«Festa de Jovens e Idosos!…»

Começo por falar em festas de jovens (entendo a Primeira Comunhão neste sábado 31 de julho e os Crismas no dia 1 de agosto) e de idosos no dia 11 de agosto, dia em que faz 25 anos que o Lar de São Bento foi inaugurado, logo os idosos e famílias têm motivo para fazer festa. A razão é simples: para uns põem o pai ou a mãe no Lar e para outros têm trabalho no Lar nas várias valências, serviços e ajudas técnicas que o Lar presta. Além do Lema de S. Bento (ora et Labora), realiza-se a prática da hospitalidade, sabendo que S. Bento tinha um grande cuidado com os doentes, basta ler a Regra de Vida que escreve para os seus mosteiros e para nós hoje passa também pela população idosa, a fim de não abandonarmos quem tanto trabalhou e deu de si à família e à sociedade. Neste ano das Bodas de Prata do Lar a Direção dá uma nova resposta social na Unidade de Alzheimer em fase de acabamento. Não vai substituir-se a ninguém. É «ajuda técnica» a quem precisa nesta doença.

Vai a nossa gratidão para todos os que fundaram esta IPSS que procurou estar nestes 25 anos ao serviço da comunidade e que se estende a muitas freguesias da Madeira. Gratos às entidades, empresas, famílias e anónimos colaborantes nesta missão. Uma Palavra de apreço à paróquia que deu estabilidade e meios. Gratos aos funcionários, técnicos e famílias que confiaram no Lar. Bem hajam. S. Bento nos proteja!

 

ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA

  1. Agenda para Agosto

        1.Crismas, 11h30

  1. Almas: (Furna, Fajã Ortiga, Fajã Cerejo, Pomar da Rocha,    Fonte Cruzada e Pico Ferreiro), 8h
  1. Celebração dos 25 anos do Lar de São Bento, 11h. 

    12.   Aniversário da morte do Pe. Dehon, Fundador dos SCJ  (12 de agosto de 1925)

  1. Nossa Senhora do Monte, 7h30, 10h, 12h

     22.   Reunião Pais da Primeira Comunhão de 2021   e Profissão de Fé de 2020 e 2021 após missa das 10h

       ___________

       A Primeira Comunhão de um grupo de 2020, realiza-se neste sábado, 31de julho,17h, com as regras em vigor.

Inscrições 1º Ano de Catequese a partir do fim de semana 7 de agosto no horário de cartório. Trazer a cédula do Batismo sff. Os outros anos consideram-se já matriculados

         Parabéns aos jovens do Crisma que completaram o percurso de catequese. Esperam-se assim novas forças e novas dinâmicas, aqui e onde estiverem em trabalho ou em estudo.

         Obrigado aos catequistas que os acompanharam.

        EVANGELHOS XVIII E XIX DOMINGOS COMUNS ANO B

Evangelho do Domingo XVIII: Jo 6, 24-35 – Quando viu que nem Jesus nem os seus discípulos estavam ali, a multidão subiu para as embarcações e foi para Cafarnaum à procura de Jesus. Ao encontrá-lo no outro lado do lago, perguntaram-lhe: «Rabi, quando chegaste cá?» Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: vós procurais-me, não por terdes visto sinais miraculosos, mas porque comestes dos pães e vos saciastes. Trabalhai, não pelo alimento que desaparece, mas pelo alimento que perdura e dá a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará; pois a este é que Deus, o Pai, confirma com o seu selo.» Disseram-lhe, então: «Que havemos nós de fazer para realizar as obras de Deus?» Jesus respondeu-lhes: «A obra de Deus é esta: crer naquele que Ele enviou» Eles replicaram: «Que sinal realizas Tu, então, para nós vermos e crermos em ti? Que obra realizas Tu? Os nossos pais comeram o maná no deserto, conforme está escrito: Ele deu-lhes a comer o pão vindo do Céu.» E Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Não foi Moisés que vos deu o pão do Céu, mas é o meu Pai quem vos dá o verdadeiro pão do Céu, pois o pão de Deus é aquele que desce do Céu e dá a vida ao mundo.» Disseram-lhe então: «Senhor, dá-nos sempre deste pão!» Respondeu-lhes Jesus: «Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não mais terá fome e quem crê em mim jamais terá sede.

Evangelho Domingo XIX: Jo 6, 41-51 – Os judeus puseram-se, então, a murmurar contra Ele por ter dito: ‘Eu sou o pão que desceu do Céu’; e diziam: «Não é Ele Jesus, o filho de José, de quem nós conhecemos o pai e a mãe? Como se atreve a dizer agora: ‘Eu desci do Céu’?» Jesus disse-lhes, em resposta: «Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não atrair; e Eu hei-de ressuscitá-lo no último dia. Está escrito nos profetas: E todos serão ensinados por Deus. Todo aquele que escutou o que vem do Pai e o entendeu vem a mim. Não é que alguém tenha visto o Pai, a não ser aquele que tem a sua origem em Deus: esse é que viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto, mas morreram. Este é o pão que desce do Céu; se alguém comer dele, não morrerá. Eu sou o pão vivo, o que desceu do Céu: se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que Eu hei-de dar é a minha carne, pela vida do mundo.»

 

Oração pelas vocações

Senhor, Jesus, por quem José abraçou sonhos maiores que os medos,

Peço-Te uma capacidade de sonhar como a de José e de Maria.

Ensina-me a sonhar livremente, confiado apenas nos sonhos do Pai.

Vence em mim as inseguranças e bloqueios, que me impeçam de abraçar os sonhos que nascem do Coração de Deus. Concede à Tua Igreja, corações disponíveis para viver um sonho, que é maior que nós.

Ensina-me, Senhor Jesus, a fazer meus os sonhos que são Teus.

São José, homem capaz de sonhar a vocação, rogai por nós.

 

     ORAÇÃO do Papa Francisco: (ano da Laudate SI)

Deus de amor, criador do céu, da terra e de tudo o que neles existe, abre as nossas mentes e toca os nossos corações, para que possamos fazer parte do teu dom da criação. Nestes tempos difíceis, mostra-te presente aos necessitados especialmente os mais pobres e os mais vulneráveis. Ajuda-nos a mostrar a nossa solidariedade criativa ao enfrentar as consequências desta pandemia global. Torna-nos corajosos para aceitar as mudanças que procuram o bem comum. Que agora, mais que nunca, possamos sentir que estamos todos unidos e que dependemos uns dos outros. Faz com que possamos ouvir e responder ao grito da terra e ao grito dos pobres. Que os sofrimentos atuais possam ser as dores do parto de um mundo mais fraterno e sustentável. Sob o olhar amoroso de Maria Auxiliadora,

Te pedimos por Cristo, Nosso Senhor. Ámen.

 

A ORAÇÃO do Papa Francisco a São José

Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
Convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José,

mostrai-vos pai também para nós

E guia-nos no caminho do céu

E guia-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem

e defendei-nos de todo o mal. Ámen.