«Marido, sabes o que eu te fiz!…»

Já iniciamos as visitas do Espírito Santo na nossa paróquia com fulgor e entusiasmo dos mais novos, pois são os que mais se mexem. Refiro-me aos tocadores e às saloias dos quatro grupos necessários para realizarmos as visitas às casas e de quem os ensaia. Bom seria se aparecesse mais alguém em especial nos sítios onde todos os anos encontramos dificuldade de arranjar alguém para sair com as insígnias do Espírito Santo. Este ano não é exceção e lá temos esta pedrinha também. Gostam de receber, não duvidamos, mas levar, é outra coisa! Só chegamos lá com a boa vontade de todos. Espero que aconteça! É a tal visita tão bela, ainda que por pouco tempo e aqui mede-se o sentido e o significado e esqueçamo-nos a quantidade de tempo. Por aí não se chegaria ao fim! Mas como o Espírito é caridade, alegria, convívio, comunhão e amor, faz-nos superar tudo isto. Quero crer que sim.

São vários os modos de realizar o mandamento novo, a caridade. Sexta feira santa de manhã tive uma história tão bela que quero dizer antes que esqueça: «Marido, sabes o que eu te fiz ontem? Nem de propósito, que foi dia do Lava pés. Lavei-te os pés, limpei-os e cortei as unhas e com água quente! Bem dizia o sr. padre que hoje há várias maneiras de lavar os pés. E eu nem me lembrei disso e a ouvir tudo aquilo! -Praticou o que estava a ouvir e  fez memória: fez hoje o que Jesus fez. É o mandato do Senhor!» Haja hoje quem faça isto em casa. Assim temos o “cuidar” uns dos outros como mandou Jesus! “Quem tem ouvidos, oiça!”

 

ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA      

. Visitas do Espirito Santo em 2019

 2ª Visita do Espírito Santo, Domingo, 5 de maio

Apresentação – Tem Festeiro – Missa às 21h

Meia Légua – Tem Festeiro – Missa às 18h30

Vale e Barreiro – Tem Festeiro

 

Visita do Espírito Santo, Domingo, 12 de maio

Terça, Moreno, Fajã Flores, Pedra Mole – Tem Festeiro

Lombo Cesteiro – Tem Festeiro

Fajã da Ribeira – Tem Festeiro

 

4ª Visita do Espírito Santo, Domingo, 19 de maio

Cruz Banda Além- Tem Festeira

→ Espigão – Não tem Festeiro – Missa às 19h

Fajã da Urtiga – Tem Festeiro

 

5ª Visita do Espírito Santo, Domingo, 26 de maio

→ Pomar da Rocha – Não tem Festeiro – Missa às 19h

Cabouco, Fonte Pinheiro, Cruz e Caldeira – Tem Festeira

→Murteira – Não tem Festeiro

 

6ª Visita do Espírito Santo, Domingo, 02 de junho

Muro e Moinhos – Tem Festeiros – 2 grupos

 

7ª Visita do Espírito Santo, Pentecostes, Domingo, 09 de Junho

→ Vila – Não tem Festeiros (2 grupos) – Fim.

————————-

  1. Pede-se festeiros para os sítios que ainda não têm. Obrigado!

————————

②. Agenda de maio

  1. 02. Início do Terço no mês de Maio na igreja, 20h
  2. 04. Festa do 9º Ano da Catequese, 17h30
  3. 11. Procissão de Velas, 20h
  4. 12. Encontro do Crisma, 10h
  5. 16. Reunião geral de Catequistas da Paróquia – Salão, 20h
  6. 19. Reunião de Pais: 1ª Comunhão, Profissão Fé e Crisma, 10h

 

③. Devoção do Terço no mês de maio: na igreja às 20h de 2ª feira a 6ª feira. Nas capelas combinar a hora com as encarregadas.

 

Leituras do III Domingo de Páscoa – Ano C

1ª Leitura: Act 5, 27-32.40-41 – Trouxeram-nos, pois, e levaram-nos à presença do Sinédrio. O Sumo Sacerdote, interrogando-os, disse: «Proibimos-vos formalmente de ensinardes nesse nome, mas vós enchestes Jerusalém com a vossa doutrina e quereis fazer recair sobre nós o sangue desse homem.» Mas Pedro e os Apóstolos responderam: «Importa mais obedecer a Deus do que aos homens. O Deus dos nossos pais ressuscitou Jesus, a quem matastes, suspendendo-o num madeiro. Foi a Ele que Deus elevou, com a sua direita, como Chefe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados. E nós somos testemunhas destas coisas, juntamente com o Espírito Santo, que Deus tem concedido àqueles que lhe obedecem.» Trouxeram novamente os Apóstolos e, depois de os mandarem açoitar, proibiram-lhes de falar no nome de Jesus e libertaram-nos. Quanto a eles, saíram da sala do Sinédrio cheios de alegria, por terem sido considerados dignos de sofrer vexames por causa do Nome de Jesus.

 

2ª Leitura: Ap 5,11-14 – Na visão, ouvi a voz de uma multidão angélica, à volta do trono, dos seres viventes e dos anciãos; o seu número era de miríades de miríades, milhares de milhares e cantavam com voz forte:  «O Cordeiro que foi imolado  é digno de receber o poder e a riqueza,  a sabedoria e a força,  a honra, a glória e o louvor.» Ouvi também todas as criaturas do céu, da terra e de baixo da terra, do mar e de tudo quanto neles existe, que proclamavam: «Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro,  sejam dados o louvor, a honra,  a glória e a fortaleza  pelos séculos dos séculos.» E os quatro seres viventes diziam: «Ámen.» E os anciãos prostraram-se em adoração.

 

Evangelho: Jo 21, 1-19 – Algum tempo depois, Jesus apareceu outra vez aos discípulos, junto ao lago de Tiberíades, e manifestou-se deste modo: Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, a quem chamavam o Gémeo, Natanael, de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos. Disse-lhes Simão Pedro: «Vou pescar.» Eles responderam-lhe: «Nós também vamos contigo.» Saíram e subiram para o barco, mas naquela noite não apanharam nada. Ao romper do dia, Jesus apresentou-se na margem, mas os discípulos não sabiam que era Ele. Jesus disse-lhes, então: «Rapazes, tendes alguma coisa para comer?» Eles responderam-lhe: «Não.» Disse-lhes Ele: «Lançai a rede para o lado direito do barco e haveis de encontrar.» Lançaram-na e, devido à grande quantidade de peixes, já não tinham forças para a arrastar. Então, o discípulo querido de Jesus disse a Pedro: «É o Senhor!» Simão Pedro, ao ouvir que era o Senhor, apertou o saio, porque estava sem mais roupa, e lançou-se à água. Os outros discípulos vieram no barco, puxando a rede com os peixes; com efeito, não estavam longe da terra, mas apenas a uns noventa metros. Ao saltarem para terra, viram umas brasas preparadas com peixe em cima e pão. Jesus disse-lhes: «Trazei dos peixes que apanhastes agora.» Simão Pedro subiu à barca e puxou a rede para terra, cheia de peixes grandes: cento e cinquenta e três. E, apesar de serem tantos, a rede não se rompeu. Disse-lhes Jesus: «Vinde almoçar». E nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar-lhe: «Quem és Tu?», porque bem sabiam que era o Senhor. Jesus aproximou-se, tomou o pão e deu-lho, fazendo o mesmo com o peixe. 14 Esta já foi a terceira vez que Jesus apareceu aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dos mortos.