«Nossa Senhora do Monte!…»
Entramos no mês de agosto com uma lufada de festas e romarias, muita animação e muita vontade de conviver. A situação ainda requer cuidados redobrados, de modo que a alegria não se transforme em tristeza. Nunca é demais lembrar o Coelet: “Vaidade das vaidades, tudo é vaidade”. Os gostos da vida pagam-se caros por vezes, como nos diz a experiência. Tudo é bom enquanto corre bem e por isso vamos fazer o que está ao nosso alcance. Neste fim de semana ocorre a festa das sete senhoras ou das sete irmãs como se diz: a celebração da festa da Assunção da Virgem Maria. A Virgem Maria é celebrada com sete títulos ou invocações. Os orientais celebram a festa da Dormição de Nossa Senhora: Maria adormeceu e foi elevada ao céu em corpo e alma. Duas facetas para falar do mistério da Assunção: Maria no crer da igreja não sofre como nós a corrupção do túmulo por ser a Mãe do Filho de Deus, como refere o anjo Gabriel no episódio da Anunciação, a cheia de graça. Ela continua a falar-nos das maravilhas que nela, Deus faz em favor do seu povo (cf. Magnificat).
Esta festa marca a vida do povo cristão que fez deste dia um dia santo e nalguns países, feriado, como no nosso. É a devoção do povo que fala mais alto e perdura através dos tempos. São muitos os recantos do nosso país em que é celebrada esta festa de Nossa Senhora, nesta terra, chamada de “Terra de Santra Maria” devido às inúmeras capelas e igrejas a Ela dedicadas. Com São Bernardo rezemos à Virgem: «Nunca se ouviu dizer que aquele que a Vós recorreu, fosse por vós desamparado, Virgem Maria!» Aos monges que não sabiam ler a fim de receitarem no coro os Salmos, tinham por obrigação rezar as 150 Ave-marias do Rosário em substituição dos 150 salmos. Oração simples e bela, marcada pela cadência e o murmúrio dos lábios. Não seja a falta de tempo, desculpa para não ir junto à Virgem elevar a prece do coração para junto de Deus. Boas férias.
MESA DA PALAVRA
Evangelho Domingo, 14 agosto: Lc 13, 49-53 – «Eu vim lançar fogo sobre a terra; e como gostaria que ele já se tivesse ateado? 50 Tenho de receber um baptismo, e que angústias as minhas até que ele se realize! 51 Julgais que Eu vim estabelecer a paz na Terra? Não, Eu vo-lo digo, mas antes a divisão. 52 Porque, daqui por diante, estarão cinco divididos numa só casa: três contra dois e dois contra três; 53 vão dividir-se o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra.»
Evangelho 15 agosto: Lc 1, 39-56 –– Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. 40 Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 Então, erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. 43 E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? 44 Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio. 45 Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor.» 46 Maria disse, então: «A minha alma glorifica o Senhor 47 e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. 48 Porque pôs os olhos na humildade da sua serva. De hoje em diante, me chamarão bem-aventurada todas as gerações. 49 O Todo-poderoso fez em mim maravilhas. Santo é o seu nome. 50 A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem. 51 Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos. 52 Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. 53 Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. 54 Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, 55 como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência, para sempre.» 56 Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois regressou a sua casa.
Evangelho domingo, 21 agosto: Lc 13, 22-30 – Jesus percorria cidades e aldeias, ensinando e caminhando para Jerusalém. 23 Disse-lhe alguém: «Senhor, são poucos os que se salvam?» Ele respondeu-lhes: 24 «Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque Eu vos digo que muitos tentarão entrar sem o conseguir. 25 Uma vez que o dono da casa se levante e feche a porta, ficareis fora e batereis, dizendo: ‘Abre-nos, Senhor!’ Mas ele há-de responder-vos: ‘Não sei de onde sois.’ 26 Começareis, então, a dizer: ‘Comemos e bebemos contigo e Tu ensinaste nas nossas praças.’ 27 Responder-vos-á: ‘Repito-vos que não sei de onde sois. Apartai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade.’ 28 Lá haverá pranto e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac, Jacob e todos os profetas no Reino de Deus, e vós a serdes postos fora. 29 Hão-de vir do Oriente, do Ocidente, do Norte e do Sul, sentar-se à mesa no Reino de Deus. 30 E há últimos que serão dos primeiros e primeiros que serão dos últimos.»
ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA
AGENDA DE AGOSTO_____
- Inscrições para o 1º ano catequese no horário do escritório e ao fim de semana, após missas. Trazer a CV.
11 agosto – 26º aniversário do Lar de São Bento, 8h
12 agosto – Aniversário da morte do Pe. Dehon, 8h
13 agosto – Casamento, 15h. 1ª Comunhão, 17h
14 agosto – Missa Nova do Pe. António Silva,scj, 10h.
15 agosto – Nossa Senhora do Monte: 8h,10h,12h
19 a 26 agosto – Passeio paroquial ao sul de Espanha
20 agosto – Casamento,15h
27 agosto – Batismos, 16h
28 agosto – Missa Nova Pe. Alberto, 10h
NB. Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, (batendo no peito) por minha culpa, minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor. (nova fórmula do Novo Missal).
Oração a São José – Papa Francisco
Senhor, Jesus, por quem José abraçou sonhos maiores que os medos. Peço-Te uma capacidade de sonhar como a de José e de Maria. Ensina-me a sonhar livremente, confiado apenas nos sonhos do Pai. Vence em mim as inseguranças e bloqueios, que me impeçam de abraçar os sonhos que nascem do Coração de Deus. Concede à Tua Igreja, corações disponíveis para viver um sonho, que é maior que nós. Ensina-me, Senhor Jesus, a fazer meus os sonhos que são Teus. São José, homem capaz de sonhar a vocação, rogai por nós.
nb. O som da missa das 1oh do domingo está a ser transnmitido em stero e funciona em equipamentos novos, computador, ou tablet.