«Festa de Jovens e Idosos!…»
Começo por falar em festas de jovens (entendo a Primeira Comunhão neste sábado 31 de julho e os Crismas no dia 1 de agosto) e de idosos no dia 11 de agosto, dia em que faz 25 anos que o Lar de São Bento foi inaugurado, logo os idosos e famílias têm motivo para fazer festa. A razão é simples: para uns põem o pai ou a mãe no Lar e para outros têm trabalho no Lar nas várias valências, serviços e ajudas técnicas que o Lar presta. Além do Lema de S. Bento (ora et Labora), realiza-se a prática da hospitalidade, sabendo que S. Bento tinha um grande cuidado com os doentes, basta ler a Regra de Vida que escreve para os seus mosteiros e para nós hoje passa também pela população idosa, a fim de não abandonarmos quem tanto trabalhou e deu de si à família e à sociedade. Neste ano das Bodas de Prata do Lar a Direção dá uma nova resposta social na Unidade de Alzheimer em fase de acabamento. Não vai substituir-se a ninguém. É «ajuda técnica» a quem precisa nesta doença.
Vai a nossa gratidão para todos os que fundaram esta IPSS que procurou estar nestes 25 anos ao serviço da comunidade e que se estende a muitas freguesias da Madeira. Gratos às entidades, empresas, famílias e anónimos colaborantes nesta missão. Uma Palavra de apreço à paróquia que deu estabilidade e meios. Gratos aos funcionários, técnicos e famílias que confiaram no Lar. Bem hajam. S. Bento nos proteja!
ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA
- Agenda para Agosto
1.Crismas, 11h30
- Almas: (Furna, Fajã Ortiga, Fajã Cerejo, Pomar da Rocha, Fonte Cruzada e Pico Ferreiro), 8h
- Celebração dos 25 anos do Lar de São Bento, 11h.
12. Aniversário da morte do Pe. Dehon, Fundador dos SCJ (12 de agosto de 1925)
- Nossa Senhora do Monte, 7h30, 10h, 12h
22. Reunião Pais da Primeira Comunhão de 2021 e Profissão de Fé de 2020 e 2021 após missa das 10h
___________
A Primeira Comunhão de um grupo de 2020, realiza-se neste sábado, 31de julho,17h, com as regras em vigor.
Inscrições 1º Ano de Catequese a partir do fim de semana 7 de agosto no horário de cartório. Trazer a cédula do Batismo sff. Os outros anos consideram-se já matriculados
Parabéns aos jovens do Crisma que completaram o percurso de catequese. Esperam-se assim novas forças e novas dinâmicas, aqui e onde estiverem em trabalho ou em estudo.
Obrigado aos catequistas que os acompanharam.
EVANGELHOS XVIII E XIX DOMINGOS COMUNS ANO B
Evangelho do Domingo XVIII: Jo 6, 24-35 – Quando viu que nem Jesus nem os seus discípulos estavam ali, a multidão subiu para as embarcações e foi para Cafarnaum à procura de Jesus. Ao encontrá-lo no outro lado do lago, perguntaram-lhe: «Rabi, quando chegaste cá?» Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: vós procurais-me, não por terdes visto sinais miraculosos, mas porque comestes dos pães e vos saciastes. Trabalhai, não pelo alimento que desaparece, mas pelo alimento que perdura e dá a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará; pois a este é que Deus, o Pai, confirma com o seu selo.» Disseram-lhe, então: «Que havemos nós de fazer para realizar as obras de Deus?» Jesus respondeu-lhes: «A obra de Deus é esta: crer naquele que Ele enviou» Eles replicaram: «Que sinal realizas Tu, então, para nós vermos e crermos em ti? Que obra realizas Tu? Os nossos pais comeram o maná no deserto, conforme está escrito: Ele deu-lhes a comer o pão vindo do Céu.» E Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Não foi Moisés que vos deu o pão do Céu, mas é o meu Pai quem vos dá o verdadeiro pão do Céu, pois o pão de Deus é aquele que desce do Céu e dá a vida ao mundo.» Disseram-lhe então: «Senhor, dá-nos sempre deste pão!» Respondeu-lhes Jesus: «Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não mais terá fome e quem crê em mim jamais terá sede.
Evangelho Domingo XIX: Jo 6, 41-51 – Os judeus puseram-se, então, a murmurar contra Ele por ter dito: ‘Eu sou o pão que desceu do Céu’; e diziam: «Não é Ele Jesus, o filho de José, de quem nós conhecemos o pai e a mãe? Como se atreve a dizer agora: ‘Eu desci do Céu’?» Jesus disse-lhes, em resposta: «Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não atrair; e Eu hei-de ressuscitá-lo no último dia. Está escrito nos profetas: E todos serão ensinados por Deus. Todo aquele que escutou o que vem do Pai e o entendeu vem a mim. Não é que alguém tenha visto o Pai, a não ser aquele que tem a sua origem em Deus: esse é que viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto, mas morreram. Este é o pão que desce do Céu; se alguém comer dele, não morrerá. Eu sou o pão vivo, o que desceu do Céu: se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que Eu hei-de dar é a minha carne, pela vida do mundo.»
Oração pelas vocações
Senhor, Jesus, por quem José abraçou sonhos maiores que os medos,
Peço-Te uma capacidade de sonhar como a de José e de Maria.
Ensina-me a sonhar livremente, confiado apenas nos sonhos do Pai.
Vence em mim as inseguranças e bloqueios, que me impeçam de abraçar os sonhos que nascem do Coração de Deus. Concede à Tua Igreja, corações disponíveis para viver um sonho, que é maior que nós.
Ensina-me, Senhor Jesus, a fazer meus os sonhos que são Teus.
São José, homem capaz de sonhar a vocação, rogai por nós.
ORAÇÃO do Papa Francisco: (ano da Laudate SI)
Deus de amor, criador do céu, da terra e de tudo o que neles existe, abre as nossas mentes e toca os nossos corações, para que possamos fazer parte do teu dom da criação. Nestes tempos difíceis, mostra-te presente aos necessitados especialmente os mais pobres e os mais vulneráveis. Ajuda-nos a mostrar a nossa solidariedade criativa ao enfrentar as consequências desta pandemia global. Torna-nos corajosos para aceitar as mudanças que procuram o bem comum. Que agora, mais que nunca, possamos sentir que estamos todos unidos e que dependemos uns dos outros. Faz com que possamos ouvir e responder ao grito da terra e ao grito dos pobres. Que os sofrimentos atuais possam ser as dores do parto de um mundo mais fraterno e sustentável. Sob o olhar amoroso de Maria Auxiliadora,
Te pedimos por Cristo, Nosso Senhor. Ámen.
A ORAÇÃO do Papa Francisco a São José
Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
Convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José,
mostrai-vos pai também para nós
E guia-nos no caminho do céu
E guia-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem
e defendei-nos de todo o mal. Ámen.