«O Ano Missionário…»

Estamos a terminar o mês de setembro com um domingo bem significativo para a Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus/Dehonianos. No dia 29 de setembro era o dia consagrado para as profissões religiosas, quer as primeiras profissões, as renovações e as profissões perpétuas (à vida). Por isso são muitos os que celebram este dia, por ser o dia da consagração: emitiam os votos de pobreza, obediência e casti-dade (celibato consagrado) sob a proteção dos santos arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael. Daí termos o jubileu dos 50 anos do Pe. Isildo: Ele que foi missionário em Moçambique com o Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, também em jubileu.

Iniciamos o mês missionário extraordinário, declarado pelo papa Francisco. Lanço um desafio na nossa paróquia a fim de que se reze o terço no mês de outubro como marca da nossa  envolvência missionária. Convido os que possam, que se unam na nossa igreja para rezarmos o terço, de segunda a sexta feira, às 20h, pela intenção do Papa, Missões, Missionários e Vocações Missionárias. Olhemos para as palavras do Papa na mensagem do dia das Missões: “ajudar-nos-á, em primeiro lugar, a reencontrar o sentido missionário da nossa adesão de fé a Jesus Cristo, fé recebida como dom gratuito no batismo. A Igreja está em missão no mundo, sê homem de Deus, que anuncia Deus. Eu sou sempre uma missão; tu és sempre uma missão; cada batizada e batizado é uma missão. Cada um de nós é uma missão no mundo, porque fruto do amor de Deus”.

O mês inicia-se com a festa de Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeira das Missões, pois tudo o que fazia, fazia-o por amor às missões e missionários. Não saiu do convento e nem por isso deixou de ser uma grande apóstola e missionária. Cada um de nós sinta-se missionário do Bem e do Amor de Deus. As crianças da catequese conheçam esta lição de vida, e os adultos ensinem o que vivem.

 

AGENDA PAROQUIAL

. agenda de setembro

  1. 29. Reunião de Pais e Catequistas, após a missa das 10h

Pe. Isildo faz 50 anos de Vida Religiosa.

Tomada de Posse das Paróquias de Santo André (Barreiro) e Alhos Vedros (Moita), diocese de Setúbal. Nova Missão dos Dehonianos.

30 a 1 Outubro: Reunião Superiores SCJ em Alfragide.

②. agenda de outubro

01-31. Terço às 20h na igreja, de 2ª feira a 6ª feira, celebrando o mês Missionário extraordinário. Não há aos sábados e aos domingos.

  1. 06. Compromisso dos Catequistas na missa das 10h

07.Início da Catequese na Vila

  1. 12. Início Catequese na Avé Maria
  2. 13. Início da Catequese na Apresentação
  3. 20. Dia das Missões. Fim celebrações Ano Missionário

. escuteiros do cne abriram as matrículas para crianças e jovens queiram fazer parte do movimento. Contactar com os chefes (Zé Manuel e Cláudia – fins de semana)

④. oração Missionária – Ano missionário 2018/2019

«Senhor Jesus, desperta em nós um olhar missionário,

ajuda-nos a escutar o coração do outro, e a ver

o Teu rosto nos irmãos. Ajuda-nos a ser audazes

afastando-nos dos nossos medos e preconceitos.

Queremos, como Tu, viver a linguagem do amor

e servir mais do que ser servidos

Só Tu és o Caminho, dá-nos a coragem de Te seguir

e de Ser Igreja  missionária aonde nos levares.

Aqui estamos Senhor, porque acreditamos

Que Ser cristão é Ser missão! Ámen.»

 

 Mesa da Palavra – Ano C
 

 

 1ª Leitura: Am 6,1. 4-7 – Ai dos que vivem comodamente em Sião e dos que vivem tranquilos no monte da Samaria, que se crêem chefes do povo mais importante e aos quais acorre a casa de Israel!. 4 Deitados em leitos de marfim, estendidos indolentemente nos seus divãs, comem os melhores cordeiros do rebanho e os novilhos mais gordos do estábulo. 5 Folgam ao som da harpa, e inventam, como David, instrumentos de música. 6 Bebem vinho por grandes copos, perfumam-se com óleos preciosos, sem se compadecerem da ruína de José. 7 Por isso irão deportados à frente dos cativos, e terá fim esse bando de voluptuosos.

2ª Leitura: 1Tm 6, 11-16 – Mas tu, ó homem de Deus, foge dessas coisas. Procura antes a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança, a mansidão. 12 Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e da qual fizeste uma bela profissão na presença de muitas testemunhas. 13 Na presença de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Jesus Cristo, que deu testemunho perante Pôncio Pilatos numa bela profissão de fé, 14 recomendo-te que guardes o mandato sem mancha nem culpa até à manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo. 15 Esta manifestação será feita nos tempos estabelecidos, pelo bem-aventurado e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, 16 o único que possui a imortalidade, que habita numa luz inacessível, que nenhum homem viu nem pode ver. A Ele, honra e poder eterno! Ámen!

 Evangelho Domingo XXIII: Lc 16, 19-31 – «Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho fino e fazia todos os dias esplêndidos banquetes. 20 Um pobre, chamado Lázaro, jazia ao seu portão, coberto de chagas. 21 Bem desejava ele saciar-se com o que caía da mesa do rico; mas eram os cães que vinham lamber-lhe as chagas. 22 Ora, o pobre morreu e foi levado pelos anjos ao seio de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado. 23 Na morada dos mortos, achando-se em tormentos, ergueu os olhos e viu, de longe, Abraão e também Lázaro no seu seio. 24 Então, ergueu a voz e disse: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e envia Lázaro para molhar em água a ponta de um dedo e refrescar-me a língua, porque estou atormentado nestas chamas.’ 25 Abraão respondeu-lhe: ‘Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em vida, enquanto Lázaro recebeu somente males. Agora, ele é consolado, enquanto tu és atormentado. 26 Além disso, entre nós e vós há um grande abismo, de modo que, se alguém pretendesse passar daqui para junto de vós, não poderia fazê-lo, nem tão-pouco vir daí para junto de nós.’ 27 O rico insistiu: ‘Peço-te, pai, que envies Lázaro à casa do meu pai, pois tenho cinco irmãos; 28 que os previna, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.’ 29 Disse-lhe Abraão: ‘Têm Moisés e os Profetas; que os oiçam!’ 30 Replicou-lhe ele: ‘Não, pai Abraão; se algum dos mortos for ter com eles, hão-de arrepender-se.’ 31 Abraão respondeu-lhe: ‘Se não dão ouvidos a Moisés e aos Profetas, tão-pouco se deixarão convencer, se alguém ressuscitar dentre os mortos.’»