Natal: Nasceu o Deus Menino!

O ambiente circundante destes dias nos indica que já estamos na Festa/no Natal e tudo converge para este grande acontecimento: ” O Verbo fez-se homem e habitou entre nós” (cf. Jo 1,14). O facto de dizermos que já estamos na Festa, envolve-nos na alegria. É Natal. Aliás salta à vista de todos nós o ambiente festivo. É sem dúvida para todos nós a grande festa das famílias madeirenses, não só aqui, mas também por esse mundo fora, como vivi esta experiência por vários anos e onde a saudade aperta mais! Nós queremos continuar a acreditar na presença de Deus-Menino no mundo dos homens. Ele “vem até nós para que vamos até Ele”, como nos diz St. Irineu. Nasce entre nós pelo grande amor que nos tem. Por isso louvamos e cantamos efusivamente o Parto da Virgem Maria. A Mulher que aceitou os desafios de Deus, qual incógnita, crente e consciente, na certeza da Palavra dada pelo Anjo: Maria teve o sinal do que se passa n’Ela com outro nascimento. A sua prima Isabel também tem um filho. Que melhor sinal do que o nascimento de um menino? Aí, está em todos os tempos o sinal inefável de que Deus não abandona o seu povo. Torna-se próximo de nós, em tudo, exceto no pecado, ao nascer de uma mulher em tudo sujeita à Lei, resgatando os submissos da Lei (S. Paulo). Deus quer confiar no homem, quer habitar entre nós e por isso quer que o recebamos em sinal de confiança e adesão ao projeto salvífico de Deus.

É o mistério do Natal. O Deus-Menino nasceu e viveu entre nós. Experimentou, vivendo intensamente a nossa vida, percorreu o caminho de Belém ao Calvário. Deus fez-se humano sem deixar de ser divino. Se falta a fé, a razão e o coração, venha em nosso auxílio. É preciso ver e crer com o coração, pois o coração vê melhor (St. Exupéry) e são grandes as suas razões, que a inteligência não alcança o significado (Pascal). Natal é a Festa da Família de Deus e Festa de quantos têm boa vontade, a fim de que em tudo reine a paz (Anjos em Belém), também nosso mundo em globalidade. Demos acima de tudo o valor à família, lugar e casa que Deus escolheu para o Seu Filho na pessoa de Maria (sua Mãe) e de José (Pai adoptivo). Pelos vistos não lhes facilitou a vida. Já o seu nascimento foi um pretexto para terem de deslocar-se fora da terra, a fim de cumprirem o dever cívico (recenseamento). Assim compreendemos que o nascimento do Menino Jesus, tivesse lugar fora dos seus e fora dos confortos humanos de uma casa. Experimentaram a emigração e o estatuto de “refugiados. No nascimento de Jesus, dão-se prodígios na natureza, a qual se alegra pela vinda do Menino. Os anjos convidam os pastores  para verem o Deus nascido na gruta (cf. Lc 2,11-12). Os magos do Oriente reconhecem a estrela misteriosa que anuncia a vinda do Rei-Salvador, esperado por todos os povos. Desde a Incarnação em toda a sua vida, na Paixão e ainda na Eucaristia, o Ecce venio – eis- me aqui, foi a regra de vida de Jesus. Nazaré é também Ecce venio, o abandono à vontade divina (cf.Pe. Dehon).

As Missas do Parto são certamente a abertura dos corações a Deus, familiares, amigos, conhecidos ou não. Experimentamos a vida na grande Família de Deus, a Igreja, cujo Menino, nos convoca com a Virgem Maria Sua Mãe, a vivermos em comunidade a alegria de sermos cristãos. Venho desejar nesta alegria as Santas Festas de Natal e as melhores bênçãos do Deus-Menino, aos ribeirabravenses, aos emigrantes e visitantes. As melhores bênçãos de Deus no Novo Ano e que não falte a ousadia e a coragem, certos que Deus nos acompanha. Faço votos que o ambiente natalício, fortifique e tonifique as nossas vidas. Santas e Felizes Festas de NATAL e de ANO NOVO de 2017.                                                                                                                                                                                                          Pe. Bernardino Trindade,scj

Acontece na Paróquia – Natal na Ribeira Brava

 . Missas do Parto

5ª, 15   de dezembro – VALE E BARREIRO – 6h- Início

6ª, 16 de dezembro – VILA – 6h

Sábado, 17 de dezembro – MURO, MOINHOS, MURTEIRA – 6h

Domingo, 18 de dezembro – MEIA LÉGUA, FAJÃ DA RIBEIRA, ESPIGÃO -6h

2ª, 19 de dezembro – PICO, CRUZ BANDA ALÉM, LOMBO CESTEIRO – 6h

3ª, 20 de dezembro – ACHADA, APRESENTAÇÃO – 6h

4ª, 21 de dezembro – FAJÃ URTIGA, PICO FERREIRO, FONTE CRUZADA,FAJÃ CEREJO, FURNA, POMAR DA ROCHA- 6h

5ª, 22 de dezembro – CRUZ E CALDEIRA,TERÇA, CABOUCO, PEDRA MOLE, F. PINHEIRO,

                                       MORENO, F. DAS FLORES – 6h

6ª feira, 23 de dezembro – COVA E CAMINHO CHÃO – 6h – Fim

Sábado, 24 de dezembro- Véspera de Natal

12h – Missa de Natal: Avós e Netos

22h – Abertura da Igreja

23h – Romagens

24h – Missa do Galo

Domingo, 25 dezembro – Natal – 8h30 (Apresentação), 10h ( Vila), 11h (Avé Maria)

2ª, 26 de dezembro – 1ª Oitava – 10h (Vila), 11h (Meia Légua)

3ª, 27 de dezembro – 70 anos SCJ e 50 de Província em Portugal, 8h

4ª, 28 de dezembro – Festa da Catequese ,17h.

5ª, 29 dezembroConcerto de Natal na Igreja Matriz, 20h30

Domingo, 1º do ano 2017 – Apresentação (8h30) Vila (10h,17h)

Domingo, 8 janeiro de 2017 – Dia de Reis – 7h, 17h.

                                                                     Concerto de Reis, 9h30 e Missa, 10h                  

WWW.IGREJARBRAVA.COM-Transmissão: youtube ”igreja ribeira brava”

❷. As missas do Parto: 15 a 23 de Dezembr0:

Dá-se início às missas do Parto no dia 15 de dezembro e o fim no dia 23 de dezembro. São sempre às 6h (também no domingo 18.12). Convida-se cada sítio a organizar-se como é habitual para a Missa do Parto e para o convívio no salão, se assim entenderem. Com a ajuda e a colaboração de todos, custa menos e torna-se mais fácil aos encarregados dos sítios. Têm transmissão no Youtube em «igreja ribeira brava»

❸. Passeio paroquial ao Norte de Portugal e Galiza com S. Tiago de Compostela, de 25 Fev. a 3 Março 2017 (semana Carnaval) em regime de pensão completa e voo: 1.120,00€ pp. Inscrições na paróquia da R. Brava. Documentos: CC/ ou BI e Contribuinte com a Geostar.

❹. Para as pessoas que costumam e queiram colaborar com flores para enfeitar a nossa igreja para o Natal, agradecia os sapatinhos ou outras flores até à 4ª feira, dia 21 dezembro. Desde já agradeço os parabéns pela ornamentação da igreja, que são para todos nós: paróquia, para o sr. Carlos do Alpendre Decorações e sua equipa e todos os que ajudam nestas andanças!

❺.Obrigado, às pessoas que ofereceram e às pessoas encarregadas dos sítios que recolheram as ofertas para as Missas do Parto e Natal. Obrigado aos grupos da paróquia, da freguesia ou de fora que animaram as Missas do Parto, convívios e Natal. Obrigado à Casa do Povo da Ribeira Brava pela preciosa presença nas festividades.

❻. Os Dehonianos SCJ) celebram a 27 de Dezembro os 70 anos de presença em Portugal e 50 anos de província. Nesse dia são ordenados 2 diáconos scj em Alfragide.

“O nosso Deus, Jesus Cristo, nascido da estirpe de David, mas por obra do Espírito Santo foi trazido no seio  de Maria, segundo o desígnio divino, nasceu e foi batizado para purificar a água com a sua Paixão.”  (St. Inácio de Antioquia)

 

AO  RITMO  DA  LITURGIA  DA  PALAVRA  EM  TEMPO  DE  NATAL ¯

 24 Dezembro: Noite de Natal (Lc 2, 1-14)

Por aqueles dias, saiu um édito da parte de César Augusto para ser recenseada toda a terra. 2 Este recenseamento foi o primeiro que se fez, sendo Quirino governador da Síria. 3 Todos iam recensear-se, cada qual à sua própria cidade. 4 Também José, deixando a cidade de Nazaré, na Galileia, subiu até à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e linhagem de David, 5 a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que se encontrava grávida. 6 E, quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz 7 e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria. 8 Na mesma região encontravam-se uns pastores que pernoitavam nos campos, guardando os seus rebanhos durante a noite. 9 Um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor refulgiu em volta deles; e tiveram muito medo. 10 O anjo disse-lhes: «Não temais, pois anuncio-vos uma grande alegria, que o será para todo o povo: 11 Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor. 12 Isto vos servirá de sinal: encontrareis um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura.» 13 De repente, juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste, louvando a Deus e dizendo: 14 «Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens do seu agrado.»

26 Dezembro: 1ª Oitava do Natal (Mt 10, 17-22)

Tende cuidado com os homens: hão-de entregar-vos aos tribunais e açoitar-vos nas suas sinagogas; 18 sereis levados perante governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e dos pagãos. 19 Mas, quando vos entregarem, não vos preocupeis nem como haveis de falar nem com o que haveis de dizer; nessa altura, vos será inspirado o que tiverdes de dizer. 20 Não sereis vós a falar, mas o Espírito do vosso Pai é que falará por vós. 21 O irmão entregará o seu irmão à morte, e o pai, o seu filho; os filhos hão-de erguer-se contra os pais e hão-de causar-lhes a morte. 22 E vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas aquele que se mantiver firme até ao fim será salvo.

28 Dezembro – Santos Inocentes (Mt 2, 13-18)

Depois de partirem, o anjo do Senhor apareceu, em sonhos, a José e disse-lhe: «Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egipto e fica lá até que eu te avise, pois Herodes procurará o menino para o matar.» 14 E ele levantou-se, de noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egipto, 15 permanecendo ali até à morte de Herodes. Assim se cumpriu o que o Senhor anunciou pelo profeta: Do Egipto chamei o meu filho. 16 Então Herodes, ao ver que tinha sido enganado pelos magos, ficou muito irado e mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o seu território, da idade de dois anos para baixo, conforme o tempo que, diligentemente, tinha inquirido dos magos. 17 Cumpriu-se, então, o que o profeta Jeremias dissera: 18 Ouviu-se uma voz em Ramá, uma lamentação e um grande pranto: É Raquel que chora os seus filhos e não quer ser consolada, porque já não existem.

 

30 Dezembro – Sagrada Família (Mt  2, 13-15.19-23)

Morto Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egipto, 20 e disse-lhe: «Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do menino.» 21 Levantando-se, ele tomou o menino e sua mãe e voltou para a terra de Israel. 22 Porém, tendo ouvido dizer que Arquelau reinava na Judeia, em lugar de Herodes, seu pai, teve medo de ir para lá. Advertido em sonhos, retirou-se para a região da Galileia 23 e foi morar numa cidade chamada Nazaré; assim se cumpriu o que foi anunciado pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.

 1 Janeiro de 2017 – Dia Mundial da Paz/Santa Maria Mãe de Deus (Lc 2, 16-21)

Foram apressadamente e encontraram Maria, José e o menino deitado na manjedoura. Depois de terem visto, começaram a espalhar o que lhes tinham dito a respeito daquele menino. 18 Todos os que ouviram se admiravam do que lhes diziam os pastores. Quanto a Maria, conservava todas estas coisas, ponderando-as no seu coração. E os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, conforme lhes fora anunciado. Quando se completaram os oito dias, para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus indicado pelo anjo antes de ter sido concebido no seio materno