«Luz e Sal!…»

As leituras que vamos escutar e meditar neste domingo são harmoniosas e belas, aliás o Evangelho é sempre belo, porque é para nós: «Palavra de Salvação» que nos vem da boca de Deus! Saibamos, nós cristãos, acolher o que Deus nos diz e nos pede em cada dia, pois cada um sabe o quanto precisa da ajuda e da proteção divina. Recordemos também a vertente do próximo, como expressão real e precisa do amor de Deus: “Deus é amor e o seu amor permanece em nós” (cf. 1 Jo 4).

A leitura de Isaías enumera os sinais do amor a Deus e ao próximo, sinais que na catequese aprendemos e chamamos de Obras de Misericórdia corporais, completadas com as obras de Misericórdia Espirituais. Logo, estar unido a Deus, leva necessariamente a olhar o próximo com outros olhos. A indiferença deve dar lugar à proximidade e à atenção ao outro. É ‘anormal’ os cristãos serem indiferentes ao seu  próximo (ver. Lc 10,25-37, o bom samaritano). Quando tal acontece dá azo a que se fale muito de “beatas e beatos” e aqui em sentido pejorativo, porque mostram o desfasamento da reza com a vida! Tudo bem, desde que o apontar do dedo, dê lugar à compreensão e ao diálogo, contrário aos muros, que construímos e não damos por isso.

Paulo na 2ª leitura mostra a sua vocação de apóstolo e abre a sua alma a respeito da fé que vive, testemunha e sofre. Nada de filosofias, trata-se da ação do Espírito. Busca-se filosofias orientais como se de fé se tratasse e não passam de métodos que ajudam a solidão, mas não matam a fome e a sede de Deus! A fé encontra-se em Jesus que indica no Evangelho o método: ser luz e sal e tudo quanto fizermos, seja para glorificar o Pai do céu (cf. Mt 5, 13-16). Porque cristãos,  sejamos testemunhas da fé e porque testemunhas seremos mestres.

Apelo à responsabilidade a pais, avós, educadores e catequistas. Que posso pedir a uma criança que diz: “nunca venho à missa, o meu pai e a minha mãe dizem que não serve para nada!” e há que diga ainda: “isso não dá de comer a ninguém” e eu repondo: “faz jeito a muita gente!” Com o desnorte dos que devem de ser luz e sal, que pedir a esta gente nova? Muito fazem! Não é verdade?

ACONTECE NA PARÓQUIA

. festa DA VIDA PARA os jovens do 8º ano de catequese no sábado, 18 de Fevereiro às 17h. Jovens e pais estão convidados a participarem na celebração.

.PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO DE COMPOSTELA ao Norte de Portugal e Galiza de 25 Fev. a 3 Março 2017 (semana Carnaval) já está o grupo completo. Não esquecer os documentos Documentos: CC/ ou BI e Contribuinte em todo o percurso.

❸.ATIVIDADES PASTORAIS EM FEVEREIRO

02 Fev. – Nª Sª das Candeias. Celebração dos Consagrados na Sé às 18h.

11 Fev. – Nª Sª de Lurdes: Dia Mundial do Doente. Missa às 17h

      13 a 15Assembleia dos Párocos Dehonianos (scj) em Lisboa

20 Fev. Beatos Francisco e Jacinta – Pastorinhos de Fátima. Missa às 17h

      25 Fev a 3 Março – Peregrinação Paroquial a Santiago

28 Fev. Carnaval. Missa às 8h. Igreja encerra à tarde

Março

01 Março, 4ª feira de Cinzas: Dia de jejum e abstinência

Início da Quaresma. Missa com Imposição das cinzas, às 8h

  1. Março, 6ª feira – Via-Sacra às 17h. Regresso da Peregrinação.

❹. O Calendário das Atividades Pastorais da Paróquia Ribeira Brava, continua em apreciação. Peço que seja lido e se houver sugestões, em particular nas datas e nos sítios das Visitas do Espírito Santo, que me sejam comunicadas para proceder-se às devidas alterações a bem de todos. Será este ano que vamos ter quem ande com as insígnias do Espírito Santo até à Páscoa.?…

❺. Os cursistas da Zona da Ribeira Brava têm a sua Ultreia na  5ª feira, dia 9 de Fevereiro às 20h: «Decolores!…»

❻. donativos/IRS. Para os que têm de fazer o IRS podem contribuir para as instituições do concelho sem pagarem mais por isso. Trata-se de destinar 5% do seu imposto para uma instituição preenchendo o campo próprio. Nesta linha se acharem por bem, podem destinar os 5% para os Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava.

«CRISTO É AQUELE QUE CONSTRÓI NO HOMEM O SEU TEMPLO PARA COLOCAR DEUS NOS HOMENS!«

(cf., S. Clemente de Alexandria. Protreptico,11)

Evangelho: Mt 5, 13-16 – «Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se corromper, com que se há-de salgar? Não serve para mais nada, senão para ser lançado fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem se acende a candeia para a colocar debaixo do alqueire, mas sim em cima do candelabro, e assim alumia a todos os que estão em casa. Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, de modo que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai, que está no Céu.»

Evangelho: Mt 5, 17-37 – «Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição. Porque em verdade vos digo: Até que passem o céu e a terra, não passará um só jota ou um só ápice da Lei, sem que tudo se cumpra. Portanto, se alguém violar um destes preceitos mais pequenos, e ensinar assim aos homens, será o menor no Reino do Céu. Mas aquele que os praticar e ensinar, esse será grande no Reino do Céu. Porque Eu vos digo: Se a vossa justiça não superar a dos doutores da Lei e dos fariseus, não entrareis no Reino do Céu.» «Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás. Aquele que matar terá de responder em juízo. Eu, porém, digo-vos: Quem se irritar contra o seu irmão será réu perante o tribunal; quem lhe chamar ‘imbecil’ será réu diante do Conselho; e quem lhe chamar ‘louco’ será réu da Geena do fogo. Se fores, portanto, apresentar uma oferta sobre o altar e ali te recordares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão; depois, volta para apresentar a tua oferta.Com o teu adversário mostra-te conciliador, enquanto caminhardes juntos, para não acontecer que ele te entregue ao juiz e este à guarda e te mandem para a prisão. Em verdade te digo: Não sairás de lá até que pagues o último centavo.» «Ouvistes o que foi dito: Não cometerás adultério. Eu, porém, digo-vos que todo aquele que olhar para uma mulher, desejando-a, já cometeu adultério com ela no seu coração. Portanto, se a tua vista direita for para ti origem de pecado, arranca-a e lança-a fora, pois é melhor perder-se um dos teus órgãos do que todo o teu corpo ser lançado à Geena. E se a tua mão direita for para ti origem de pecado, corta-a e lança-a fora, porque é melhor perder-se um só dos teus membros do que todo o teu corpo ser lançado à Geena.» «Também foi dito: Aquele que se divorciar da sua mulher, dê-lhe documento de divórcio. Eu, porém, digo-vos: Aquele que se divorciar da sua mulher -exceto em caso de união ilegal- expõe-na a adultério, e quem casar com a divorciada comete adultério.»«Do mesmo modo, ouvistes o que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás diante do Senhor os teus juramentos. Eu, porém, digo-vos: Não jureis de maneira nenhuma: nem pelo Céu, que é o trono de Deus, nem pela Terra, que é o estrado dos seus pés, nem por Jerusalém, que é a cidade do grande Rei. Não jures pela tua cabeça, porque não tens poder de tornar um só dos teus cabelos branco ou preto. Seja este o vosso modo de falar: Sim, sim; não, não. Tudo o que for além disto procede do espírito do mal.»