Já cheira a São Pedro!…
Paira no ar e nos ambientes o São Pedro como bem dizem as pessoas, pois os enfeites e as luzes lembram a todos que São Pedro está a chegar e meio ano a passar e os tempos a andar! Há toda uma azáfama em que não se poupam esforços e atenções de modo a celebrarmos o santo popular. Há quem diga que o São Pedro é sempre celebrado, mesmo com poucos enfeites desde que haja barracas no calhau. Parece-nos uma visão redutora da festa e do arraial. Já agora num santo pescador como é o caso de São Pedro, devia existir peixe na brasa, mas isso é outro assunto. Recordo entretanto que na 1ª vez que foi ao mar da Galileia e após a travessia de barco do lago para o almoço, alguém dizia: “uh, já cheira a frango assado, nada mau!” Bem desconfiava do olfato do esfomeado e ao chegar ao restaurante deparei-me com peixe assado na boa brasa, ‘o peixe de São Pedro’! Bem pode o pessoal querer “batizar” as coisas ao seu modo, que a realidade é o que é! Pode ser que algum dia haja também ao lado da espetada peixe assado, mas o andar da carroça vai noutra direção, vamos esperar!…
Saboreamos a festa quanto mais nos empenhamos na preparação. O pouco que podemos fazer, unindo ao todo, torna-se muito e faz milagres! Precisa-se boa vontade e empenho de todos para assim podermos fazer o arraial de São Pedro e já agora da festa do Senhor. Fazemos a charola e enchemos o barco como é habitual, com o que cada um pode contribuir para assim chegar a ser muito ( o tal milagre da partilha e da satisfação de dar) para a festa do santo. Como diria alguém, o santo não precisa disso, precisa sim, do quanto de bom fazemos com isso! Experimentamos que o pouco com Deus é muito, quando abrimos o coração e a mão para que Deus faça o bem através de nós. É a melhor preparação para festejar o S. Pedro. Relembro também a azáfama do tapete do Senhor que com a ajuda do pouco de muitos e se for de todos melhor, faremos maravilhas!
O programa de São Pedro 28/29 junho e do Senhor 7/8 julho é conhecido de todos. A melhor festa é celebrar em paz e com a família, paróquia (SSS) e concelho (São Pedro). Sejam momentos de encontro, alegria, convívio e divertimento também. A todos receber e a todos alegrar . A todos a bênção e a proteção de São Pedro e do Senhor a ribeirabravenses, emigrantes e visitantes e forasteiros
Mesa da Palavra – Festa de São João | ||
1ª Leitura: Is 49,1-6 – «Ouvi-me, habitantes das ilhas, prestai atenção, povos de longe. Quando ainda estava no ventre materno, o Senhor chamou-me, quando ainda estava no seio da minha mãe, pronunciou o meu nome. Fez da minha palavra uma espada afiada, escondeu-me na concha da sua mão. Fez da minha mensagem uma seta penetrante, guardou-me na sua aljava. Disse-me: «Israel, tu és o meu servo, em ti serei glorificado.» Eu dizia a mim mesmo: «Em vão me cansei, em vento e em nada gastei as minhas forças.» Porém, o meu direito está nas mãos do Senhor, e no meu Deus a minha recompensa. E agora o Senhor declara-me que me formou desde o ventre materno, para ser o seu servo, para lhe reconduzir Jacob, e para lhe congregar Israel. Assim me honrou o Senhor. O meu Deus tornou-se a minha força. Disse-me: «Não basta que sejas meu servo, só para restaurares as tribos de Jacob, e reunires os sobreviventes de Israel. Vou fazer de ti luz das nações, para que a minha salvação chegue até aos confins da terra.»
2ª Leitura: At 13, 22-26 – Pondo este de parte, Deus elevou David como rei, e a seu respeito deu este testemunho: ‘Encontrei David, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará todas as minhas vontades. Da sua descendência, segundo a sua promessa, Deus proporcionou a Israel um Salvador, que é Jesus. João preparou a sua vinda, anunciando um batismo de penitência a todo o povo de Israel. Quase a terminar a sua carreira, João dizia: ‘Eu não sou quem julgais; mas vem, depois de mim, alguém cujas sandálias não sou digno de desatar.’ Irmãos, filhos da estirpe de Abraão, e os que de entre vós são tementes a Deus, a nós é que foi dirigida a palavra de salvação. Evangelho: Lc 1, 57-66.80 – Entretanto, chegou o dia em que Isabel devia dar à luz e teve um filho. Os seus vizinhos e parentes, sabendo que o Senhor manifestara nela a sua misericórdia, rejubilaram com ela. Ao oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome do pai, Zacarias. Mas, tomando a palavra, a mãe disse: «Não; há-de chamar-se João.» Disseram-lhe: «Não há ninguém na tua família que tenha esse nome.» Então, por sinais, perguntaram ao pai como queria que ele se chamasse. Pedindo uma placa, o pai escreveu: «O seu nome é João.» E todos se admiraram. Imediatamente a sua boca abriu-se, a língua desprendeu-se-lhe e começou a falar, bendizendo a Deus. O temor apoderou-se de todos os seus vizinhos, e por toda a montanha da Judeia se divulgaram aqueles factos. Quantos os ouviam retinham-nos na memória e diziam para si próprios: «Quem virá a ser este menino?» Na verdade, a mão do Senhor estava com ele. Entretanto, o menino crescia, o seu espírito robustecia-se, e vivia em lugares desertos até ao dia da sua apresentação a Israel. |
MESA DA PALAVRA – FESTA DE SÃO JOÃO BATISTA
❶. agenda de junho
27. Início Festejos de São Pedro: Charola na Fajã da Ribeira
- 28. Véspera da Festa de São Pedro:
Romagens: Vale/Avé Maria -14H
Barco: Achada – 18H
Charola: Fajã da Ribeira – 19H
Novena São Pedro – 21H
Marchas – 22H
Igreja encerra às 3h. Reabre para a missa das 10h do dia S. Pedro
- 29. Dia da Festa São Pedro, 16H
O Sr. Bispo preside à festividade do dia de S. Pedro
Charola com colaboração sítios: Fajã da Ribeira, Meia Légua Murteira, e outros com produtos da terra. Colocar sff. na venda até a manhã do 27 de junho.
Barco com ajuda sítios: Achada, Pico, Apresentação, Cruz, Pico e outros…Colocar junto do barco no 28 junho de manhã. Os festeiros são a Câmara e a paróquia. Logo a colaboração de todos! Peço aos encarregados dos sítios que recolham as ofertas de quem quiser colaborar. Obrigado!
❷.agenda de julho
02-05. Semana Juventude: 15H-17H
- 06. Reconciliação: crismandos, pais e padrinhos – 20H30
- 07. Véspera da Festa do Senhor – 20H
- 08. Festa do Senhor – Missa e Procissão – 16H
11-18. Peregrinação à Terra Santa
- 28. Véspera Festa Sª da Saúde – Capela Meia Légua – 20H
- 29. Julho – Festa Senhora Saúde-Capela Meia Légua – 12H
❸. A Câmara da Ribeira Brava homenageia o Pe. Gil, dando-lhe o nome à rua, do outro lado da ribeira, que vai da rotunda ao parque, a 27 de Junho, 15h na presença de família e amigos. Fica o convite para quem queira associar-se!