que ser servidos
Só Tu és o Caminho, dá-nos a coragem de Te seguir
e de Ser Igreja missionária aonde nos levares.
Aqui estamos Senhor, porque acreditamos
Que Ser cristão é Ser missão! Ámen.»
Mesa da Palavra – Ano C |
1ª Leitura: Am 6,1. 4-7 – Ai dos que vivem comodamente em Sião e dos que vivem tranquilos no monte da Samaria, que se crêem chefes do povo mais importante e aos quais acorre a casa de Israel!. 4 Deitados em leitos de marfim, estendidos indolentemente nos seus divãs, comem os melhores cordeiros do rebanho e os novilhos mais gordos do estábulo. 5 Folgam ao som da harpa, e inventam, como David, instrumentos de música. 6 Bebem vinho por grandes copos, perfumam-se com óleos preciosos, sem se compadecerem da ruína de José. 7 Por isso irão deportados à frente dos cativos, e terá fim esse bando de voluptuosos.
2ª Leitura: 1Tm 6, 11-16 – Mas tu, ó homem de Deus, foge dessas coisas. Procura antes a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança, a mansidão. 12 Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e da qual fizeste uma bela profissão na presença de muitas testemunhas. 13 Na presença de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Jesus Cristo, que deu testemunho perante Pôncio Pilatos numa bela profissão de fé, 14 recomendo-te que guardes o mandato sem mancha nem culpa até à manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo. 15 Esta manifestação será feita nos tempos estabelecidos, pelo bem-aventurado e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, 16 o único que possui a imortalidade, que habita numa luz inacessível, que nenhum homem viu nem pode ver. A Ele, honra e poder eterno! Ámen! Evangelho Domingo XXIII: Lc 16, 19-31 – «Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho fino e fazia todos os dias esplêndidos banquetes. 20 Um pobre, chamado Lázaro, jazia ao seu portão, coberto de chagas. 21 Bem desejava ele saciar-se com o que caía da mesa do rico; mas eram os cães que vinham lamber-lhe as chagas. 22 Ora, o pobre morreu e foi levado pelos anjos ao seio de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado. 23 Na morada dos mortos, achando-se em tormentos, ergueu os olhos e viu, de longe, Abraão e também Lázaro no seu seio. 24 Então, ergueu a voz e disse: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e envia Lázaro para molhar em água a ponta de um dedo e refrescar-me a língua, porque estou atormentado nestas chamas.’ 25 Abraão respondeu-lhe: ‘Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em vida, enquanto Lázaro recebeu somente males. Agora, ele é consolado, enquanto tu és atormentado. 26 Além disso, entre nós e vós há um grande abismo, de modo que, se alguém pretendesse passar daqui para junto de vós, não poderia fazê-lo, nem tão-pouco vir daí para junto de nós.’ 27 O rico insistiu: ‘Peço-te, pai, que envies Lázaro à casa do meu pai, pois tenho cinco irmãos; 28 que os previna, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.’ 29 Disse-lhe Abraão: ‘Têm Moisés e os Profetas; que os oiçam!’ 30 Replicou-lhe ele: ‘Não, pai Abraão; se algum dos mortos for ter com eles, hão-de arrepender-se.’ 31 Abraão respondeu-lhe: ‘Se não dão ouvidos a Moisés e aos Profetas, tão-pouco se deixarão convencer, se alguém ressuscitar dentre os mortos.’» |