“Mês de outubro, mês das Missões!… “
Iniciamos o mês de outubro que na igreja é dedicado às Missões e ao Rosário. Logo o 1º dia começa com a celebração de St. Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face, que não saindo do seu convento foi declarada Padroeira das Missões pelo grande amor que nutria às Missões e aos missionários. É um claro exemplo de que “mesmo fechados hoje” podemos dar um grande contributo à causa missionário pelo dever de cuidar uns dos outros. O cuidar não só a si, mas cuidar para bem e no bem de todos e de cada um. Os pequenos gestos realizados contam para o bem e a segurança de todos. Logo pensar em si é também pensar nos outros e com os outros. No 15 de outubro temos Stª Teresa de Jesus ou de Ávila, reformadora do Carmelo. Escondida do mundo fez “destroço” nos acomodados da ordem e da Igreja. Foi um novo tempo iniciado com sofrimento, coragem e fé. Talvez por isso teve pés para andar.
No 3º domingo de outubro, dia 18, celebramos o dia mundial das missões. Este ano decorre nos scj a Campanha da Luz, fazer chegar luz a um nosso seminário em Angola, que só pode ter luz com gerador algumas horas do dia. Na diocese temos a grande tarefa missionária, viver a Eucaristia. Nos Dehonianos recordamos as origens da fundação da congregação em Portugal e na Igreja universal o ano da Laudato Si, viver o nosso dever ecológico. respeitar e salvaguardar a criação. Mãos à obra. Bom mês das Missões !…
AGENDA PAROQUIAL EM OUTRBRO
1.Inicio da Catequese na paróquia da Ribeira Brava com o encontro de pais no domingo 11 de outubro após a missa das 10h para todos os anos de catequese.
- Os encontros de preparação do Crisma (10º ano) são no 2º domingo de cada mês na missa das 10h. O 1º encontro é já no domingo 11 de outubro às 10h com a missa.
3. As missas nas Capelas recomeçam neste fim de semana de outubro. É obrigatório o uso de máscara, gel e cumprimento do distanciamento social.
Capela da Apresentação – missa aos sábados às 19h. Não há aos domingos.
Capela da Meia Légua – 1º sábado de cada mês às 20h
Capela da Conceição – 3ª feira às 17h
4. Mês de outubro: mês do rosário e das missões: Celebramos o Terço na igreja de 2ª a 6ª feira, 19h30. Não há aos fins de semana.
5. Ano especial da Laudate Si: 2020-2021: 24 de maio 2020 a 24 maio de 2021. “Convido todas as pessoas de boa vontade para aderirem ao cuidado da nossa casa comum
e dos nossos irmãos e irmãs mais frágeis. (Papa Francisco, 24 de maio de 2020)
A ORAÇÃO do Papa Francisco: (ano da Laudate SI)
Deus de amor, criador do céu, da terra e de tudo o que neles existe, abre as nossas mentes e toca os nossos corações, para que possamos fazer parte do teu dom da criação. Nestes tempos difíceis, mostra-te presente aos necessitados especialmente os mais pobres e os mais vulneráveis. Ajuda-nos a mostrar a nossa solidariedade criativa ao enfrentar as consequências desta pandemia global. Torna-nos corajosos para aceitar as mudanças que procuram o bem comum. Que agora, mais que nunca, possamos sentir que estamos todos unidos e que dependemos uns dos outros. Faz com que possamos ouvir e responder ao grito da terra e ao grito dos pobres. Que os sofrimentos atuais possam ser as dores do parto de um mundo mais fraterno e sustentável. Sob o olhar amoroso de Maria Auxiliadora, Te pedimos por Cristo, Nosso Senhor. Ámen.
Leituras do XXVII Domingo Comum – Ano A
1ª Leitura: Is 5, 1-7 – Vou cantar em nome do meu amigo o canto do seu amor pela sua vinha: Sobre uma fértil colina o meu amigo possuía uma vinha. 2 Cavou-a, tirou-lhe as pedras, e plantou-a de bacelo escolhido. Edificou-lhe uma torre de vigia, e nela construiu um lagar. Depois esperou que lhe desse boas uvas, mas ela só produziu agraços. 3 «Agora, pois, habitantes de Jerusalém, e vós, homens de Judá, sede juízes, por favor, entre mim e a minha vinha. 4 Que mais poderia Eu fazer pela minha vinha, que não tenha feito? Porque é que, esperando Eu que desse boas uvas, apenas produziu agraços? 5 Agora, pois, mostrar-vos-ei o que hei-de fazer à minha vinha: destruirei a vedação para que sirva de pasto, e derrubar-lhe-ei a sebe para que seja pisada. 6 Deixá-la-ei deserta, não será podada nem cavada; crescerão nela os espinhos e os abrolhos; mandarei às nuvens que não derramem chuva sobre ela.» 7 A vinha do Senhor do universo é a casa de Israel; os homens de Judá são a sua cepa predileta. Esperou deles a justiça, e eis que só há injustiça; esperou a retidão e eis que só há lamentações.
2ª Leitura: Filp 4, 6-9 – Por nada vos deixeis inquietar; pelo contrário: em tudo, pela oração e pela prece, apresentai os vossos pedidos a Deus em ações de graças. 7 Então, a paz de Deus, que ultrapassa toda a inteligência, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. 8 De resto, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é respeitável, se algo que seja virtude existe, se algo que mereça louvor, tende isso em mente. 9 E o que aprendestes e recebestes, ouvistes de mim e vistes em mim, ponde isso em prática. Então, o Deus da paz estará convosco.
Evangelho: Mt 21, 33-43 – 33 «Escutai outra parábola: Um chefe de família plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar, construiu uma torre, arrendou-a a uns vinhateiros e ausentou-se para longe. 34 Quando chegou a época das vindimas, enviou os seus servos aos vinhateiros, para receberem os frutos que lhe pertenciam. 35 Os vinhateiros, porém, apoderaram-se dos servos, bateram num, mataram outro e apedrejaram o terceiro. 36 Tornou a mandar outros servos, mais numerosos do que os primeiros, e trataram-nos da mesma forma. 37 Finalmente, enviou-lhes o seu próprio filho, dizendo: ‘Hão-de respeitar o meu filho.’ 38 Mas os vinhateiros, vendo o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Matemo-lo e ficaremos com a sua herança.’ 39 E, agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e mataram-no. 40 Ora bem, quando vier o dono da vinha, que fará àqueles vinhateiros?» 41 Eles responderam-lhe: «Dará morte afrontosa aos malvados e arrendará a vinha a outros vinhateiros que lhe entregarão os frutos na altura devida.» 42 Jesus disse-lhes: «Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os construtores rejeitaram transformou-se em pedra angular? Isto é obra do Senhor e é admirável aos nossos olhos? 43 Por isso vos digo: O Reino de Deus servos-á tirado e será confiado a um povo que produzirá os seus frutos.