Nossa Senhora do Monte

É de todos sabida e vivida a devoção a Nª Senhora do Monte, a Padroeira da Madeira, quer aqui quer nos lugares de imigração. São muitos os emigrantes madeirenses que neste dia festejam a Sª do Monte, o dia da Assunção da Virgem ao céu. Eu próprio vivi e testemunhei por diversas vezes esta marca da “alma madeirense” pelas festas em que já participei com os emigrantes. É marca original que mantém o apego ao cantinho onde nasceram e que faz muitos cá voltarem. Apesar dos tempos de pandemia em que vivemos, nada nos impede de olhar para o alto, para o monte, onde sobranceira, está Nossa Senhora, a velar pelos devotos e peregrinos ou visitantes. Na verdade o nosso auxílio vem do Senhor que fez o céu e a terra e aí temos a bênção e a proteção de Deus.

Quero crer que será mais uma festa “genuína” em que não interfere o folclore e as tradições dos arraias, tudo muito bom, mas quem lá vai, fá-lo pelo apego à Virgem. Não tem outro “chamariz “à festa para trazer muita gente, como diz o nosso povo. Quem vai ao Monte sente c chamado de Deus e aí encontra-O no olhar da Virgem Maria. Logo mais pessoal, espiritual e intimista. É uma forte e intensa peregrinação ao mais profundo da vida de modo a poder lançar-se no concreto e no duro da existência, confortado com a visita à Senhora. Nossa Senhora do Monte valha a quem n’Ela se confia.

_____________*****************************************_____________________________

Mesa da Palavra –  Sª do Monte e Domingo XX

Evangelho de 15 agosto: Lc 1, 39-56 – Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. 40 Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 Então, erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. 43 E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? 44 Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio. 45 Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor.» 46 Maria disse, então: «A minha alma glorifica o Senhor 47 e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. 48 Porque pôs os olhos na humildade da sua serva. De hoje em diante, me chamarão bem-aventurada todas as gerações. 49 O Todo-poderoso fez em mim maravilhas. Santo é o seu nome. 50 A sua misericórdia se estende de geração em geração  sobre aqueles que o temem. 51 Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos. 52 Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. 53 Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. 54 Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, 55 como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência, para sempre.» 56 Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois regressou a sua casa.

Evangelho do Domingo XX: Mt 15, 21-28 – Jesus partiu dali e retirou-se para os lados de Tiro e de Sídon. 22 Então, uma cananeia, que viera daquela região, começou a gritar: «Senhor, Filho de David, tem misericórdia de mim! Minha filha está cruelmente atormentada por um demónio.» 23 Mas Ele não lhe respondeu nem uma palavra. Os discípulos aproximaram-se e pediram-lhe com insistência: «Despacha-a, porque ela persegue-nos com os seus gritos.» 24 Jesus replicou: «Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.» 25 Mas a mulher veio prostrar-se diante dele, dizendo: «Socorre-me, Senhor.» 26 Ele respondeu-lhe: «Não é justo que se tome o pão dos filhos para o lançar aos cachorros.» 27 Retorquiu ela: «É verdade, Senhor, mas até os cachorros comem as migalhas que caem da mesa de seus donos.» 28 Então, Jesus respondeu-lhe: «Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se como desejas.» E, a partir desse instante, a filha dela achou-se curada.

____________________________***************************************__________________________

Acontece na Paróquia da Ribeira Brava

 

1.As catequistas devem proceder à entrega dos materiais da catequese na paróquia para procedermos ao fecho do ano da catequese. Obrigado

 2..Inscrições na catequese para o 1º ano podem ser feitas no horário do escritório e ao fim de semana após as missas. Trazer ssf. a cédula de Vida Cristã. Os outros anos não necessitam de inscrição.

3. Lamparinas novas na igreja foram colocadas nesta semana para os lampandários que não tinham e mandadas fazer de propósito para respeitar a traça das existentes.

4. Ano especial da Laudate Si: 2020-2021: 24 de maio 2020 a 24 maio de 2021. “Convido todas as pessoas de boa vontade para aderirem ao cuidado da nossa casa comum e dos nossos irmãos e irmãs mais frágeis. (Papa Francisco, 24 de maio de 2020)

A ORAÇÃO do Papa Francisco: (ano da Laudate SI)

 Deus de amor, criador do céu, da terra e de tudo o que neles existe,  abre as nossas mentes e toca os nossos corações,

para que possamos fazer parte do teu dom da criação. Nestes tempos difíceis, mostra-te presente aos necessitados,

especialmente os mais pobres e os mais vulneráveis. Ajuda-nos a mostrar a nossa solidariedade criativa

ao enfrentar as consequências desta pandemia global.

Torna-nos corajosos para aceitar as mudanças que procuram o bem comum. Que agora, mais que nunca, possamos sentir

que estamos todos unidos e que dependemos uns dos outros.

Faz com que possamos ouvir e responder ao grito da terra e ao grito dos pobres. Que os sofrimentos atuais possam ser as dores do parto de um mundo mais fraterno e sustentável.

Sob o olhar amoroso de Maria Auxiliadora, Te pedimos por Cristo, Nosso Senhor. Ámen.