Nossa Senhora do Monte!…»

É sempre com um misto de emoção e alegria que celebramos a Assunção de Nossa Senhora, conhecida entre nós como a Festa de Nossa Senhora do Monte. Não têm faltado peripécias à volta desta festa, importa que Nossa  Senhora do Monte lá está a acolher, peregrinos, romeiros e caminhantes. Diz o canto: “Este ano vou ao Monte e pró ano à Ponta Delgada!” Isto ja mudou há algum tempo! Fica na memória a poética dos romeiros, dos festejos e dos romarias. Permaneça o essencial das vivências espirituais e humanas de modo contido e pessoal e se por acaso mais alargado, seja no seio familiar da casa. É um desafio à responsa- bilidade e à imaginação do cuidado pessoal e do outro, num exercício de caridade e de oração, que constitui o melhor louvor a Deus.

A Vigem Maria desafiada pela palavra do anjo intui que é necessário ajudar a prima sem olhar a distâncias e a meios. Ruma à casa de Isabel, exercendo a proximidade e a presença de quem cumpre a Palavra de Deus. Como elas, saibamos louvar as maravilhas de Deus na história de cada um e da comunidade. Convém não fechar-se, mas abrir-se aos demais na perspetiva transcendente e humana. Deus continua a atuar em favor do seu povo, malgrado as vicissitudes históricas e as condicionantes humanas. Importa colaborar e nunca estorvar a ação de Deus em nós e no próximo. Nossa Senhora do Monte traga tranquilidade, paz, saúde e esperança. A todos anime e fortifique com a sua bênção materna e afaste dos perigos e cantemos: “A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador!”

 

Mesa da Palava

Evangelho Senhora do Monte, 15 agosto: Lc 1, 39-56 – Os judeus puseram-se, então, a murmurar contra Ele por ter dito: ‘Eu sou o pão que desceu do Céu’; 42 e diziam: «Não é Ele Jesus, o filho de José, de quem nós conhecemos o pai e a mãe? Como se atreve a dizer agora: ‘Eu desci do Céu’?» 43 Jesus disse-lhes, em resposta: «Não murmureis entre vós. 44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não atrair; e Eu hei-de ressuscitá-lo no último dia. 45 Está escrito nos profetas: E todos serão ensinados por Deus. Todo aquele que escutou o que vem do Pai e o entendeu vem a mim. 46 Não é que alguém tenha visto o Pai, a não ser aquele que tem a sua origem em Deus: esse é que viu o Pai. 47 Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê tem a vida eterna. 48 Eu sou o pão da vida. 49 Os vossos pais comeram o maná no deserto, mas morreram. 50 Este é o pão que desce do Céu; se alguém comer dele, não morrerá. 51 Eu sou o pão vivo, o que desceu do Céu: se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que Eu hei-de dar é a minha carne, pela vida do mundo.» 52 Então, os judeus, exaltados, puseram-se a discutir entre si, dizendo: «Como pode Ele dar-nos a sua carne a comer?!» 53 Disse-lhes Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes mesmo a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54 Quem realmente come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e Eu hei-de ressuscitá-lo no último dia, 55 porque a minha carne é uma verdadeira comida e o meu sangue uma verdadeira bebida.

Evangelho Domingo XXI: Jo 6, 60-69 – Depois de o ouvirem, muitos dos seus discípulos disseram: «Que palavras insuportáveis! Quem pode entender isto?» 61 Mas Jesus, sabendo no seu íntimo que os seus discípulos murmuravam a respeito disto, disse-lhes: 62 «Isto escandaliza-vos? E se virdes o Filho do Homem subir para onde estava antes? 63 É o Espírito quem dá a vida; a carne não serve de nada: as palavras que vos disse são espírito e são vida. 64 Mas há alguns de vós que não crêem.» De facto, Jesus sabia, desde o princípio, quem eram os que não criam e também quem era aquele que havia de o entregar. E dizia: 65 «Por isso é que Eu vos declarei que ninguém pode vir a mim, se isso não lhe for concedido pelo Pai.» 66 A partir daí, muitos dos seus discípulos retrocederam e já não andavam com Ele. 67 Então, Jesus disse aos Doze: «Também vós quereis ir embora?» 68 Respondeu-lhe Simão Pedro: «A quem iremos nós, Senhor? Tu é que tens palavras de vida eterna! 69 Por isso nós cremos e sabemos que Tu é que és o Santo de Deus.»

 

ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA

Agenda para Agosto:

15 DE AGOSTO: Nossa Senhora do Monte, 7h30, 10h, 12h.

22 DE AGOSTO: Reunião: Pais da Primeira Comunhão de 2021 E Profissão de Fé de 2020 e 2021 após missa das 10h

⇒ Inscrições 1º Ano de Catequese: após as missas ao fim de semana e no horário de cartório à semana, 9h -11h. Trazer a cédula do Batismo sff. Os outros anos já matriculados.

nb. Chamo a atenção dos Pais da 1ª Comunhão e Profissão de Fé que a reunião é no domingo, 22 de agosto após a missa das 10h. Devido ao rali do concelho no dia 4 de setembro, com fechos de estradas, as Confissões das crianças e jovens passam para 3 setembro, 19h e noutro momento a indicar.

. Parabéns ao Lar de São Bento pelos 25 anos e a todos os que na paróquia tornaram possível o Lar. Grande obrigado!

 

 Agenda para setembro

 3 DE SETEMBRO, 6ª FEITA. Confissões: Profissão Fé e 1ª Comunhão, 19h

 11 DE SETEMBRO – 1ª Comunhão, 17

12 DE SETEMBRO – 1ª Comunhão,12h

18 DE SETEMBRO – Profissão de Fé, 17h

19 DE SETEMBRO – Profissão de Fé, 12h

 

A ORAÇÃO do Papa Francisco: a são josé

Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
Convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José,

mostrai-vos pai também para nós

E guia-nos no caminho do céu

E guia-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem

e defendei-nos de todo o mal. Ámen.