«Fevereiro rico de espiritualidade!…»
Iniciamos o mês de fevereiro com uma festa mariana, apreciada por muitos de nós: Nossa Senhora das Candeias, Apresentação do Menino no Templo e Purificação de Nossa Senhora. Neste dia é ainda celebrado do Dia dos Consagrados, dia proclamado pelo Papa São João Paulo II. Assim o fizemos na paróquia e na Sé para quem teve oportunidade de celebrar com o Bispo da Diocese, onde foram recordados os consagrados, que ao longo deste ano celebram as suas Bodas de prata, ouro e diamante de vida religiosa. Trata-se de louvar e agradecer a Deus o dom do serviço e do amor por causa do Reino dos Céus. É um modo de vida nem sempre apreciado e benquisto, e nem sempre compreendido como dizia Jesus a Pedro e aos discípulos: “Quem puder compreender, que compreenda” (Mt 19, 10-12)! É certo que se aprecia os favores desta gente e quando os pedidos são aceites são uns santos, se não o são, gente reles!…Deus é quem recompensa, mas as maldades fazem sempre mossa! Quem não as sente?
Temos o início da Quaresma na 4ª feira de cinzas, no dia 14 de fevereiro, e neste ano coincide com o dia de S. Valentim. Para nós é um dia de jejum e abstinência, lá está, para quem está em plenas faculdades em que a saúde e a idade não atrapalham. Abster-se de fazer e apregoar o mal, está na linha do jejum e da abstinência, com ações concretas. O tema da paixão e dos passos (sofrimento) de Jesus, têm lugar enfático na celebração da Via Sacra nas sextas da Quaresma. Sente-se um forte apelo a olhar o interior a fim de levar à mudança pessoal. O disfarce do carnaval dê lugar ao verdadeiro e ao autêntico de cada um de nós, revelando um coração tocado pelo amor de Deus e do próximo. Sabemos que “Deus prefere a misericórdia ao sacrifício” e nós também o desejamos. Para que se cumpre, não basta o querer, há que atuar num dinamismo de abertura e disponibilidade à Palavra de Deus. Neste sentido o Papa Francisco nos convida a vivermos o 1º Domingo da Quaresma, 18 de Fevereiro, como “Domingo da Palavra”. Jesus responde ao tentador: “Nem só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4,4). Faço votos que na Quaresma a Bíblia esteja sempre à mão: vista, ouvidos e coração!
ACONTECE NA PARÓQUIA
❶. AGENDA de fevereiro
02 – Candelária: Bênção das candeias e missa, 8H
04 – Preparação do Crisma, 10H
05-09 – Assembleia Párocos Dehonianos em Alfragide
10-16 – Passeio paroquial ao Sul da França
11 – Dia Mundial do Doente. Celebração na Sé, 16H
13 – Dia de Carnaval. Missa, 8H. A igreja encerra à tarde
14 – Quarta feira Cinzas. Missas: 8H e 17H. Dia de Jejum e Abstinência
16 – Via-Sacra, Missa, Adoração, 8H (neste dia não há missa à tarde)
18 – 1º Domingo Quaresma: Celebração do Doente na Sé, 16H
Dia da Palavra proclamado pelo Papa Francisco
24 – Retiro de Quaresma dos Dehonianos na Ribeira Brava
– Festa da Vida – 8º Ano de Catequese, 17H
❷.Peregrinação à Terra Santa de 11-18 de julho de 2018 A paróquia da Ribeira Brava organiza em colaboração com a Brava Tour uma peregrinação à Terra Santa de 11 a 18 de Julho. Em Regime de pensão completa. Não inclui bebidas às refeições. Preço: 1.580,00€ por pessoa. Inscrições na agência ou paróquia. Necessário o passaporte, CC e NIF. em dia (ver programa, sff.). Inscrições até o mês de março por exigência da companhia aérea.
❸. Passeio ao Sul de França de 10 a 16 Fevereiro de 2018. Os viajantes devem estar no aeroporto às 4h da manhã do sábado, dia 10 de fevereiro.
❹.Nas férias escolares de carnaval não temos catequese.
«CONVIDO CADA CRISTÃO, A RENOVAR HOJE MESMO O SEU ENCONTRO PESSOAL COM JESUS. NÃO HÁ MOTIVO PARA PENSAR QUE ESTE CONVITE NÃO LHE DIZ RESPEITO JÁ QUE NINGUÉM ESTÁ EXCLUIDO DESTA ALEGRIA!…(A ALEGRIA DO EVANGELHO 3)
EVANGELHOS (5º domingo, 6º domingo e 1º domingo da Quaresma)
Evangelho V Domingo, Mc 1,29-39 – Saindo da sinagoga, foram para casa de Simão e André, com Tiago e João. A sogra de Simão estava de cama com febre e logo lhe falaram dela. Aproximando-se, tomou-a pela mão e levantou-a. A febre deixou-a e ela começou a servi-los. À noitinha, depois do sol-pôr, trouxeram-lhe todos os enfermos e possessos, e a cidade inteira estava reunida junto à porta. Curou muitos enfermos atormentados por toda a espécie de males, e expulsou muitos demónios; mas não deixava falar os demónios, porque sabiam quem Ele era. De madrugada, ainda escuro, levantou-se e saiu; foi para um lugar solitário e ali se pôs em oração. Simão e os que estavam com Ele seguiram-no. E, tendo-o encontrado, disseram-lhe: «Todos te procuram.» Mas Ele respondeu-lhes: «Vamos para outra parte, para as aldeias vizinhas, a fim de pregar aí, pois foi para isso que Eu vim.» E foi por toda a Galileia, pregando nas sinagogas deles e expulsando os demónios.»
Evangelho VI Domingo, Mc 1, 40-45 – Um leproso veio ter com Ele, caiu de joelhos e suplicou: «Se quiseres, podes purificar-me.» Compadecido, Jesus estendeu a mão, tocou-o e disse: «Quero, fica purificado.» Imediatamente a lepra deixou-o, e ficou purificado. E logo o despediu, dizendo-lhe em tom severo: «Livra-te de falar disto a alguém; vai, antes, mostrar-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação o que foi estabelecido por Moisés, a fim de lhes servir de testemunho.» Ele, porém, assim que se retirou, começou a proclamar e a divulgar o sucedido, a ponto de Jesus não poder entrar abertamente numa cidade; ficava fora, em lugares despovoados. E de todas as partes iam ter com Ele.
Evangelho 4ª feira Cinzas, Mt 6, 1-6.16-18 – «Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para vos tornardes notados por eles; de outro modo, não tereis nenhuma recompensa do vosso Pai que está no Céu. Quando, pois, deres esmola, não permitas que toquem trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem louvados pelos homens. Em verdade vos digo: Já receberam a sua recompensa. Quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua direita, a fim de que a tua esmola permaneça em segredo; e teu Pai, que vê o oculto, há-de premiar-te.» «Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé nas sinagogas e nos cantos das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: Já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no quarto mais secreto e, fechada a porta, reza em segredo a teu Pai, pois Ele, que vê o oculto, há-de recompensar-te. «E, quando jejuardes, não mostreis um ar sombrio, como os hipócritas, que desfiguram o rosto para que os outros vejam que eles jejuam. Em verdade vos digo: Já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que o teu jejum não seja conhecido dos homens, mas apenas do teu Pai que está presente no oculto; e o teu Pai, que vê no oculto, há-de recompensar-te.»