«Mês das Almas!…»

Iniciamos o mês de novembro com a festa de Todos os Santos ou Pão-por-Deus e esta seguida do dia das Almas, fiéis defuntos ou dia de finados. Se é verdade que somos marcados pelas almas, pela saudade da partida e separação dos nossos familiares, a Igreja lembra, chama e celebra a santidade de Deus nos seus filhos e convida os fiéis, a viverem o mistério de Deus no Corpo de Cristo, de todos os batizados no Senhor Jesus e edificando a comunidade dos filhos de Deus. Como nos diz S. Paulo, trazemos este tesouro (a santidade, a graça) em vasos de barros, que somos nós. Lembremo-nos que somos templos do Espírito Santo, morada onde Deus habita e chamados à eternidade. É grande este mistério e grande a dignidade de sermos filhos de Deus-Pai como nos diz São Leão Magno.

Não somos inteiramente do mundo, mas estando nele rumo a Deus, nesta tenda que é o nosso corpo (S. Paulo), por dom e graça de Deus. Somos seres inacabados, insatisfeitos desejando sempre mais e a resposta está em Deus: ‘O nosso coração está inquieto e só encontra repouso quando encontra Deus” (St. Agostinho), que sacia e é fonte de todo o bem, e concede-nos a graça em nos chamar de filhos, nós que fomos criados à sua imagem e semelhança.(Gn 1). Esta festa estimula a todos os que querem ver a Deus para nos purificarmos tal como Ele é, dia a dia e nos diversos viveres: lugares, tempo, circunstâncias e condições. É verdade que conhecemos muitos santos canonizadas pela Igreja, modelos e indicadores do céu como S. Nuno, S. Martinho, Sta. Gertrudes, Sta. Cecília, Sta. Catarina e St, André para lembrar alguns santos deste mês. Aceitaram o desafio: “Sede santos porque o vosso Deus é santo!”

O dia das Almas vem lembrar que “voltamos ao pó da terra donde fomos tirados!” (Gn). Grandezas, honrarias, riquezas, servidões e serventias, fachadas e aparências, tudo quero e tudo posso, ficam deste lado da vida. A morte é a passagem para o outro mundo e só contam as boas obras, único material que nos abre o céu! O que foi feito ao pequenino foi-o a Deus!

 

MESA DA PALAVRA

Evangelho XXXI Domingo: Lc 19, 1-10 – Tendo entrado em Jericó, Jesus atravessava a cidade. 2 Vivia ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe de cobradores de impostos. 3 Procurava ver Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. 4 Correndo à frente, subiu a um sicómoro para o ver, porque Ele devia passar por ali. 5 Quando chegou àquele local, Jesus levantou os olhos e disse-lhe: «Zaqueu, desce depressa, pois hoje tenho de ficar em tua casa.» 6 Ele desceu imediatamente e acolheu Jesus, cheio de alegria. 7 Ao verem aquilo, murmuravam todos entre si, dizendo que tinha ido hospedar-se em casa de um pecador. 8 Zaqueu, de pé, disse ao Senhor: «Senhor, vou dar metade dos meus bens aos pobres e, se defraudei alguém em qualquer coisa, vou restituir-lhe quatro vezes mais.» 9 Jesus disse-lhe: «Hoje veio a salvação a esta casa, por este ser também filho de Abraão; 10 pois, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.»

Evangelho de Todos os Santos: Mt 5, 1-12 – Ao ver a multidão, Jesus subiu a um monte. Depois de se ter sentado, os discípulos aproximaram-se dele. 2 Então tomou a palavra e começou a ensiná-los, dizendo: 3 «Felizes os pobres em espírito,  porque deles é o Reino do Céu. 4 Felizes os que choram,  porque serão consolados. 5 Felizes os mansos,  porque possuirão a terra. 6 Felizes os que têm fome e sede de justiça,  porque serão saciados. 7 Felizes os misericordiosos,  porque alcançarão misericórdia. 8 Felizes os puros de coração,  porque verão a Deus. 9 Felizes os pacificadores,  porque serão chamados filhos de Deus. 10 Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça,  porque deles é o Reino do Céu. 11 Felizes sereis, quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por minha causa. 12 Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu; pois também assim perseguiram os profetas que vos precederam.»

 «Deus quer que sejamos santos. Não para ser canonizados!» Pe. Dehon

«Os santos foram mortais como nós, temos os mesmos auxílios, mas é preciso fazer como eles!» Cura de Ars

 

     PARÓQUIA EM AÇÃO

  1. AGENDA DE OUTBRO: Mês das Missões:

         30 outubro – Missa Nova do Pe. Andres Rafael,scj, 10h

31 outubro – Encerramento mês missões: Terço, 19h30 e Missa, 20h

                     nb. Agradecemos o grupo de pessoas que em outubro se juntaram para rezar o terço.

      2. AGENDA DE NOVEMBRO: Mês das Almas

      1 de Novembro, 3ª feira: Todos os Santos: Dia Santo e feriado: Celebrações: 8h,10h, 12h

     2 de Novembro, 4ª feira: Fiéis Defuntos/Almas:   Celebrações: 8h, 10h (visita cemitério com bom tempo) e 19h. Única intenção: Defuntos da paróquia

6 de Novembro, Discípulos do Mestre, 10h

13 de novembro, Encontro do crisma, 10h

20 de novembro: Domingo da Confraria do SSS,10h

  13-20 novembro: Novenas e Festa na Capela Apresentação

Domingo, 13 Novembro: Novena e Missa às 19h

2ªfeira,14 a sábado, 19 novembro: Novena e Missa às 20h

Domingo, 20 novembro – Festa: Missa, Procissão e Bênção das crianças, 15h.

3. Hora de Inverno. Neste fim semana os relógios atrasam 1h. As horas das missas continuam as mesmas.

4. Peditório da Liga Contra o Cancro: dia 1 de novembro, após as celebrações