«Há tempo para tudo!…»
Iniciadas as atividades com recomeço de maior normalidade ao que foi vivido nos últimos tempos e ao maior enquadramento da vida tornado possível com o esforço de todos, venho propor-vos um texto de Coelth que bem pode ser um programa e atitude de vida, pela clareza e propostas que nos coloca e apresenta. É sempre “tempo “para meditar estas realidades. É sempre oportuno pensarmos nestas máximas de vida:
“ Para tudo há um momento e um tempo para tudo o que se deseja debaixo do céu: Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar plantas, tempo de matar e tempo de curar, tempo de destruir e tempo de edificar, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de lamentar e tempo de dançar, tempo de atirar pedras, e tempo de as ajuntar, tempo de abraçar e tempo de evitar o abraço, tempo de procurar e tempo de perder, tempo de guardar e tempo de atirar fora, tempo de rasgar e tempo de coser, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de guerra e tempo de paz. Que proveito tira das suas fadigas aquele que trabalha? Eu vi a tarefa que Deus impôs aos filhos dos homens para que dela se ocupem. Todas as coisas que Deus fez, são boas a seu tempo. Até a eternidade colocou no coração deles, sem que nenhum ser humano possa compreender a obra divina do princípio ao fim.” (Co 3, 1-11)
A nossa vida é reflexo dos valores e da educação recebida, se assumida e vivida. Para tal é sempre oportuno parar, olhar-se para dentro e refletir as palavras e as atitudes bem como os comportamentos. Há coisas que não esperamos de gente de fé, mas também aí, revela-se a fraqueza e a virtude. S. Paulo recomenda ao seu discípulo e hoje (o tal tempo…) a nós também: “Mas tu, ó homem de Deus, foge dessas coisas. Procura antes a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança, a mansidão. Combate o bom combate da fé” (. 1Tim 6,11). A escola e a catequese são bons lugares para abrir a mente em ordem ao respeito, à convivência e à corresponsabilidade. Os educadores sejam fatores de estabilidade, influenciadores do bem, já que. “ninguém dá aquilo que não recebe!”
Deixo-vos uma mensagem recebida no watsapo de modo que nos faça despertar para o mundo em que vivemos: “A guerra é um lugar onde jovens que não se conhecem e não se odeiam se matam entre si, por decisão de velhos que se conhecem, se odeiam mas não se matam “(Erich Hartmann). Como vedes dispensa comentários!
MESA DA PALAVRA – DOMINGO XXVI COMUM – ano c
1ª Leitura: Am 6, 1.4-7 Ai dos que vivem comodamente em Sião e dos que vivem tranquilos no monte da Samaria, que se crêem chefes do povo mais importante e aos quais acorre a casa de Israel! Deitados em leitos de marfim, estendidos indolentemente nos seus divãs, comem os melhores cordeiros do rebanho e os novilhos mais gordos do estábulo. Folgam ao som da harpa, e inventam, como David, instrumentos de música. Bebem vinho por grandes copos, perfumam-se com óleos preciosos, sem se compadecerem da ruína de José. Por isso irão deportados à frente dos cativos, e terá fim esse bando de voluptuosos.
2ª Leitura: 1 Tim 6, 11-16 – Mas tu, ó homem de Deus, foge dessas coisas. Procura antes a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança, a mansidão. Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e da qual fizeste uma bela profissão na presença de muitas testemunhas. Na presença de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Jesus Cristo, que deu testemunho perante Pôncio Pilatos numa bela profissão de fé, recomendo-te que guardes o mandato sem mancha nem culpa até à manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo. Esta manifestação será feita nos tempos estabelecidos, pelo bem-aventurado e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o único que possui a imortalidade, que habita numa luz inacessível, que nenhum homem viu nem pode ver. A Ele, honra e poder eterno! Ámen!
Evangelho XXVI: Lc 16, 19-31 – «Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho fino e fazia todos os dias esplêndidos banquetes. Um pobre, chamado Lázaro, jazia ao seu portão, coberto de chagas. Bem desejava ele saciar-se com o que caía da mesa do rico; mas eram os cães que vinham lamber-lhe as chagas. Ora, o pobre morreu e foi levado pelos anjos ao seio de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado. Na morada dos mortos, achando-se em tormentos, ergueu os olhos e viu, de longe, Abraão e também Lázaro no seu seio. Então, ergueu a voz e disse: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e envia Lázaro para molhar em água a ponta de um dedo e refrescar-me a língua, porque estou atormentado nestas chamas.’ Abraão respondeu-lhe: ‘Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em vida, enquanto Lázaro recebeu somente males. Agora, ele é consolado, enquanto tu és atormentado. Além disso, entre nós e vós há um grande abismo, de modo que, se alguém pretendesse passar daqui para junto de vós, não poderia fazê-lo, nem tão-pouco vir daí para junto de nós.’ O rico insistiu: ‘Peço-te, pai, que envies Lázaro à casa do meu pai, pois tenho cinco irmãos; que os previna, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.’ Disse-lhe Abraão: ‘Têm Moisés e os Profetas; que os oiçam!’ Replicou-lhe ele: ‘Não, pai Abraão; se algum dos mortos for ter com eles, hão-de arrepender-se.’ Abraão respondeu-lhe: ‘Se não dão ouvidos a Moisés e aos Profetas, tão-pouco se deixarão convencer, se alguém ressuscitar dentre os mortos.’»
ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIAR BRAVA
- . AGENDA DE OUTBRO: Mês das Missões
1 outubro – Assembleia movimentos na igreja do Colégio, apresentação programa pastoral diocesano, 9h30
2 outubro – Início da catequese. Encontro de Catequistas, Pais e Crianças após missa, 10h. Discípulos do Mestre
4 outubro – Dia de S. Francisco. Ordem 3ª Franciscana
5 outubro – Dia Diocesano do Catequista no Porto da Cruz
6 outubro – Assembleia do Clero (Calheta)
9 outubro – Encontro Jovens do Crisma, missa das 10h. Patrocínio de N.S. do Monte
16 outubro – 3º Domingo: Adoração ao Santíssimo, 8h-10h. Ordenação Diac. Rafael, Colégio Missionário, 16h, nos 75 anos dos Dehonianos em Portugal
17 outubro – Encontro antigos alunos Colégio Missionário
18 outubro – Aniversário da Dedicação da catedral
21 outubro – Beato Carlos de Áustria
22 outubro – S. João Paulo II
23 outubro – Dia Mundial das Missões
2. No mês de outubro, mês das Missões, temos o terço na igreja de 2ª a 6ª feira, 20h. Todos estão convidados.
3. A 24 setembro ocorre o 39º aniversário da presença dos SCJ (Dehonianos) na Ribeira Brava(1983-2022)
4. A 29 de setembro, 5ª feira – Inicio da Oficina da Oração no Salão às 20h. Aberto a quem queira aprender e viver técnicas de orar, promovido pelas Oficinas de Oração.
nb. Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, (batendo no peito) por minha culpa, minha culpa, minha tão grande culpa.
E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor. (nova fórmula do Novo Missal).