Festas da Catequese: Primeira Comunhão e Profissão de Fé!
A vida da paróquia no que toca à catequese é marcada neste mês pelas festas da Primeira Comunhão (3º ano da catequese) no sábado, 20 de maio e da Profissão de Fé (6º ano da catequese) no sábado, 27 de maio. É momento alto para as famílias que as celebram com os seus. Quero desde já dizer um obrigado às catequistas que prepararam e acompanharam neste anos todos os que vão fazer a primeira comunhão e a Profissão de Fé e quero crer que os pais também estão gratos por este serviço e por todo o trabalho e o esforço dispensados com os educandos. É bom e fica bem além do mais, agradecer e reconhecer, quem colabora na educação da fé, cujos primeiros responsáveis são os pais e os padrinhos. Foi isso que disseram no dia do batismo destas crianças, como todos são chamados a dizer! Espero que o entusiasmo e a curiosidade das crianças ajude os adultos a recentrar a fé, a vivência e o testemunho.
Não duvido que estas festas marcam a vida das crianças e dos jovens e mais ainda deviam refrescar as famílias, que têm tempo para tudo ou quase tudo, e demasiado ocupadas para passarem na igreja algum tempo. Já sei que podemos rezar em todo o lugar, mas como tudo na vida, há um lugar próprio para cada coisa e se a igreja é a casa de Deus, logo há que passar e entrar nesta casa. Não há que ter medo! Aí, é o lugar para falar com Deus, à imagem de Moisés que na Tenda da Reunião, encontrava-se com Deus! Não saía pior, pois era notado por todos que ele tinha estado na presença de Deus. Precisamos deixar que Deus se aproxime de nós e nós de Deus!
Nestas festas há sempre uma preocupação pelas roupas a usar nas cerimónias. Houvesse tanta preocupação com a preparação e entusiasmo para bem celebrar as mesmas, que as “passagens de modelos” nem eram chamadas. Estar bonito para Deus é estar bonito para os homens! Sim, porque não vamos de qualquer modo para os eventos sociais, é lógico que nos apresentemos bem para os eventos religiosos e que não se fique por aqui. Possa o coração de cada um transparecer a beleza das vestes em que os pés estão na terra e os olhares fitos no céu. Haverá maior alegria, pois são as primeiras celebrações nestes três anos sem restrições. Quem passou pela pandemia tem histórias para contar como terá quem a ultrapassou. Que a mente e o coração aquietados concorra em bem.
AGENDA PAROQUIAL
Visitas do Espírito Santo em 2023
6º Domingo – 21 de Maio
Pomar da Rocha – Tem Festeira
Muro e Moinhos – Tem Festeira para 1º grupo. Tem Festeiro para 2º grupo
7º Domingo – 28 de Maio – Festa do Espírito Santo
Espigão – Tem Festeiro
Vila – Tem Festeira
Mês de Maio, Mês de Maria : Terço na igreja de segunda a sexta, 20h. Nas capelas organize-se com as encarregadas.
Agenda de Maio: 15 a 20: Semana da Vida
20, sábado: Primeira Comunhão,17h. Visita Superior Geral scj
21, domingo: Domingo Provincial dos Benfeitos SCJ
27, sábado: Profissão de Fé
28, domingo: Festa do Espírito Santo na missa das 10h. Fim das Visitas Espírito Santo.
31, 4ª feira: Encerramento do mês de Maio, missa às 20h
Mês de Junho: Mês do Coração de Jesus: Terço na igreja de segunda a sexta, 20h, até a festa do Coração de Jesus a 16 de junho.
8, 5ª feira, Corpo de Deus: 8h, 10h. Missa igreja Colégio,18h e procissão nas ruas do Funchal
11, Domingo: Encontro Ministros-Extraordinários Comunhão do Arciprestado da Ribeira Brava e Ponta de Sol no Salão Paroquial, 15h
16, 6ª feira: Dia do Coração de Jesus, 8h
28, 4ª feira, Véspera de São Pedro, 21h
29, 5ª feira, Festa de São Pedro, 16h
Leituras da Ascensão – Ano A
1ª Leitura: Act 1, 1-11 – No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei as obras e os ensinamentos de Jesus, desde o princípio 2 até ao dia em que, depois de ter dado, pelo Espírito Santo, as suas instruções aos Apóstolos que escolhera, foi arrebatado ao Céu. 3 A eles também apareceu vivo depois da sua paixão e deu-lhes disso numerosas provas com as suas aparições, durante quarenta dias, e falando-lhes também a respeito do Reino de Deus. 4 No decurso de uma refeição que partilhava com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem lá o Prometido do Pai, «do qual -disse Ele- me ouvistes falar. 5 João batizava em água, mas, dentro de pouco tempo, vós sereis batizados no Espírito Santo.» 6 Estavam todos reunidos, quando lhe perguntaram: «Senhor, é agora que vais restaurar o Reino de Israel?» 7 Respondeu-lhes: «Não vos compete saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou com a sua autoridade. 8 Mas ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria, e até aos confins do mundo.» 9 Dito isto, elevou-se à vista deles e uma nuvem subtraiu-o a seus olhos. 10 E como estavam com os olhos fixos no céu, para onde Jesus se afastava, surgiram de repente dois homens vestidos de branco 11 que lhes disseram: «Homens da Galileia, por que estais assim a olhar para o céu? Esse Jesus que vos foi arrebatado para o Céu virá da mesma maneira, como agora o vistes partir para o Céu.»
Sl. 46(47): Ergue-se Deus, o Senhor, em júbilo e ao som da trombeta
2ª Leitura: Ef 1, 17-23 – Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê o Espírito de sabedoria e que vo-lo revele, para o conhecerdes: 18 que sejam iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais que esperança nos vem do seu chamamento, que riqueza de glória contém a herança que Ele nos reserva entre os santos 19 e como é extraordinariamente grande o seu poder para connosco, os crentes, de acordo com a eficácia da sua força poderosa, 20 que eficazmente exerceu em Cristo: ressuscitou-o dos mortos e sentou-o à sua direita, nos altos Céus, 21 muito acima de todo o Poder, Principado, Autoridade, Potestade e Dominação e de qualquer outro nome que seja nomeado, não só neste mundo, mas também no que há-de vir. 22 Sim, tudo Ele submeteu a seus pés e deu-o, como cabeça, que tudo domina, à Igreja, 23 que é o seu Corpo, a plenitude daquele que tudo preenche em todos.
Evangelho: Mt 28. 16-20– 16 Os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes tinha indicado. 17 Quando o viram, adoraram-no; alguns, no entanto, ainda duvidavam. 18 Aproximando-se deles, Jesus disse-lhes: «Foi-me dado todo o poder no Céu e na Terra. 19 Ide, pois, fazei discípulos de todos povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, 20 ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.»