Fevereiro

O mês de Fevereiro é rico na Liturgia da Igreja pela densidade simbólica, humana e cristã, quer na vivência pessoal dos cristãos, quer na vivência das paróquias. Ao olharmos o calendário temos a Senhora das Candeias (2 Fev.), S. Brás (4 Fev.), S. Valentim (14 Fev.), Carnaval (16 Fev.), 4ª feira de Cinzas, início da Quaresma (17 Fev.) e Via-Sacra às sextas-feriras (20 Fev.). Parafraseando Coelet, temos momentos para trabalhar, falar, calar, rezar, divertir-se, meditar e converter-se. Haja vontade e boa disposição que em tudo isto Deus continua presente. Basta deixá-lo entrar. É o nosso tempo que se Deus quiser iremos viver com coragem e determinação em  confinamento a bem de todos nós. Quem se defenda a si próprio está a defender os demais e neste momento é respeito pelos outros em atitude de “cuidadores”, caminho de paz e convivência possível em pandemia. Temos de fazer a nossa parte para bem de todos.

O Evangelho é vivido e traduzido no dia a dia através de cada um nas obras e nas atitudes. Ao modo escutista empenhemo-nos por fazer a BA (Boa Ação) todos os dias por mais pequena que seja. Não faltam as ocasiões para quem quer e sobram as desculpas para nada fazer. Viva-se a exigência e a alegria de ser cristão, alimentados pela Palavra e pela Eucaristia, complementada na oração pessoal e familiar.

Agenda Paroquial

1. Agenda de fevereiro

02. Fevereiro – N.S. Candeias. Dia dos Consagrados, 8h

04. Almas: Vale e Barreiro

16. Carnaval. Oração Jesus no Horto, próprio dos SCJ

17. 4ª feira de Cinzas: Jejum e Abstinência, 8h e 19h

19. Sexta feira da Quaresma: 8h e 16h30 (Via Sacra)

21. 1º Domingo da Quaresma

26. Sexta feira da Quaresma: 8h e 16h30 (Via Sacra)

2. Preparação para o Crisma

Domingo 14 de fevereiro com a missa das 10h para os jovens do 10º ano. Uso de máscara é obrigatório!

3. Ano especial para diversas celebrações:

Laudate Si: 24 de maio de 2020 a 24 de maio de 2021.

Ano de São José – 8 dezembro 2020 a 8 dezembro 2021

Ano da Família- 19 de março a julho de 2021

A ORAÇÃO do Papa Francisco: a São José

Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!

A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José,
mostrai-vos pai também para nós

E guia-nos no caminho do céu

E guia-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem

e defendei-nos de todo o mal. Ámen.

MESA DA PALAVRA – ANO B

Evangelho Domingo 30 Janeiro.: Mc 1, 21-28 – Entraram em Cafarnaúm. Chegado  sábado, veio à sinagoga e começou a ensinar. 22 E maravilhavam-se com o seu ensinamento, pois os ensinava como quem tem autoridade e não como os doutores da Lei. 23 Na sinagoga deles encontrava-se um homem com um espírito maligno, que começou a gritar: 24 «Que tens a ver connosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos arruinar? Sei quem Tu és: o Santo de Deus.» 25 E Jesus repreendeu-o, dizendo: «Cala-te e sai desse homem.» 26 Então, o espírito maligno, depois de o sacudir com força, saiu dele dando um grande grito. 27 Tão assombrados ficaram que perguntavam uns aos outros: «Que é isto? Eis um novo ensinamento, e feito com tal autoridade que até manda aos espíritos malignos e eles obedecem-lhe!» 28 E a sua fama logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galileia.

Evangelho 2 Fevereiro: Lc 2, 22-32 – Quando se cumpriu o tempo da sua purificação, segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor, 23 conforme está escrito na Lei do Senhor: Todo o primogénito varão será consagrado ao Senhor 24 e para oferecerem em sacrifício, como se diz na Lei do Senhor, duas rolas ou duas pombas. 25 Ora, vivia em Jerusalém um homem chamado Simeão; era justo e piedoso e esperava a consolação de Israel. O Espírito Santo estava nele. 26 Tinha-lhe sido revelado pelo Espírito Santo que não morreria antes de ter visto o Messias do Senhor. 27 Impelido pelo Espírito, veio ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, a fim de cumprirem o que ordenava a Lei a seu respeito, 28 Simeão tomou-o nos braços e bendisse a Deus, dizendo: 29 «Agora, Senhor, segundo a vossa palavra, deixareis ir em paz o vosso servo, 30 porque meus olhos viram a Salvação 31 que oferecestes a todos os povos, 32 Luz para se revelar às nações e glória de Israel, vosso povo.»

Evangelho Domingo 7 Fevereiro: Lc 1, 29-39 – Saindo da sinagoga, foram para casa de Simão e André, com Tiago e João. 30 A sogra de Simão estava de cama com febre e logo lhe falaram dela. 31 Aproximando-se, tomou-a pela mão e levantou-a. A febre deixou-a e ela começou a servi-los. 32 À noitinha, depois do sol-pôr, trouxeram-lhe todos os enfermos e possessos, 33 e a cidade inteira estava reunida junto à porta. 34 Curou muitos enfermos atormentados por toda a espécie de males, e expulsou muitos demónios; mas não deixava falar os demónios, porque sabiam quem Ele era. 35 De madrugada, ainda escuro, levantou-se e saiu; foi para um lugar solitário e ali se pôs em oração. 36 Simão e os que estavam com Ele seguiram-no. 37 E, tendo-o encontrado, disseram-lhe: «Todos te procuram.» 38 Mas Ele respondeu-lhes: «Vamos para outra parte, para as aldeias vizinhas, a fim de pregar aí, pois foi para isso que Eu vim.» 39 E foi por toda a Galileia, pregando nas sinagogas deles e expulsando os demónios.