«Missas do Parto e Natal!…»
«Senhora Virgem do Parto, que nesse altar estais; Atendei-nos, carinhosa, os filhos que tanto amais.
Dai-nos festas muito felizes, alegria, amor, unção, Conservando nossas almas no Teu meigo coração!»
Louvada sejais, Senhora, e a Vossa conceição, Vós sois a Mãe protetora da portuguesa nação.
(cf., Cântico das Missas do Parto)
Iniciamos neste domingo as Festas de Natal com a celebração das Missas do Parto na paróquia da Ribeira Brava, os dias da festa, até ao Santo Amaro. Até lá muito há a limpar, abrilhantar aprimorar para bem festejar. É verdade que os tempos não são os mesmos, mas as vivências desta época estão bem ao alcance de todos nós. Entre a culinária (licores, broas, bolo mel, carne-vinho-alhos), a lapinha (com Menino e lamparina), o presépio, a árvore de Natal, as gambiarras e os presentes, olhemos ao cerne de todo este “alarido”: o nascimento do Menino Jesus. Para nós Ele é o centro, o protagonista ou seja o autor principal da Festa. Por isso não é demais apelar à preparação espiritual na família e em cada um. Lanço o desafio para que cada um de nós arranje um tempo para contemplar o presépio e se deixe olhar pelo Menino Jesus. Completo o desafio pela ousadia de olhar o Menino: deitado ou de pé – eu sou olhado e olho! Brote dos lábios a oração/a vida, porque envoltos na paz, no perdão, no amor e no enlevo do Menino Deus seja louvado pelos gestos que seremos capazes de realizar em direção aos nossos e ao próximo. Vejamos o bem que se realiza e afastemos os gestos de mal. Haja tempo para o sacramento da reconciliação. A paz exterior consegue-se pela paz interior. Não podemos cuidar da casa comum se não cuidamos da nossa (da nossa pessoa). Deixo-vos os meus votos de Santo e Feliz Natal com o penhor das bênçãos do Menino Jesus aos ribeirabravenses e aos visitantes. Que todos tenham a presença de alguém de modo que não passe só este Natal. Boas Festas.
⇒ ACONTECE NA RIBEIRA BRAVA
Agenda de dezembro
MISSAS DO PARTO de 15-23, 6h. FESTAS DE NATAL de 24 dezembro a 12 janeiro
N.B. Os encarregados dos sítios recolham as ofertas sff. Obrigado!
15 de dezembro, Domingo: Vale e Barreiro, 6h
16 dezembro, 2ª feira: Vila, 6h
17 dezembro, 3ª feira: Muro, Moinhos, Murteira, 6h
18 de dezembro, 4ª feira: Meia Légua, Fajã da Ribeira, Espigão, 6h
19 dezembro, 5ª feira: Pico, Cruz Banda Além e Lombo Cesteiro, 6h
20 dezembro, 6ª feira: Achada, Apresentação, 6h
21 dezembro, sábado: Furna, Fajã Ortiga, Fonte Cruzada, Fajã Cerejo, Pomar da Rocha, Pico Ferreiro, 6h
22 dezembro, domingo: Cruz e Caldeira, Fonte Pinheiro, Terça, Moreno, Cabouco, Pedra Mole, Fajã das Flores, 6h
23 dezembro, 2ª feira: Cova, Caminho Chão, 6h
24 dezembro, 3ª feira: Natal: Avós e Netos, 12h. Romagens, 23h. Missa do Galo,24h
25 dezembro, 4ª feira: – (Apresentação), 8h30. (Vila), 10h. (Avé Maria),11h
26 dezembro, 5ª feira: 1ª OitavaL Vila), 10h. (Meia Légua), 11h
27 dezembro – 6ª feira, 2ª Oitava: (Vila), 8h. Concerto de Natal, 20h30
28 dezembro – sábado: Santos Inocentes: Natal da Catequese, 17h
29 dezembro – domingo, Sagrada Família: (Apresentação), 8h30. (Vila), 10h,17h
31 de dezembro – 3ª feira, Missa de Ação de Graças, 17h
————————-
Ano de 2020
01 Janeiro, 4ª feira:1º do ano: (Apresentação), 8h30. (Vila): 10h, 17h
05 janeiro, domingo, Dia de Reis/ Epifania: Missa e Concerto de Reis, 10h.
12 janeiro, domingo, Santo Amaro, 15h (Fidas celebrações do Natal)
——————————-
⇒ Flores precisam-se para enfeitar a igreja: sapatinhos e outras. Trazer para a igreja, sff., até sábado, 21 dezembro. O Menino Jesus agradece!
⇒ Celebrações Matrimoniais 2019/2020. O Sr. Bispo convida os casais que celebram, 10, 25, 50, 60 anos de casamento para uma celebração no Domingo dia 16 de Fevereiro de 2020 no Cabo Girão.
Aceitam-se inscrições na paróquia até ao dia 29 de dezembro 2019.
⇒ Passeio à Ilha de Malta e Sicília da Paróquia da Ribeira brava de 23 a 29 de Fevereiro organizado pela Geostar.Preço p/p 1600,00€, tudo incluído (voos/estadia).Documentos:BI/CC. Cartão Europeu saúde.
Mesa da Palavra – Natal |
Evangelho Natal: Mt 1, 18-25 – Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava desposada com José; antes de coabitarem, notou-se que tinha concebido pelo poder do Espírito Santo. 19 José, seu esposo, que era um homem justo e não queria difamá-la, resolveu deixá-la secretamente. 20 Andando ele a pensar nisto, eis que o anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados.» 22 Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: 23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho; e hão-de chamá-lo Emanuel, que quer dizer: Deus connosco. 24 Despertando do sono, José fez como lhe ordenou o anjo do Senhor, e recebeu sua esposa. 25 E, sem que antes a tivesse conhecido, ela deu à luz um filho, ao qual ele pôs o nome de Jesus.
Evangelho Sagrada Família: Mt 2, 13-15.19-23 – Depois de partirem, o anjo do Senhor apareceu, em sonhos, a José e disse-lhe: «Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egipto e fica lá até que eu te avise, pois Herodes procurará o menino para o matar.» 14 E ele levantou-se, de noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egipto, 15 permanecendo ali até à morte de Herodes. Assim se cumpriu o que o Senhor anunciou pelo profeta: Do Egipto chamei o meu filho. 16 Então Hero-des, ao ver que tinha sido enganado pelos magos, ficou muito irado e mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o seu território, da idade de dois anos para baixo, conforme o tempo que, diligentemente, tinha inquirido dos magos. 17 Cumpriu-se, então, o que o profeta Jeremias dissera: 18 Ouviu-se uma voz em Ramá, uma lamentação e um grande pranto: É Raquel que chora os seus filhos e não quer ser consolada, porque já não existem. 19 Morto Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egipto, 20 e disse-lhe: «Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do menino.» 21 Levantando-se, ele tomou o menino e sua mãe e voltou para a terra de Israel. 22 Porém, tendo ouvido dizer que Arquelau reinava na Judeia, em lugar de Herodes, seu pai, teve medo de ir para lá. Advertido em sonhos, retirou-se para a região da Galileia 23 e foi morar numa cidade chamada Nazaré; assim se cumpriu o que foi anunciado pelos profetas: Ele será chamado Nazareno. Evangelho 1º do Ano: Lc 2,16-21 – 16 Foram apressadamente e encontraram Maria, José e o menino deitado na manjedoura. 17 Depois de terem visto, começaram a espalhar o que lhes tinham dito a respeito daquele menino. 18 Todos os que ouviram se admiravam do que lhes diziam os pastores. 19 Quanto a Maria, conservava todas estas coisas, ponderando-as no seu coração. 20 E os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, conforme lhes fora anunciado. 21 Quando se completaram os oito dias, para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus indicado pelo anjo antes de ter sido concebido no seio materno. |